17.11.16

"Orgânicos" no Espaço Cultural Banco da Amazônia

Fruto da pesquisa da artista Luciana Magno, focada na vegetação e utilização dos recursos naturais no Pará, a série "Orgânicos" será exibida pela primeira vez em um panorama.  A abertura da exposição é nesta quinta-feira, 17, às 18h30, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia. A curadoria é de Marisa Mokarzel.

"Orgânicos" já havia sido premiada com prêmio da Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística do Instituto de Artes do Pará, em 2013, e agora foi uma das contempladas com o Prêmio de Artes Visuais do Banco da Amazônia. Em meio à natureza, a fotógrafa registra o próprio corpo físico, que se confunde com os troncos, raízes e cipós que existem na Amazônia. 

"A performance ocorre e o corpo humano acopla-se a outro corpo, camuflando-se na vegetação que cresce ou morre em ambiente propícios ou áridos. Não basta a beleza que harmoniza os corpos, a similitude das formas, o que emerge das propostas de Luciana Magno é o viver e pensar o mundo”, diz a curadora. 

“Ao despir-se e despojar-se de todos os artifícios para vivenciar a relação corpo e paisagem, Luciana Magno utiliza o corpo, ele mesmo, como elemento da natureza. Destece fronteiras, integra-se a um todo modificado pelo tempo, ocupa um espaço que, delimitado pela ação, torna-se lugar",  conclui Marisa Mocarzel.

Orgânicos são exercícios que buscam o entendimento de integração corpo natureza, compostos em base por moléculas de carbono e hidrogênio encontradas em toda constituição de matéria viva. 

“Nosso organismo é constituído da mesma matéria orgânica que está na terra, na folha de uma árvore, na pata da formiga. Quando morremos, nosso corpo volta à terra pra ser decomposto por bactérias que vão se alimentar e gerar nutrientes para seres vivos próximos, uma árvore, uma grama, uma minhoca e lá na frente o ciclo se renova quando alguém come uma fruta ou um pedaço do bife do animal herbívoro que comeu aquela grama, estamos todos interligados”, finaliza Luciana Magno.

Serviço
Abertura da exposição “Orgânicos”. Nesta quinta, 17, às 18h30,  no Espaço Cultural Banco da Amazônia – Av. Presidente Vargas 800. Período de visitação: 18/11/2016 a 13/01/2017 - De segunda a sexta, 9h às 15h. 

(Holofote Virtual, com assessoria de imprensa da instituição)

Nenhum comentário: