7.11.16

O Cinema e Música se encontram no Cineamazônia

O 14o Cinemazônia, programado para ser realizado de 22 a 26 de novembro, já começa nesta quinta-feira, 10, com a exibição de  ‘Xingu Cariri Caruaru Carioca’, às 19h, n Escola de Música Jorge Andrade, em Porto Velho - Rua Abunã, bairro Liberdade.

‘Xingu Cariri Caruaru Carioca’ inaugura uma novidade em relação às atividades paralelas do Cineamazônia. A edição 2016 terá diversas atividades assim e mais cedo em relação a edições anteriores. Tradicionalmente todas as mostras, como Cinema no Bairro, Cinema no Terreiro e Cinema no Circo, por exemplo, ocorriam na mesma semana do festival. Esse ano, as atividades paralelas começam mais cedo e trazem como novidade a mostra Cinema e Música.

O nome causa surpresa, mas dá uma pista da intenção do filme.  ‘Xingu Cariri Caruaru Carioca’, da diretora carioca Beth Formaggini, utiliza a música para contar uma história que fala de mundos que se aproximam e se conectam. Em busca de suas origens musicais e as raízes das flautas, o filme mostra Carlos Malta, que se reúnem para conversar e tocar juntos os sons tradicionais das "culturas populares" e "cultura pop".

Depois da exibição do filme será feita uma roda de conversa coordenada pelos professores da Escola de Música. O documentário tem pouco mais de uma hora e meia de duração e tem no pífano, instrumento popularizado mundialmente graças à banda de Pífanos de Caruaru, grupo que também ganhou o Brasil a partir da gravação de Gilberto Gil de Pipoca Moderna, logo ao retornar do exílio londrino causado pela ditadura militar. 

Gil, aliás, foi o responsável, com essa gravação por fazer com que Malta se apaixonasse pelo ‘pife’. O instrumento foi definido por Carlos Malta como ‘uma chave que abre as portas da alegria’. A partir dessa epifania musical, Malta decidiu que seria músico.

No filme, Carlos Malta viaja pelo Brasil encontrando músicos importantes na tradição do instrumento, como João do Pife, e passa pelas paisagens de um Brasil que está às margens, ‘longe demais das capitais’. Malta vai do Rio ao Xingu, atravessando Ceará, Paraíba e Pernambuco em busca de um som que, segundo Malta, sempre o encantou.

Ao explicar o filme a diretora Beth Formaggini enfatiza que o documentário é um registro de histórias de pessoas ao redor do Brasil e suas relações com o instrumento. Por conta disso, os diálogos “conversados” são poucos. Os de natureza musical são os que enchem a tela, junto com as paisagens por onde a equipe passou, como a aldeia da tribo Kuikuro do Alto Xingu. A música é o mais importante. As filmagens foram feitas entre maio e agosto de 2014.

Serviço
‘Xingu Cariri Caruaru Carioca’, da diretora carioca Beth Formaggini. Exibiação e bate papo, nesta quinta-feira, 10h, às 19h, na Escola de Música Jorge Andrade - Rua Abunã 2805, Liberdade. Porto Velho-RO. 

Nenhum comentário: