10.11.16

Casa Velha segue a ocupação no centro histórico

Não foi só um surto criativo que bateu em abril deste ano no coração do centro histórico de Belém. A Casa Velha, n. 226, na Rua Gurupá, no bairro da Cidade Velha, continua pulsante com suas portas abertas, realizando inúmeras programações culturais, criando vida em um espaço quase esquecido pelo tempo. 

Um lugar que respira a contemporaneidade das inquietações humanas, mescladas à memória exposta em suas paredes, já afetadas pelo tempo, e nos objetos que adornam móveis em salas e corredores da casa que, por 50 anos, foi 'apenas' a moradia de Lauro e Eduarda, pais do publicitário e músico Marco Tuma. 

“Sou filho único dos dois e a herdei. Vivo nela há quarenta anos”, diz Marco Tuma. “Quando um novo clima, de re-conhecimento das ruas da Cidade Velha surgiu, abrindo caminho através do medo da violência urbana e da apatia social, não lhe fui insensível. Percebi que a casa e a cidade eram como extensões uma da outra, e que era preciso parar de reclamar dos defeitos da cidade e tomar uma posição, contribuir de alguma forma com Belém”, explica.

Partindo deste princípio, a ordem tem sido a de ocupar Casa Velha 226! Localizada na Cidade Velha, bairro inicial da cidade, a casa vem ancorando semanalmente programações que incitam à reflexão, ao debate, à diversão ou simplesmente aos encontros que por si, constroem coisas novas que possivelmente serão concretizadas nas próximas programações do espaço.

Clei Souza, poeta, parceiro e agitador cultural do espaço
Nesta quinta-feira, 10, por exemplo, a programação trouxe um minicurso sobre “Poesia e Negritude”, com Clei Souza, professor, poeta e ativista cultural. Depois, o Cineclube Casa Velha 226 exibiu o documentário “Jards Macalé – Um Morcego na Porta Principal”. 

Nesta sexta-feira, 11, tem mais uma edição do Café Clandestino, às 18h, com Tony Leão e Arthur Leandro que vão falar sobre batuques e resistência negra. No sábado, 12, haverá dois shows, ainda de tarde, 17h, roda de carimbó, com o grupo Cobra Venenosa. Já o domingo, 13, traz o grupo Lauvaite Penoso, que reúne uma moçada de Icoaraci. Indico aos amigos paraenses, de Belém ou de fora, que chegam por aqui. A Casa Velha é um lugar de encontro de pessoas, de ideias, de ficar atento à memória e ao tempo presente. 

Um lugar para ir no coração de Belém

Criatividade e vontade
A ideia de Marco Tuma, em abrir as portas, era mais antiga e foi alimentada por vários amigos, acalentada por ele e finalmente vingou!  Um dia ele falou que não acreditava que pudesse dar certo. Perguntava-se "Como  alguém vai se interessar em vir a uma casa velha?" 

Em abril de 2016, a residência se abriu como espaço cultural e desde então, já passaram por lá atrações musicais como Félix Robatto, Folha de Concreto, o DJ Igor Alves, Lucas Estrela, Os Mastodontes, Ronaldo Silva, Allan Carvalho, Pio Lobato e Lázaro Magalhães, Buscapé Blues, Coisa de Ninguém, entre outros.

O melhor de tudo é ver que as coisas fazem todo sentido. Estas são as melhores escolhas. Marco Tuma sempre foi ligado à música e à arte. Atuou nos anos 90 como letrista e vocalista da banda Mohamed, junto ao guitarrista Bruno Rabelo e o baterista Raniery Pontes. Com Lázaro Magalhães, ex-vocalista e letrista do Cravo Carbono, fundou em 2010 a banda Maquine, nas funções de co-letrista e co-vocalista.

Lázaro Magalhães e Marco Tuma em ideias musicais
Após sair da banda, continuou atuando como letrista e também compositor, em projetos como as bandas Muitos Séculos de Uma Vez e Judas Perdoado. Fez parte do elenco, em 2000, da peça Macunaíma, de Mário de Andrade, pela Escola de Teatro da UFPa com direção de Wlad Lima. Como diretor de arte em 2003 trabalhou na capa do primeiro CD da banda Norman Bates. Entendeu? 

“Minha iniciativa foi abrir as portas da minha casa e deixar as pessoas, suas ideias, seus corações belemitas movimentarem-se pelos corredores, na troca das energias, na renovação em futuro das antigas lembranças, e se é verdade que a porta dá para a rua, então quem sabe saia da Casa Velha para as ruas algo do qual Belém possa se orgulhar”, finaliza.

Programação

Sexta-feira, 11 de novembro
18h - Café Clandestino - Batuques e Resistências Negras
Bate papo entre Tony Leão e Arthur Leandro
Entrada free

Sábado, 12 de novembro
17h - Ocupa Casa Velha #1
Show do grupo Cobra Venenosa – Carimbó e Poesia
Colaboração na porta de R$ 5,00.

Domingo, 13 de novembro
18h - Ocupa Casa Velha #2
Show do Grupo Lauvaite Penoso
Colaboração na porta de R$ 5,00.

Serviço
Casa Velha, número 226, na Gurupá, entre Dr Malcher e Cametá, no bairro da Cidade Velha. Acessa o facebook: https://www.facebook.com/CasaVelha226/

Nenhum comentário: