7.10.16

Rede Cultura ganha carrocel na marca do Círio


Todos os anos, a Cultura Rede de Comunicação convida um artista paraense a produzir uma obra em alusão ao Círio de Nazaré. O trabalho passa a compor a marca da emissora neste período, enriquecendo as chamadas na televisão e ilustrando as camisas usadas pelas equipes dos veículos durante a cobertura da quadra nazarena. Em 2016, o artista convidado foi Emmanuel Nassar, um dos nomes mais prestigiados da arte contemporânea no Brasil.

A obra de Emmanuel Nassar, que sugere um carrossel visto de cima, com bandeirinhas e brinquedos de miriti, foi ressignificada a partir do convite feito pela Cultura. “Eu uso bastante a referência do brinquedo popular no meu trabalho, e quando recebi o convite, achei que tinha tudo a ver, pois os brinquedos são muito presentes nesta época do ano”, comenta o artista, que acrescentou à obra a frase “Círio 2016, emoção que move a Cultura”, slogan da emissora. “Juntei as duas coisas para que se tornasse uma peça única, com as letras seguindo a mesma identidade do desenho”.

Nos últimos anos, Emmanuel Nassar tem se dividido entre São Paulo e Belém, mas confessa que, nesta época do ano, é difícil ficar longe da terrinha. “É um momento muito bom para estar aqui. O Círio é uma festa que reúne todo mundo e tem toda essa alegria”, diz o artista.

No final de semana dos festejos, ele costuma reunir a família e também percorrer as ruas da cidade em busca do que ele chama de “detalhes do cotidiano”. “Eu acompanho o Círio ao contrário (risos). Geralmente vou quando as pessoas já estão voltando, procuro circular observando as ruas, os bastidores do evento”, comenta.

A transmissão do Círio neste domingo, dia 9, começa às 5h, pela Cultura FM, e às 6h, pela TV Cultura, com streaming através do Portal Cultura e do canal da emissora no YouTube (www.youtube.com/canalportalcultura). 

Nenhum comentário: