3.2.17

FMCB homenageia Zampronha e Hermeto Pascoal

Marcado pelo pioneirismo, o FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira chega à sua quarta edição em 2017 e será realizado em Campinas de 14 a 18 de março, com atividades na Unicamp, no Instituto CPFL e no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”. 

O festival é um encontro internacional de estudiosos da música brasileira, que a cada edição homenageia dois compositores ainda em vida que se destacam no cenário musical do País. Uma proposta que promove um maior reconhecimento a quem se dedica à produção musical, além de difundir as contribuições virtuosas de seus trabalhos.

Neste ano, o festival presta homenagens a Hermeto Pascoal e Edson Zampronha, dois grandes mestres da música contemporânea. Ao todo, serão cinco dias consecutivos de atividades gratuitas, com programação diversa e aberta ao público. A programação completa do evento inclui mesas-redondas, recitais e concertos que visitam as obras dos homenageados, uma mostra musical no Centro Infantil Boldrini e apresentações de trabalhos acadêmicos com análises sobre suas peças e estilos, unindo a pesquisa à performance.

O concerto de abertura ocorre no dia 15 de março, a partir das 20h30 no Instituto CPFL, com um bate-papo com os homenageados. Na sequência, dois recitais comentados por eles serão realizados nos dias 16 e 17 de março, sempre às 20h30, no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”. 

Estas atividades são oportunidades de ouvi-los falar pessoalmente sobre suas próprias obras. O bate-papo permite ao público fazer perguntas diretamente aos compositores e os recitais comentados abrem a possibilidade de saber mais sobre o processo de criação, além de trazer detalhes sobre as influências que os inspiraram. 

No Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são realizadas principalmente as atividades relacionadas às pesquisas acadêmicas, com apresentação dos projetos selecionados pelo Comitê Científico. Ao todo, foram selecionados 15 projetos, com trabalhos e estudos voltados às obras de Edson Zampronha, compositor, referência em música contemporânea e pesquisador sobre o gênero, semiótica e tecnologia musical; e de Hermeto Pascoal, considerado um dos maiores gênios em atividade na música e famoso por sua capacidade de extrair sons de qualidade de qualquer objeto. 

Outra atividade de destaque é a mesa redonda em que convidados e especialistas debatem sobre os dois compositores homenageados, passando pela vida e obra deles. Nesta atividade, o público pode interagir com os especialistas e fazer perguntas sobre os temas discutidos.

No concerto de encerramento, no dia 18, no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, com a participação especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, os homenageados retornam à cena e falam brevemente sobre as obras que serão executadas no concerto, com um preâmbulo conceitual.

Sobre o FMCB - Destaque no cenário musical nacional pelo ineditismo de sua estrutura, o Festival proporciona uma visão global da obra dos homenageados por meio de apresentações complementares de pesquisa e performances, além da oportunidade de contato estreito com estes compositores que, além de estarem presentes durante todo o evento, também apresentam suas próprias obras e contam como elas foram feitas. Momento especial para o público que tem a oportunidade de conhecer detalhes dos bastidores das produções e revelações das inspirações dos artistas.

A interação entre compositores, músicos, pesquisadores do Brasil e de outros países, e público em geral, incentiva, por meio deste contato, tanto a produção de mais pesquisas acadêmicas na área quanto o desenvolvimento de apresentações artísticas pelo mundo sobre as obras destes artistas. 
 Desde a primeira edição, o evento traz também uma contrapartida social, oferecendo uma mostra musical às crianças e adolescentes em tratamento de câncer no Centro Infantil Boldrini, em Campinas. Em 2017, o evento chega à sua 4ª edição em Campinas e serve de inspiração para o Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger, a ser realizado no segundo semestre em Santa Catarina.

Para Ronaldo Miranda, homenageado da última edição, o Festival é hoje um evento de grande importância para a cultura do país. De acordo com ele, compositores contemporâneos têm, em geral, poucos meios de veiculação de suas obras, nem sempre possíveis nas temporadas tradicionais de concertos. 

“Tive a honra de ter sido homenageado em 2016, ao lado de meu colega Paulo Costa Lima.  E o resultado foi maravilhoso. O festival apresentou os mais variados intérpretes executando uma parcela expressiva da minha produção instrumental e vocal, com obras solo e de câmera e duas peças sinfônicas de minha autoria, que foram executadas pela Orquestra de Campinas”, destacou.

O IV FMCB é produzido pela Sintonize, viabilizado através do ProAC ICMS e patrocínio da CPFL Energia. Recebe apoio do Ministério da Educação e Governo Federal, através do CNPq e da CAPES, Ipanema Rolamentos e A Loja de Pianos. Tem como parceiros a Secretaria de Cultura de Campinas, Instituto CPFL, Unicamp, Instituto de Artes, OSMC e CRCV&B.

Um pouco sobre os homenageados

Hermeto Pascoal é um multi-instrumentista e compositor considerado um dos maiores gênios brasileiro em atividade na música contemporânea. Chamado de "o bruxo" ou "o mago", é famoso por seu talento de transformar qualquer objeto em instrumento e através dele produzir música de qualidade. 

Natural de Alagoas, ficou conhecido na década de 1960 como pianista e flautista do grupo Quarteto Novo, que misturava elementos nordestinos (como baião e xaxado) com jazz e harmonias contemporâneas.  

O compositor Edson Zampronha tem uma carreira dedicada à pesquisa acadêmica, e é referência quando o assunto é música contemporânea, semiótica e tecnologia musical. 

É um dos grandes nomes brasileiros em composições para orquestras sinfônicas. Já foi vencedor do 6º Prêmio Sergio Motta, o mais importante prêmio em Arte e Tecnologia do Brasil pela instalação sonora Atrator Poético, realizada com o Grupo SCIArts. Zampronha é Doutor em Comunicação e Semiótica – Artes pela PUC São Paulo, realizou pesquisa de pós-doutorado em música na Universidade de Helsinque, na Finlândia, é Mestre em composição musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduado em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista e atualmente é professor na Universidade de Oviedo, na Espanha.

Mais informações: http://fmcb.com.br/edicao-atual

Nenhum comentário: