25.11.16

Cia mineira mostra seu novo espetáculo em Belém

O Curro Velho recebe a Cia Suspena de Dança, de BH (MG), que nos apresenta "Margem", um espetáculo em que o corpo interage com objetos que se tornam os protagonistas da cena. Sao duas sessões hoje e duas amanhã, às 16h e 18h. Entrada gratuita.

Lourenço Marques e Patrícia Manata, intérpretes do grupo, chegaram segunda feira, 21, ministraram oficina (22 e 23) e tiveram tempo de tomar açaí, se encantar com a diversidade paraense encontrada no Ver-o-Peso. A Companhia Suspensa este trio de interpretes, que há 15 anos vem pesquisando o movimento nas fronteiras entre dança, circo e artes performáticas, inaugurando novos pontos de vista sobre o corpo e de como podemos nos mover, ao conectá-lo a objetos e diferentes materiais.

Criação coletiva dos integrantes e dos convidados Gabriela Christófaro e Pablo Lobato, "Margem", o mais novo espetáculo da companhia, investiga a dinâmica entre os corpos dos bailarinos, em diálogo com objetos e materiais. Juntos cordas, pessoas, bancos e cadeiras, edificam diferentes corpos e movimentos.

Vencedora do Prêmio Fundação Clóvis Salgado de Estímulo às Artes Cênicas na categoria Montagem – Teatro e Dança, a Companhia Suspensa propõe nesse novo trabalho, a criação de elementos híbridos, que aliam a materialidade dos objetos em cena aos corpos dos bailarinos. Segundo Lourenço Martins Marques, com esse novo espetáculo, a Suspensa dá sequência ao seu trabalho característico de criação e pesquisa em dança ao submeter a movimentação dos performers a ambientes e situações incomuns. 

“A construção da peça permite que exista uma certa confusão entre o corpo e o objeto. É como se os dois virassem uma outra coisa”, aponta.  O público é capaz de identificar quais objetos estão dispostos no palco, mas não pode saber com precisão qual o resultado da interação entre os bailarinos e os elementos cênicos. “A paisagem vai mudando no decorrer de cada cena. Nós escolhemos colocar as coisas em primeiro plano, e muitas vezes o corpo é que está a serviço delas”, explica Patrícia Manata.

Em "Margem", cada corpo se movimenta a partir do que lhe é próprio. Assim, o material, a forma, a temperatura do corpo é que vão determinar sua velocidade, sua maneira de relacionar-se com outros corpos, seus hábitos, seu repouso.

O espetáculo parte da interação entre objetos, pessoas e materiais para revelar um universo de movimentos e formas no qual o gesto do corpo sugere e revela o ritmo incessante do que está a nossa volta.

O processo de montagem foi marcado pela constante investigação das possibilidades de interação e de movimento entre os performers e os objetos − cotidianos ou não. As ações e as cenas, a dramaturgia e o roteiro foram orientados pelo próprio comportamento dos materiais, por sua plástica e resistência, pela capacidade e potência de cada um deles de afetar outros corpos. Assim o espaço se reocupa com uma geografia imprevista: novos sentidos se edificam, confundindo limites e funções.

O figurino do espetáculo foi criado com o objetivo de realçar as características dos materiais utilizados e suas personalidades, confundindo, em alguns momentos, as fronteiras entre corpo e objeto. 

O desenho do som, criado especialmente para o espetáculo pelo músico Felipe José, buscou incorporar a materialidade dos elementos, levando em consideração a capacidade sonora e a plasticidade do que está em cena. O mesmo critério foi aplicado à iluminação, desenvolvida de maneira coletiva. A luz entra por espaços não comuns, como uma porta entreaberta ou frestas da estrutura do teatro. 

Em Belém, o espetáculo tem produção executiva dos Produtores Criativos, com Thiago Ferradaes na técnica de Luz, Lucas Alberto Cunha, no som e Cristina Costa, Fátima Sobrinho e Andréa Rocha, na produção.

Ficha técnica
Criação coletiva: Lourenço Martins Marques + Patricia Manata + Roberta Manata
Direção coletiva: Companhia Suspensa + Gabriela Christófaro + Pablo Lobato 
Som: Felipe José
Luz: criação coletiva
Figurino: criação coletiva
Costureira: Mércia Louzeiro
Fotos: Pablo Lobato e Guto Muniz
Vídeos: Pablo Lobato e Gabriel Delano
Textos: Marcílio França Castro
Produção Executiva: Sheila Katz
Administração: Claudia Mota
Realização: Companhia Suspensa

Principais espetáculos e atividades já realizadas: 

  • Residência Companhia Suspensa + O Grivo. 2015;
  • Sobrevoo - Residência Companhia Suspensa + Barbara Foulkes. Brasil – México. 2014/2015;
  • 1-p/3 (1 espaço para 3) – 2014; Orientação Rosa Hercoles
  • “Órbita” – 2013, Criação coletiva: Patricia Manata; Lourenço Martins Marques; Eid Ribeiro e Tuca Pinheiro.
  • “Visto de Cima” – 2012; Criação coletiva Instalação coreográfica 
  • “Ela Vestida” – 2012; proposição inicial: Julia Panadés;
  • “Enquanto Tecemos” - 2011, Colaboração Julia Panadés e Sérgio Penna;
  • “Alpendre” 2010, Criação coletiva;“De Peixes e Pássaros” - 2008, Direção Tarcísio Ramos Homen; 
  • “Pouco Acima”- 2004; Direção Sérgio Penna e Ana Virgínia Guimarães.
Publicações: 

  • Catálogo Marques, Lourenço et al. Sem os Pés no Chão. Belo Horizonte, 2007.54p. Inclui dvd. ISBN: 978-85-907052-0-8:Publicação da pesquisa de linguagem coreográfica e Improvisação da Companhia Suspensa no ano de 2006 ;
  • Video Documentário com folder-encarte: Bellini Roberto e Campolina, Clarissa; Objeto de Vôo. Belo Horizonte, 2008. 30 min.- Vídeo documentário da pesquisa/projeto educativo “Objeto de Vôo” desenvolvido pela Companhia Suspensa e o físico Bernardo Zama com alunos do Instituto Libertas de Educação e Cultura.

Participação em outros eventos: 

  • Interferências Brasil 2013: Encontro internacional de performance;
  • Momentum 2008 e 2007 (improvisação em dança), 
  • Improvisões 2007 (improvisação intermídia), Residência com o grupo circense Inglês Scarabeus que resultou em performance apresentada no espaço CASA e no Festival Internacional de performance de BH,
  • Homenagem à Pina Bausch (Criação coletiva da REDE de Cooperação Cultural Caminho das Artes  em homenagem à coreógrafa). 

Premiações, Bolsas e indicações: 
  • Prêmio Klauss Vianna 2015- Dança – Circulação Norte e Nordeste;
  • Prêmio fundação Clovis Salgado de Estímulo as Artes Cênicas 2014 –Espetáculo MARGEM ;
  • Prêmio Cena Minas 2014 – Manutenção de espaço ;
  • Prêmio Carequinha - Funarte para montagem de novo espetáculo – edital 2011;
  • Prêmio Iberescena 2012 – “Seminário Cultural – Gestão de Grupos e Artistas: sustentabilidade e redes de colaboração”;
  • Prêmio Procultura de Produção Artística – Funarte - edital 2010;
  • Prêmio Cena-Minas com o projeto "Casa em Obras"- 2010;
  • Prêmio/Bolsa Rumos Itaú Cultural com a pesquisa em dança "Alpendre" – 2010;
  • Prêmio Carequinha-Funarte com o espetáculo "Alpendre"-2010;
  • Indicação ao 3º prêmio USIMINAS-Sinparc – 2005 de artes cênicas com o espetáculo “Pouco Acima” como Melhor espetáculo, Melhor concepção coreográfica, melhor trilha sonora e melhor cenografia; tendo recebido o prêmio de melhor trilha sonora. 
  • Prêmio Cena-Minas com o espetáculo "Pouco Acima"- 2004

Nenhum comentário: