4.10.16

Especial Centenário Mestre Verequete no Olympia

O programa “Centenário Mestre Verequete” produzido pela Cultura Rede de Comunicação ganha sessão especial, no próximo dia 19 de outubro, quarta-feira, às 18h30, no Cine Olympia, com entrada franca. Reunindo vários artistas, o show gravado no Espaço Cultural Coisas de Negro, em Icoaraci, rende homenagens a Mestre Verequete. Entrada franca.

Ele teria feito 100 anos no último dia 26 de agosto. A data de aniversário do inesquecível Augusto Gomes Rodrigues, mais conhecido como Mestre Verequete, músico brasileiro, de raiz paraense, que era chamado de "Rei do Carimbó", foi transformada em Dia Municipal do Carimbó.

Seis artistas participaram do projeto, fazendo releituras da obra de Mestre Verequete: Grupo Quaderna, Nazaré Pereira, Olivar Barreto, Lúcio Mouzinho, Thaís Ribeiro e Pedrinho Callado, que também assinou a produção musical do show. Cada artista regravou duas músicas do mestre. O Grupo Uirapuru, que acompanhou Verequete durante toda a trajetória do mestre, também participou da homenagem.

O objetivo da homenagem é revisitar a obra de Verequete, divulgando sua obra às novas gerações. “Ele é uma das pessoas que urbanizou o carimbó, mas sem tirar as diretrizes principais. Também colocou elementos do candomblé - e isso fez uma grande diferença”, explica Beto Fares, diretor da Cultura FM e idealizador do projeto.

Para Pedrinho Callado, o carimbó é a grande matriz da música paraense. As releituras, no entanto, não se restringem ao ritmo imortalizado por Verequete. “Temos cúmbia, lambada, carimbó elétrico, mas o carimbó de raiz está na base do projeto. É uma revitalização da obra, sem perder a essência”, diz ele, que toca vários instrumentos na banda que compõe o projeto, ao lado do contrabaixista Príamo Brandão e dos percussionistas Rafael Barros, Franklin Furtado e JP Cavalcante.

O músico Lúcio Mouzinho diz que se sentiu honrado pelo convite. “É muito especial participar desta homenagem ao grande ícone da nossa música. Vi várias apresentações do Mestre Verequete com o Grupo Uirapuru, acompanhei a trajetória dele. Sem dúvida, ele foi único ao trazer para o carimbó a religião de matriz africana”, finaliza.

Serviço
Especial “Centenário Mestre Verequete”, com direção de Guaracy Britto Jr. Dia 19 de outubro (quarta-feira), às 18h30, no cinema Olympia (Av. Presidente Vargas), com entrada franca. Realização: Cultura Rede de Comunicação. 

Nenhum comentário: