1.2.17

Arthur Nogueira faz show intimista na Casa Oiam

No ritmo dos cruzamentos entre poesia e canção popular, o cantor e compositor Arthur Nogueira concebeu um espetáculo cujo objetivo é afirmar a importância da conjunção dessas duas artes no Brasil. O artista paraense se apresenta no Projeto Chegado, da Casa Oiam, no formato como compõe, voz e o violão, no dia 23 de fevereiro, às 19h. A apresentação conta com a participação especial de Leonardo Pratagy.

Poemas brasileiros e estrangeiros, de nomes como Antonio Cicero, Waly Salomão, Walt Whitman, Rose Ausländer e Adonis, compõem o roteiro do show solo de Arthur Nogueira, cuja estreia ocorreu em setembro de 2016, no Teatro da Rotina, em São Paulo.

Desde Vinicius de Moraes (1913-1980), muitos poetas do livro passaram a atuar também como letristas, em um diálogo imprescindível para a riqueza da canção brasileira. Interessado no rigor da poesia escrita e gravado por nomes como Gal Costa e Cida Moreira, Arthur Nogueira dá continuidade a esse tipo de repertório, lançando um olhar particular à obra de autores de diferentes gerações.

Arthur Nogueira (Belém, 1988) é cantor e compositor. Apontado pela crítica como o artista contemporâneo responsável por “renovar a tradição dos poetas na canção brasileira” (O Globo), gravou três álbuns, é parceiro de grandes nomes da poesia brasileira e sua música pop conjuga tradição e modernidade. Foi gravado por Gal Costa, sendo "Sem Medo Nem Esperança", parceria com Antonio Cicero, a canção de abertura do álbum e do show "Estratosférica" (2015).

O álbum de estreia, "Mundano" (2009), produzido por Felipe Cordeiro, foi lançado pelo tradicional Projeto Pixinguinha e inclui, além das primeiras composições de Arthur Nogueira, a releitura de "Mal Secreto", de Jards Macalé e Waly Salomão.

Pelo segundo álbum, "Sem Medo Nem Esperança" (2015), concorreu a Melhor Cantor no Prêmio Quem 2015, da revista Quem Acontece (Ed. Globo). Lançado pela gravadora Joia Moderna, com direção artística de Marcus Preto e produção musical de Arthur Kunz (integrante da banda Strobo), o CD reúne canções de Arthur Nogueira em parceria com Antonio Cicero, Omar Salomão, Marcelo Segreto, Marina Wisnik e Letícia Novaes. A faixa "Fim do Céu" foi composta por Arthur Nogueira sobre texto do poeta sírio Adonis, traduzido para o português por Michel Sleiman.

Em 2016, lançou "Presente (Antonio Cicero 70)", projeto idealizado pelo DJ Zé Pedro para comemorar os 70 anos do poeta carioca Antonio Cicero. 

Ao mesmo tempo em que revisita grandes sucessos, o álbum sinaliza o que está por vir na obra de um dos mais importantes letristas da música pop brasileira. Clássicos como “Inverno” (Adriana Calcanhotto / Antonio Cicero) e “O Último Romântico” (Lulu Santos / Sérgio Souza / Antonio Cicero) ressurgem ao lado de novas canções, compostas por Arthur e Cicero, como a balada “Antigo Verão (Embarque para Citera)”. Em 2017, Arthur Nogueira foi premiado pelo Natura Musical para gravar um novo álbum de canções inéditas e circular pelo Brasil.

Serviço
Chegado convida Arthur Nogeuira, na quinta, 23, às 19h, na Casa Oiam (Rua Arcipreste, 616). Ingressos à venda no www.sympla.com/casaoiam e diretamente na Casa Oiam - R$ 20,00 ou R$ 30 ingresso + CD. CIRCUS produções www.circusproducoes.com.br

Nenhum comentário: