15.2.17

Carimbó do "Raiz Unidos do Paraíso" na Casa Velha

O espaço cultural Casa Velha 226 e o movimento da Campanha do Carimbó dão continuidade ao Circuito Carimbó Nosso Patrimônio. A edição nº 02 – O Carimbó da Região Metropolitana de Belém, neste sábado, 18, recebe o Grupo de Carimbó Raiz Unidos do Paraíso, de Santa Bárbara do Pará, cidade cercada de rios e igarapés a meio caminho de Mosqueiro. A programação inicia às 17h, com roda de conversa, e segue pela noite, com a apresentação do grupo. 

Por Isaac Loureiro
Campanha Carimbó Patrimônio

O Circuito é uma iniciativa que busca proporcionar valorização e visibilidade para grupos, mestres e mestras do carimbó tradicional do Pará. São artistas em sua maioria desconhecidos do grande público, mas amados e respeitados por suas comunidades, onde sustentam uma rica e diversa produção cultural independente, cultivando tradições belíssimas com muito suor e paixão, acreditando firmemente na força e validade de seu trabalho.

São alguns desses mestres e grupos, plenos de conhecimento e sabedoria, imensamente generosos no esforço de colocar em prática e compartilhar o que sabem, que estamos recebendo na Casa Velha 226, nos três primeiros sábados de fevereiro, dando continuidade e fortalecendo as iniciativas de valorização e fortalecimento do carimbó promovidas pela Campanha do Carimbó, movimento cultural protagonizado por grupos e lideranças carimbozeiras do Pará e que vem articulando todo o processo de registro e salvaguarda desse bem cultural como patrimônio imaterial nacional junto ao IPHAN, desde 2005, dizem os produtores do evento.

Mestres das comunidades urbanas do carimbó

Ílson (Foto: Yasmin Alves)
Nesta edição, a proposta é receber grupos e mestres de carimbó da Região Metropolitana de Belém, trazendo os diferentes sotaques e expressões carimbozeiras existentes e resistentes em Belém, Ananindeua e Santa Bárbara do Pará. 

São grupos e mestres que revelam as singularidades e a beleza do carimbó produzido em ambiente urbano e semi-urbano, nas periferias de grandes cidades ou em pequenas cidades próximas da capital, com trajetórias e referências diversas mas com algumas coisas em comum, como a paixão pela raiz tradicional e seu compromisso inabalável com essa tradição.

Nos dois primeiros sábados de fevereiro (04 e 11) o Circuito recebeu respectivamente o grupo Sancari, fundado no bairro da Pedreira em Belém por migrantes vindos do Marajó e do Salgado, e o grupo Amigos do Carimbó, criado no bairro de Águas Lindas em Ananindeua por mestres oriundos da região Bragantina. Agora neste terceiro sábado, dia 18, o convidado é o grupo Unidos do Paraíso, da cidade de Santa Bárbara do Pará.

Grupo surge do sonho de dois irmão

Cazuza e Ílson (Foto: Yasmin Alves)
Fundado há 19 anos pelos irmãos Ílson e Cazuza, o Grupo de Carimbó Raiz Unidos do Paraíso, como eles gostam de ser chamados, é uma expressão autêntica da tradição carimbozeira na região metropolitana de Belém. O grupo nasceu  do sonho desses dois irmãos, mestres de cultura popular, que decidiram iniciar um conjunto de carimbó na sua cidade natal.

Surgiu assim um dos grupos mais queridos do carimbó tradicional da região, com seu sotaque rural e ribeirinho, o "carimbó da água doce" como diz Mestre Cazuza, cantor e compositor do grupo.

Aglutinando outros apaixonados pelo carimbó que moram nessa cidade, os dois irmãos tornaram o Unidos do Paraíso uma experiência concreta da ideia de que o carimbó é uma só família. Em sua modesta casa, onde funciona também a sede do grupo, convivem músicos, dançarinos, jovens produtores, amigos e visitantes que sempre procuram os mestres para ouvir e aprender sobre essa tradição ancestral. E todos são sempre bem recebidos, com sorrisos e um cafezinho que nunca falta na mesa.

Aliás, os dois irmãos e mestres fundadores do grupo merecem um destaque especial. Com um sorriso sempre presente no rosto, Mestre Ílson e Mestre Cazuza são conhecidos por sua alegria e simpatia profundas, sempre prontos para festejar e compartilhar essa energia que emana pura felicidade. Recentemente celebraram a conquista do título de patrimônio cultural nacional pelo carimbó, uma vitória da qual participaram ativamente através da Campanha do Carimbó desde 2008, quando conheceram o movimento e dele nunca mais se afastaram.

Registro e participação em festivais

Mestre Cazuza (Foto: Cris Salgado)
Entre as várias ações e projetos já realizados pelo grupo, se destacam sua participação em diversos festivais de carimbó, como o Fest Rimbó (Santarém Novo) e o Pau & Corda do Carimbó (Belém), além da realização do seu próprio festival em Santa Bárbara, o Encontro das Águas, que já teve duas edições e está preparando sua versão 2017.

O grupo possui um registro sonoro feito através da parceria da Campanha do Carimbó com o Selo Mundo Melhor (SP) em 2008, e um CD artesanal gravado ao vivo no Espaço Cultural Coisas de Negro em Icoaraci (Belém) em 2015.

Por esse e outros motivos, vivenciar o som do Unidos do Paraíso é nos deixar iluminar pela generosidade, integridade e alegria do verdadeiro carimbó, aquele que nasce e cresce em nossas comunidades, nutrido pela sabedoria e ancestralidade de nossos mestres e mestras, nos fortalecendo e motivando cada vez mais nas ações de valorização e reconhecimento desse nosso patrimônio.

As atividades do Circuito serão registradas pelo Coletivo Má Fé, parceiro da iniciativa, que irá captar imagens para produzir conteúdo audiovisual sobre os grupos e mestres convidados. Esse conteúdo (mini-docs, vídeo-clipes) será disponibilizado a cada grupo e na internet.

Serviço
Roda de Conversa e Show Musical com o Grupo Unidos do Paraíso - Circuito Carimbó NOsso Patrimônio Edição Nº 02 – O Carimbó da Região Metropolitana de Belém. Na Casa Velha 226, Trav. Gurupá, nº 226, entre Dr. Malcher e Cametá, Cidade Velha. Neste sábado, 18 de fevereiro com Roda de Conversa com o grupo, a partir das 17h, e show entrando pela noite. Ingresso: R$ 5,00. informações: (91) 98395-7360 e (91) 98191-6690 / 99969-3572.

Nenhum comentário: