3.2.17

Paulo Emílio Campos expõe “Reduto do Carnaval”

Adicionar legenda
Apresentar velhos personagens às novas gerações e matar a saudade de outros, assim, revirando a memória dos bons e antigos carnavais + um artista plástico, Paulo Emílio Campos, mestre da técnica da Papietagem em Belém, considerado por muitos como um gênio, eu eu concordo. Unindo tudo isso, temos a exposição “Reduto do Carnaval”, que abre neste sábado, às 19h, na Casa do fauno. O espaço inaugura sua programação carnavalesca com esta mostra e segue neste mês com lançamento de bloco (12) e baile de máscaras (18), tudo regado a muita alegria e cultura popular. 

“Procurei retratar através da papietagem, algumas figuras (precisaríamos de muitas e muitas exposições para retratar todas elas), que habitavam os antigos e animados carnavais de rua de Belém”, explica o artista. 

Nas décadas de 1970, ele enumera. “Tínhamos o Mário Cuia – Rei Momo, 1º e único; muitos mascarados, bofós e marmanjos vestidos de bebês. Havia gorilas assustando a garotada e o famoso Dr. Passa-o-Pau e suas assistentes gostosas”, continua Paulo Emílio Campos. 

“É uma pena que tudo isso esteja se dissipando no tempo. É difícil até encontrar material fotográfico da época. Então, através desta exposição, espero matar um pouco a saudade dos reumáticos foliões acima dos 50”, conclui. 

São cerca de oito peças, segundo Paulo Emílio, de figuras marcantes que desfilavam naquela época pela Praça da República, na Campina, ruas da Cidade Velha e do Reduto. Além do Dr. Passa-o-Pau e o Rei Momo, haverá Passista, Porta Bandeira, Mestre Sala do Quenzão e a Freira, do Afoxé do Guarda Chuva Achado, bloco que arrastava centenas de brincantes ladeira do Açaí abaixo, em plena Cidade Velha, já nos anos 1980 e 1990.

Vaca Velha e Baile de Máscaras na programação

Paulo Emílio Campos, que também é autor de cenários e obras para salões internacionais do humor, feiras e locais tradicionais da noite paraense, abriu a programação carnavalesca da Casa do Fauno, na verdade, com uma oficina de máscaras nos dias 30 e 31 de janeiro e no dia 1º de fevereiro (foto ao lado).

Durante o mês em que sua exposição estará aberta à visitação do público, ainda haverá o Carnafauno, bloco que terá lançamento oficial no dia 12 de fevereiro, quando o espaço abrirá, às 15h, excepcionalmente em um domingo. 

Neste dia (12), o bloco recebe a alegria e o colorido da Vaca Velha, um dos bois de máscara de São Caetano de Odivelas, com direito a orquestra, pierrots e cabeçudos, saindo pelas ruas do bairro, com parada apoteótica na Metalúrgica “A Redentora”, resgatando um carnaval cultural para o bairro do Reduto, em Belém. 

No dia 18 de fevereiro, a programação do Carnafauno vai encerrar com um baile de Máscaras, tudo ambientado com a papietagem de Paulo Emílio, um convite para cair na folia e brincar como nos velhos tempos.

Serviço
Exposição “Reduto do Carnaval”, de Paulo Emílio Campos. Abertura, no dia 04 de fevereiro, às 19h. Na Casa do Fauno – Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa – Reduto – Belém –PA. Outras informações 98705.0609 (reservas) ou 98134.7719 e 3088.5858 (programação cultural). Entrada franca.

Nenhum comentário: