26.9.16

Engrenagem estreia o espetáculo “MamÁfrica”

O espaço cultural Centro de Artes (CALM) recebe “MamÁfrica”, o mais novo espetáculo do Grupo Engrenagem, nos dias 29, 30 de setembro e 1º de outubro, às 20h. A montagem surgiu a partir de cinco histórias retiradas do livro “Lendas Africanas dos Orixás” de Pierre Fatumbi, que trabalha  com pesquisa de mito de origem.

O espetáculo conta em três atos a história de uma mãe que cuida e zela por seus filhos onde quer que eles estejam. No primeiro ato do espetáculo ambientado no continente africano – berço de muitas civilizações – a mãe educa seus filhos e mostra a importância da crença nas divindades conhecidas como orixás. 

No entanto, em uma noite após um longo festejo o Português invade a aldeia e trafica o povo transformando-os em escravos na jovem terra morena. Em meio a desventura o povo mantém-se unido com força e com fé no espírito africano que habita em seu interior.

O sétimo espetáculo do Grupo Engrenagem faz uma homenagem a cultura afro-brasileira, viajando por partes de sua fundação desde o momento em que os povos foram trazidos da África e mesclaram sua cultura com a cultura indígena e portuguesa, formando assim o povo brasileiro.

“Toda vez que vamos apresentar em um espaço que não seja um teatro eu fico ansioso para ver o tipo de público que vai nos assistir. E penso na energia que o espetáculo irá levar para o espaço. Nós fizemos um ensaio lá no CALM e ja percebi que o espetáculo tinha que estrear lá. Por ser acolhedor, por ser íntimo. A plateia vai ver tudo de perto. E acredito que a mensagem de respeito a religião afro vai chegar aos espectadores”, conta o diretor e dramaturgo Kevin Braga.

Sobre o grupo - Criado em setembro de 2012, o Grupo Engrenagem já conta com sete espetáculos em seu repertório com apenas quatro anos de estudo e pesquisa a cerca dos vários tipos de teatro que existem no mundo assim como seus teatrólogos e lugares de origem.

Os espetáculos do grupo possuem como princípio a reflexão e crítica da realidade social – seus aspectos culturais, artísticos, econômicos e políticos -, bem como do próprio indivíduo que a constrói, uma vez que concebemos a construção da subjetividade e a da sociedade como um entrelace dialético.

Cada uma de nossas montagens é acompanhada de estudos teóricos congruentes com as temáticas abordadas nos espetáculos. Os estudos abrangem não apenas os conceitos, técnicas e métodos desenvolvidos pelos estudiosos do campo teatral, mas incluem também o debate e análise da sociedade contemporânea no que tange suas questões mais recorrentes e mobilizadoras. 

Essa associação de estudos corrobora a compreensão do indivíduo como produto e produtor da realidade social, adotada pelo grupo; proporciona o suporte necessário para a criação das cenas e definição da linha de encenação como um todo; ao passo que, consequentemente, alia os estudos práticos aos teóricos, ação pertinente ao fazer teatral responsável.

Acreditamos num teatro a serviço da sociedade; um teatro que não apenas diverte, mas que – principalmente – questiona, e que questionando desloca o público do seu lugar de espectador passivo para compreender-se como ser ativo não apenas no âmbito do espetáculo em si, mas da sociedade em geral. Em suma, acreditamos num teatro que configura-se como um facilitador no processo de desenvolvimento das habilidades sensíveis e intelectuais do homem.

Ficha técnica
Direção e Dramaturgia: Kevin Braga
Elenco: Celso Taynan, Costa Junior, Érika Mindelo, Gabriel Farias, Jorge Costa.
Figurino e Cenografia: Celso Taynan
Iluminação: Malu Rabelo
Maquiagem: Celso Taynan e Patrícia Zulu
Produção: Patrícia Zulu
Percussão: Katarina Chaves
Percussionistas: Aline Martinho, Diego Vatos, Ewerton Oliveira, Igor Moura e Patrícia Zulu
Preparação Corporal: Renan Coelho
Assessoria de imprensa: Laíra Mineiro
Arte: Adrielson Acácio e Celso Taynan

Serviço
Espetáculo “MamÁfrica”
Data: 29, 30 de setembro e 1º de outubro, às 20h
Local: CALM – Centro de Artes (Magalhães Barata, 842, entre 3 de Maio e 14 de Abril)
Ingressos: 30 reais (inteira), 15 reais (meia)
Mais informações:  Patrícia Zulu (Produtora) - 91241512/82422150

(Holfote Virtual, com texto enviado pela assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: