7.9.16

Iran de Souza lança livro de crônicas sobre Belém

Inspirado em crônicas sobre Recife, Olinda, Teresina, São Luís, Salvador, Ouro Preto, escritas por grandes autores, o jornalista Iran de Souza lança nesta quinta-feira, 8, o primeiro livro intitulado “Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará”. No Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará, a partir das 19h, com entrada franca.

Iran de Souza tem 51 anos. Embora tenha nascido em Pernambuco, ele vive em Belém desde o início da década de 1970. Vivenciando o cotidiano da cidade e suas articulações políticas, culturais e sociais, o jornalista também sempre foi amante da literatura, mas foi por causa de uma entrevista realizada com o saudoso crítico literário e filósofo paraense Benedito Nunes, em 2007, que ele teve o primeiro insigth para escrever um livro.

No bate papo com Bené, falou-se sobre as dores e as delícias da cidade de Belém e num estalo, Iran entendeu que para escrever algo sobre a cidade ele também precisava estudar a capital paraense e compreender a cidade, não apenas como jornalista, mas também como cidadão. É assim que nasce a ideia “Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará”, que começou a ser escrito em 2014. 

Em dois anos, o autor enfatizou a leitura de material específico, buscou fontes em artigos, teses, dissertações, ensaios, guias, reportagens, relatos de viagem, antologias, livros de crônicas, biografias, poemas, contos, romances, cartas, relatórios de governo etc. Iran analisou cronistas que tematizaram a cidade no século passado como as de Theodoro Braga, o pintor, que também era historiador; Murilo Menezes, Leandro Tocantins, autor de uma grande crônica da cidade, Santa Maria de Belém do Grão-Pará, de 1963. 

Juntou a tudo isso, seu olhar, sua vivência e a experiência de Belém, convidou Sérgio Bastos para assumir as ilustrações. A revisão temática e o prefácio são do historiador Geraldo Mártires Coelho. O projeto começou com 35 textos, terminou com 60. Iran planejou passar três meses escrevendo, e ficou mais de um ano. Planejou publicar em novembro de 2015, mas será agora em setembro de 2016. 

“Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará” começa pelo caráter da capital e de sua gente. Depois passa para a geografia, a formação histórica, as percepções de viajantes, naturalistas, exploradores e literatos. Repassa a Cabanagem. Fala dos lugares emblemáticos de Belém, as praças, os prédios mais importantes, os parques zoobotânicos, Mosqueiro, Icoaraci.

A obra foi alvo, durante dois meses, de uma campanha de financiamento coletivo na internet - crowdfunding -, que ajudou a levantar parte dos recursos necessários para a publicação. “Na verdade, ninguém dá dinheiro a fundo perdido no crowdfunding. O que fizemos, na prática, foi a pré-venda do livro. Por afinidade com o autor e com o tema, e numa relação de confiança, muita gente adiantou a compra do próprio exemplar. E dependendo do valor que escolhido, ganhou direito a algumas recompensas. Além do livro, propriamente, oferecemos cópias das aquarelas que o ilustram, em tamanhos variados, que poderão ser emolduradas depois”, diz Iran.

Serviço
Lançamento do Livro "Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará", de Iran de Souza. Nesta quinta, 8 de setembro, às 19h, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará - Rua João Diogo, 254, entre o prédio do TRE e o Quartel do Corpo de Bombeiros, na Cidade Velha. A entrada é franca. A obra tem o patrocínio da Guascor do Brasil e apoio cultural da DC3 Comunicação, Sila Investments, Escola do Conhecimento, Milton Kanashiro, Dinemir Pimenta Oliveira e da editora Empíreo.

Nenhum comentário: