6.10.16

"Asas de Menino" traz vida e obra de Thiago Araújo

A obra e a trajetória do fotógrafo, que faleceu em 11 de julho do ano passado, está neste livro, que traz além das belas imagens produzidas por ele, textos sobre seu trabalho, sua infância e momentos que ele viveu fazendo o que mais gostava, fotografar. O lançamento de "Asas de Menino" será na próxima quarta-feira, 12, às 18h, na Casa Oiam, um espaço que certamente ele aprovaria, com realização da Secretaria de Estado de Comunicação - Secom e a Imprensa Oficial do Estado.

Thiago Araújo inspirava alegria por onde passava, e numa feliz coincidência o lançamento da publicação que o homenageia, "Asas de Menino", chega justamento no dia dedicado às crianças, 12 de outubro. 

O equilíbrio entre a seriedade da profissão e a personalidade de "moleque" são alguns dos traços marcantes de Thiago, presentes na história de vida contada em Asas de Menino. Nele estão alguns dos capítulos da vida de Thiago, em passagens que descrevem desde a infância pobre aos prêmios recebidos na curta, mas intensa e talentosa, carreira do fotógrafo. 

Dos arrastões do Arraial do Pavulagem aos shows do Festival Se Rasgum, passando pelas festas populares como a Marujada de Bragança, tão querida por Thiago Araújo; tudo está registrado e impresso no livro, assim como as manifestações de rua e as cobertura de pautas que lhe renderam prêmios como o Líbero Badaró, em 2013, sem dúvida o mais importante de sua carreira.

A missão de contar essa história coube ao jornalista Ismael Machado. A seleção das fotos ficou ao cargo do também amigo Marcelo Lélis, que acompanhou Thiago Araújo em cada um de seus derradeiros minutos de vida. Vida esta que surge agora ressignificada em forma de homenagem de todos os que puderam conviver com ele e, de alguma forma, se fizeram presentes.

Editor responsável por "Asas de Menino", o jornalista Paulo Silber diz que "este livro nasceu no dia em que Thiago Araújo nos deixou. Incorpora a merecida homenagem a uma existência sedimentada pela concentração de talentos que emolduraram a maturidade prematura de um jovem profissional, mas também representa a inevitável resignação diante do desaparecimento precoce do menino de pensamento ligeiro e olhar envolvente, cujo voo solo, na carreira de fotógrafo, foi tão desprevenido e exato como a própria vida", descreve o jornalista.

Festeiro e um grande fazedor de amigos, Thiago recebe esta homenagem em meio a um dia de festas com a presença de diversos músicos paraenses que também eram seus amigos na Casa Oiam, no bairro do Reduto.

Além de Ismael Machado (textos), Paulo Sílber (edição) e Marcelo Lélis (curadoria), "Asas de Menino" contou ainda com a produção da jornalista e produtora Sônia Ferro e textos dos jornalistas Marcelo Damaso, Diego Andrade e apresentação do Secretário de Comunicação Daniel Nardin.

A renda de "Asas de Menino" será destinada para a família deixada por Thiago. O filho de dona Jurema continuará sendo motivo de orgulho e novas alegrias cada vez que seu olhar, impresso e retratado, chegar a cada um que for alcançado por seu voo, passando a ser, nas palavras de Paulo Sílver, "eterno cúmplice dos nossos olhos".

Serviço
Lançamento de "Asas de Menino" - Livro homenagem ao fotógrafo Thiago Araújo. Quarta-feira, 12 de outubro de 2016, às 18h. Na Casa Oiam - Travessa Piedade, 551, Reduto. Realização: Secretaria de Estado de Comunicação - Secom - Pa e Imprensa Ofical do Estado - IOE. Informações: 91 3202 0931.

(com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: