8.1.17

O imaginário do nosso jambú à beira do Paraíso

Chegada ao Porto do Fogo, na praia do Paraíso
A pizza de jambú original ainda existe. Criada no Bar Galeria Café Imaginário, há 18 anos, pelo artista plástico Simões, ela permanece um fenômeno, na ilha de Mosqueiro, a 70 km de Belém, mais exatamente, na Praia do Paraíso. E agora também pode ser saboreada apurando o gosto, com uma cachaça maravilhosa.

Na semana passada, repetindo meu ritual de fugir uns dias para a beira de praia, no início do ano, cheguei em Mosqueiro. Estava com Carlos Canhão Brito, namorado baterista e produtor. Ficamos hospedados na casa de um amigo, bem na Praia do Paraíso.

Noite caiu, fomos ao Porto do Fogo, lugarzinho ótimo, bem à beira de um barranco, e que ficou ainda mais charmoso depois que superou suas perdas com a força da última erosão de uns três ou quatro anos atrás. Encontramos com o artista plástico Simões, que já mora na ilha alguns anos. Saboreando a pizza, que eu não comia há anos, as memórias do Café Imaginário, claro, vieram. Foi lá, que no final dos anos 1990, a saborosa e inigualável pizza de jambú foi criada, revolucionando o mercado gastronômico local que passou a trabalhar com a iguaria de forma mais diversificada. 

A verdadeira pizza de jambú, em 04 de janeiro
Depois que esta erva, que deixa o paladar inebriado, foi parar sobre a massa, redonda e recheada com queijo mussarela, temperada com alho, tucupi etc, tudo o que você possa imaginar começou a ser experimentado com jambú. Salgados, quitutes, pastas, torta, sanduíches. 

Também surgiu no cardápio de vários lugares, a pizza. Há muitas gostosas, nunca iguais, a verdade é que a maioria eu não recomendaria.

A receita verdadeira, que inclui tipo de massa e temperatura de forno, específicos, entre outros segredos, é encontrada com toda sua originalidade, no Porto do Fogo, recanto dos mais agradáveis, situado em uma das pontas da praia do Paraíso, na ilha de Mosqueiro, em Belém do Pará. 

É guardada agora por Paulo, primo de Simões, e Telma Barbosa, que foram sócios no Café Imaginário. O Porto do Fogo traz muitas lembranças do Café Imaginário, além da música, do Jambú; ainda conserva alguns detalhes de decoração que passaram pelos três endereços que o café teve, em Belém. 

Asas à imaginação e nota dez à cachaça

Deliciosa a cachaça, experimente para capturar o treme
A pizza de Jambú abriu novos horizontes à hortaliça amazônica que faz tremer a língua e os beiços. Utilizada nas comidas típicas, como o Tacacá e o Pato no Tucupi, antes da pizza ser inventada, essa folha de flor inebriante, talvez só tenha ido até o arroz paraense do saudoso chef Paulo Martins. 

Há cerca de vinte anos também vem sendo produzida a cachaça, feita com a flor da planta. Lançada pelo boteco Meu Garoto, a cachaça também vem sendo fornecida por vários outros produtores. Já especialistas em lidar com o Jambú, Telma e Paulo também produzem. Fomos surpreendidos pela novidade, nem tão novidade assim, já que eles estão, há mais de um ano, trabalhando e obtendo um resultado incrível com a cachaça.

O sabor é apurado, mas também suave, e deixa o torpor na boca, uma característica e marca de todas as cachaças que se prezem. Provocado principalmente pela flor da erva, da qual se extrai o licor para adicionar à cachaça, o treme é importante termômetro para saber quando é boa ou não a cachaça de Jambú. Fica a dica, então. Se não tremer, não beba.

Outra dica, é que, se for à Mosqueiro, vá ao Porto do Fogo, na praia do Paraíso. Além das iguarias com Jambú, o cardápio oferece peixes e outros pratos muito bem elaborados e temperados. A vista é linda, dá até pra tirar uma soneca, em uma das redes espalhadas pelas pequenas malocas que se interligam.  A música também é um diferencial, vai da MPB ao jazz, combinando com o ambiente e algumas vezes, mas só algumas, de acordo com pedido de clientes (risos).

Os 10 anos que acabaram em pizza

O Café Imaginário encerrou suas atividades em 2008, quando Simões também decidiu que iria voltar a se dedicar ás artes plásticas. Na época foi realizada uma reunião para convidados e amigos, uma celebração de despedida. Há registros

Em seguida o artista abriu a exposição Redesenho, e depois foi morar em Mosqueiro, onde está hoje pintando, em seu atelier, na vila de Carananduba. 

A última exposição "Fogo Sagrado" (foto) foi realizada em 2014, no Museu do Estado. Mais recentemente, o artista foi um dos selecionados para o Cow Parede. Simões foi autor da vaquinha que ficou na Praça da Bandeira. Ele tem uma fanpage,  por onde se pode acompanhar seu trabalho, acesse aqui

O Bar Galeria Café Imaginário durou cerca de dez anos e ficou reconhecido como reduto da arte contemporânea e da música instrumental. Foi palco para vários encontros musicais, teatrais e cinematográficos, sendo um ‘point’ do movimento cultural em Belém do Pará. A música ao vivo lhe rendeu reconhecimento, mas o bar ficou famoso principalmente por ter sido o berço da pizza de jambú

Com o fechamento do espaço, Paulo e Telma, que já haviam ido morar em Mosqueiro, iniciaram o outro projeto, que hoje conhecemos e do qual estamos falando agora. Sem saudosismos, portanto, o que vale mesmo saber é que a pizza de jambú, a original, ainda existe, e vem agora acompanhada por uma cachaça, que também pretende ficar no imaginário de todos que a experimentarem e passarem pelo Porto do Fogo.

Mais
Como chegar

Nenhum comentário: