21.12.16

Barbara Müller apresenta nova coleção de jóias

Fotos: José Carvalho
Esta é a primeira exposição individual da designer que vem representando o Brasil em eventos internacionais. A designer Barbara Müller lança “Abismo entre o ceú e o mar”, nesta quinta-feira, 22, a partir das 15h, no salão Manuella Hair Club. A coleção de jóias é inspirada nas experiências pessoais da artista e procura retratar a liberdade que o céu e o mar trazem e o mistério que liga os dois, além de Saturno, planeta que rege o ano de 2017 e que foi objetivo de pesquisa da artista. 

Saturno é regente geral de um novo ciclo de 36 anos que se inicia em 2017, e trata de etapas evolutivas da humanidade, num âmbito mais amplo e no coletivo. 

Toda essa energia e misticismo do sistema solar é o que Barbara procura expressar nas peças feitas em prata, gema natural lapidada e bruta, madrepérola e ouro, entre outros materiais utilizados. As joias seguem a linha slow fashion, peças artesanais, feitas pelas mãos de lapidários, artesãos e ourives, com conceito de exclusividade e poucas tiragens.

A exposição traz peças de concha, brincos modernos e espaciais, braceletes com Druza bruta, peça com detalhes de encrustração paraense azul turquesa e detalhes de estrelas de ouro e, pela primeira vez, a designer lançará uma bolsa de mão: uma clutche inspirada no mar e esculpida a mão em cedro, madeira nobre.

Barbara também mistura de forma original e moderna, metal nobre (prata e ouro) com matéria-prima natural, que saem do denominador comum e produz joias contemporâneas diferenciadas que se comparam à verdadeiras obras de arte.

“Abismo entre o céu e o mar” é o primeiro lançamento de coleção independente da artista em Belém, que expôs pela última vez nas passarelas do Rio Moda Rio à convite do estilista Dudu Bertholini, fazendo as joias do desfile da marca de pret a porter do Rio Martu.

O lançamento da nova coleção inicia cedo, a partir das 16h30, com a cantora Juliana Sinimbú, programação musical que já faz parte do calendário de quinta no salão Manuella Hair Club. Também será exibido o fashion filme da coleção, produzido por José Carvalho, Jonathan Camelo e Amanda Pris, que também desenvolveram as fotos das peças. Além da exposição “Abismo entre o céu e o mar”, que estará montada uma vitrine com peças de outras coleções da designer.

Ao misturar material natural com metais nobres, entre eles madeira, chifre, cupuaçu, ouro, prata e gemas minerais, inspirando-se em sua biodiversidade e na modernidade urbana, Barbara trabalha uma temática que comunica, em cada detalhe, esse desejo de harmonia entre homem e a natureza. Com design contemporâneo, o trabalho autoral de Barbara Müller tem essa relação direta com o mix cultura-cidade-floresta e vem se destacando no cenário da moda internacional.

Novos horizontes na trajetória da artista

“A exposição será muito importante para minha carreira em Belém porque, apesar de morar aqui, a maior parte do meu público é fora: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Este trabalho será muito bacana para conhecer mais o público de Belém, que é uma terra que me criei e que amo” conta Barbara, natural de Roraima.
​​
​​Formada em Design de Produtos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Barbara já teve suas criações exibidas em quase todos os continentes, em eventos realizados em países como França, Itália, Londres e Portugal, seja por meio de convite, por iniciativa própria ou em parceria com empresas e com o Programa Pólo Joalheiro do Pará, e IGAMA- Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), onde, além de participar com exposições e capacitações profissionais, também trabalhou como consultora do programa. 

Já expôs no "Vogue Fashion's Night Out", que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2013; suas peças foram publicadas em sites e revistas londrinas, por meio de parceria estabelecida com a empresa Caipora Jewellery de Londres UK (2013-2014), e na Rio +20, no Copacabana Palace, em 2012, quando também participou de uma exposição em Roma. ​

Barbara teve duas criações, referendadas no Preview Design de Joias e Bijuterias 2014, último caderno de tendências lançado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). Ela foi a única designer paraense a ter peças nesta edição do catálogo do IBGM, que teve como tema “Chiques Trópicos, o Charme Brasileiro”.

​​​Em 2014, a designer de joias e acessórios de moda recebeu menção honrosa no "Artistar Jewels EXHIBITION", evento internacional realizado na Itália, por suas joias que comunicam a diversidade cultural da Amazônia e repertório contemporâneo.

“Mesmo em tempos de crise o mercado criativo continua aquecido. O design fala da beleza, do se sentir bem e de soluções sensíveis e inteligentes para os problemas, acho que, por isso, sempre vai ter um cenário bom, sou bem otimista”, reflete.

Serviço
A exposição “Abismo entre o ceú e o mar”, de Barbara Müller, estará aberta à visitação no salão Manuella Hair Club (Rua dos Pariquis, 2509 - Cremação) nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23 de dezembro, das 14h às 20 horas. Informações: (91) 98026-1595.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: