8.9.16

Uma caldeirada de comunicação e cultura no Sesc

“Os múltiplos arrebatamentos do olhar: a imagem como mediação da vida contemporânea” é o tema central da 2a edição da Caldeirada Comunicação e Cultura, realização da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará, pelo projeto de extensão Facom 4.0, em parceria com os coletivos Na Cuia, Outros400 e Repórter E, e Centro Cultural Sesc Boulevard, onde será realizada, de 12 a 15 de setembro. Entrada gratuita. 

Em foco as imagens que nos arrebatam e disputam o olhar em todo lugar, todos os dias, trazendo implicações sociais, estéticas, éticas e políticas de uma sociedade saturada de imagens. Para discutir tudo isso, o evento não poderia ser realizado em apenas um dia como foi ano passado. Haverá uma noite e três dias para realizar um ciclo de pensamento sobre Walter Benjamin, rodas de conversa, lançamentos, performance artística, exibição audiovisual e espetáculo de dança compõem a programação desta segunda edição. 

“Fomos construindo o tema com base no tripé comunicação, imagem e cultura e, depois de um exercício sobre que recorte faríamos dentro desse tema geral, chegamos ao tema tal como está formulado – Os múltiplos arrebatamentos do olhar: a imagem como mediação da vida contemporânea”, diz Rosaly Brito, da coordenação geral da Caldeirada Comunicação e Cultura, professora da Faculdade de Comunicação da UFPA e coordenadora do projeto de extensão Facom 4.0. 

Para ela, a importância desse evento vai além da importância dos temas que são discutidos, pois é um evento colaborativo e muita gente se interessa em participar e contribuir. “Todos os convidados ‘compraram’ a ideia do evento de primeira. Não ouvimos nenhum não das pessoas convidadas. Agora, claro, um evento como esse tem uma importância muito grande no sentido de provocar nos alunos do curso e nas pessoas da comunidade em geral”, diz Rosaly Brito.

Diferentemente do que aconteceu no ano passado, na primeira edição, o evento foi pensado desde o início numa relação de parceria com o Centro Cultural Sesc Boulevard, a partir do Núcleo de Fotografia coordenado pela fotógrafa e ex-aluna da Facom, Paula Sampaio. A parceria com uma instituição do porte do Sesc Boulevard, este ano, fez diferença, além das parcerias com os coletivos que surgiram dentro da própria Facom.  

O que rola na programação

Ainda existe a esfera pública como espaço de discussão política? Qual o papel desempenhado pela mídia, ao transformar a política em imagens espetaculares? São questões, entre outras, a serem discutidas pela professora Kátia Mendonça na mesa de abertura da Caldeirada, no dia 12, às 18h, no Sesc Boulevard. 

A convidada possui mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP e doutorado em Ciência Política pela USP, tendo como algumas de suas áreas de atuação a sociologia política e a sociologia do imaginário.

Também participa da na Mesa de Abertura, o professor Fábio Fonseca de Castro, Mestre em Comunicação pela UNB e Estudos das Sociedades Latino-Americanas pela Universidade de Paris III, Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V e Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade de Montréal. Ele vai falar sobre Imagem, banalidade e vida cotidiana, o significado da onipresença da imagem nos mais diferentes espaços da vida cotidiana.
Já o professor Maurício Rodrigues de Souza, psicólogo, mestre em Antropologia Social pela UFPA e doutor em Psicologia pela USP, participará da abertura falando sobre a relação entre Imagens, Identidades e Alteridades, na visão da Psicanálise.

Nos dias 13 e 14, o Ciclo de pensamento “Da estética da beleza à estética da percepção”, foca a obra de Walter Benjamin como um deslocamento fundamental nos estudos sobre arte, ao definir estética não mais como doutrina do belo e sim como teoria da percepção. De acordo com Ernani Chaves, professor titular da Faculdade de Filosofia, que conduzirá o debate, esse deslocamento tem a finalidade de responder às questões que o advento da fotografia e do cinema colocaram em relação à compreensão clássica da arte. 

Doutor em Filosofia, com diversos pós-doutorados, estágios de pesquisa e atividades de intercâmbio acadêmico na Alemanha, França, Itália, Portugal e Espanha, Ernani publicou "No Limiar do Moderno: Estudos sobre Walter Benjamin e Friedrich Nietzsche", assim como é tradutor de "Walter Benjamin: estudos sobre mito e linguagem". O ciclo da Caldeirada propõe-se a mostrar em que consiste esse deslocamento e quais as suas consequências no mundo que é nosso contemporâneo. 

Na tarde do dia 14 de setembro, acontecerá o lançamento do e-book da primeira Caldeirada e da 13ª Edição da Revista Na Cuia. O e-book conta com textos e vídeos de Rapha Marques (Raphíssima SouEu), Fernando Carneiro, Cincinato Marques Jr, Valcir Santos e Fabio Fonseca de Castro, falando sobre políticas públicas culturais. E a nova edição da Na Cuia abordará a relação entre cultura e política e os funcionamentos e mudanças da Lei Valmir Bispo dos Santos. Às 17h15 no hall do segundo andar do Sesc Boulevard.

Nas Rodas de Conversa, os coletivos de comunicação independente Outros400, Tela Firme e Jovens Comunicadores da Amazônia - Mídia Verde vão abordar “(Sub)versão do olhar: Reimaginando a cidade”, na tarde do dia 14/09 e haverá participação de Raphíssima SouEu, Preto Michel e Michelle Cunha, em “(Sub)versão do olhar: Narrativas periféricas”, na tarde do dia 15, sempre de 14h às 16h.

Cinema e arte cênica no encerramento

Além das rodas de conversas e debates, na programação cultural, dia 15 de setembro, às 17h15, os convidados da Caldeirada vão poder curtir o espetáculo "Cinesiofagia Urbana", da Companhia Mirai de Dança. 

A apresentação, por meio de uma diversificada linguagem artística, trabalhará com a interação e a reflexão dos corpos com o cotidiano urbano. Também será exibido o curta metragem “Ribeirinhos do Asfalto”, da cineasta Jorane Castro, que estará presente para um bate papo após a exibição, a partir das 16h. 

Para participar não precisa fazer inscrição. Basta chegar no horário, pois a capacidade dos espaços é limitada. Haverá certificado para cada item da programação, mas atenção o Ciclo de Pensamento, com Ernani Chaves, terá carga horária total de 12 horas, e para ganhar certificado dessa parte da programação é necessário participar de pelo menos 2 dias do Ciclo (duas manhãs, totalizando 8h).

Detalhes da programação 

Serviço
Caldeirada Comunicação e Cultura. De 12 a 15 de setembro, no Centro Cultural Sesc Boulevard. Av. Boulevard Castilho Fraça em frente a Estação das Docas.

Nenhum comentário: