16.9.16

Rafael Lima é internado com pneumonia em Belém

O músico e compositor paraense Rafael Lima, 59, foi internado há dois dias no Pronto Socorro Municipal de Belém - Trav. 14 de Março, e transferido ao Hopspital Barros Barreto, referência para tratamento de pneumonia. O músico está com o pulmão comprometido e respira através de aparelhos.

Juçara Abe, filha de Rafael Lima, informou que os sintomas da doença apareceram há dez meses com tosses sucessivas, decorrentes de uma gripe mal curada. Recentemente fez uma bateria de exames na rede privada e nada foi detectado.

A família busca apoio junto aos amigos e pessoas que possam ajudar e disponibiliza números de contato: 91 98309.3649 e 982054943. Um show beneficente também já está sendo organizado pelo prof. Edmilson, do Instituto Calos Gomes. Músicos e amigos que puderem colaborar também podem entrar em contato.

Nesta segunda –feira, 12, Rafael passou mal e foi levado para uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento, onde foi atendido e encaminhado a um Posto de Saúde. Foram feitos alguns testes, sem resultados, e o músico foi liberado pra voltar pra casa, onde passou mal mais uma vez. Rafael Lima voltou ao mesmo Posto de Saúde de onde saiu em uma ambulância para o PSM. O diagnóstico agora sairá pelo Hospital Barros Barreto, onde o músico está sendo atendido e seguirá com tratamento. Para ajudar, amigos já estão organizando um show beneficente em apoio ao músico. 

Música instrumental da Amazônia na Europa e EUA

Foto/Arquivo: Rádio Iara
Rafael Lima é músico veterano e cultuado na cena paraense, tem seis CDs lançados, cinco deles gravados fora do país, sendo um duplo, ao vivo, feito em Berna , na Suíça; outro gravado ao vivo no festival de Montreux e os outros registrados em estúdios entre a Suíça, o Canadá e São Paulo, caso do primeiro trabalho “Arribadas” (1989/1993).

Em 2015, ao completar 35 anos de carreira, o músico lançou o sexto trabalho “Nômade”, o primeiro CD gravado no Brasil, em Belém do Pará (Na Music), com a participação de outros grandes músicos e parceiros, Príamo Brandão (baixo), Márcio Jardim (perc.), Lenilson (teclados), Minni Paulo (contrabaixo acústico) e Toninho Abenatar (sax).

Irreverente, polêmico muitas vezes, mas acima de tudo um artista genial, Rafael Lima consegue canalizar boa parte dessa energia para seus trabalhos. Com foco na Amazônia, a música de Rafael Lima tem cruzado diferentes fronteiras e enfrentado as mais diversas plateias, mundo afora, em festivais de música, normalmente voltados para o jazz, na América do Norte, na Europa, Caribe. 

O artista já esteve em Montreux Jazz Festival, Suíça 1994; Stelli sotto State, Milão, Italia, 2005; Festival Latino Americano, MIlão Italia 1992; Otawa International Jazz Festival, 1989; Festival de Jazz de Barcelona, 2004; Varese Jazz Festival, Varese, Italia, 2005; Blue Sky Festival, Crareedon, Canadá, 1989; Festate World Music, Chiasso, Suíça 1991; Festival contra o Racismo e a Xenofobia, Locarno, Suíça, 1993; Festival de Cinema de Locarno, Suíça 199; Mariposa Festival, Berye/Toronto Canada 1987; Jazz in the Garden, Lausanne, Suíça 1997; KWT Jazz Festival, Toronto, Canadá, 1987; Les Toniques Festival Lausanne, Suíça 1998; Podring Jazz Festival, Biel, Suíça, 1995; Cully Jazz Festival, Cully, Suíça, 1996.

No Brasil, participou da Bienal do Livro de Paulo, 1986; Projeto Pixinguinha Nacional, 1984; Fórum Social Mundial, c/ Walter Freitas, Porto Alegre, 2003; "Vereda Brasil", show de Rafael Lima e Walter Freitas, 2002/2003, Belém, Florianópolis, Porto Alegre; "Um grito na mata" show de Lima e Walter Freitas, Belém, 1990; "Prata Alumiã" show de Rafael Lima e Walter Freitas, Belém e Macapá, 1993; Produção do CD "Zarabatana" de Macário Lima, 2005; Produção do show "Música no Pulmão da Terra" de Macário Lima e Amigos, 2007. 

Nenhum comentário: