8.3.17

Exposição traz o feminino na arte de cinco artistas

“Recortes de Territórios Poéticos” reúne o trabalho de cinco artistas cujas trajetórias trazem como marca e inspiração a questão feminina e suas adjacências. Nina Matos, Elieni Tenório, Lígia Árias, Carla Beltrão e Bia Cabral serão as anfitriãs a nos conduzir pelo universo da arte, no dia internacional da mulher. A curadoria é de Nina Matos. Abertura às 19h. Na Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa. Entrada franca.

A coletiva traz como principal característica, o ponto em comum nas cinco artistas participantes, a expressão do feminino em suas obras.

Nina Matos, que assina também a curadoria da mostra, utiliza basicamente o desenho e a pintura, com algumas incursões em construções digitais, as obras são forjadas como retratos e takes de cenas do cotidiano, apresentando decodificações de relações humanas. 

“Nesta coletiva, apresento obras referentes ao universo feminino ‘Exposed’ e ‘A Eterna Liu-chiang dos Postais Vermelhos”’, diz Nina. “Construo meu trabalho a partir de apropriações e ressignificações. Em boa parte delas, sou o auto-referente, acompanhado da ampliação da observação do outro, da forma como as pessoas se colocam em sociedade e cumprem seus papéis”, conclui Nina Matos.

A artista já realizou cinco individuais, participou de vários projetos coletivos, bem como, participação e premiações em Salões Nacionais. Em 2005, recebeu bolsa de estudo  do Ministério da Cultura da Espanha para cursar arte em Madri, em 2006 foi selecionada no Projeto Rumos Visuais do Itaú Cultural ,participando de um circuito de exposições nacionais.

Em 2014 integrou o Projeto Circuito das Artes- Triangulações de itinerância nacional.  Possui obras no acervo do Museu de Arte de Belém, Museu do Estado do Pará, Museu da Universidade Federal do Pará, Museu Casa das Onze Janelas, Casa da Memória da Unama, Fundação Cultural de João Pessoa e Museu de Arte Brasil Estados Unidos.

Trabalhando atualmente na Curadoria, Pesquisa, elaboração e coordenação de Projetos Expositivos da Divisão de Curadoria, Pesquisa e Museografia do Museu de Arte de Belém, Nina Matos já coordenou a Galeria Municipal de Arte de Belém, dirigiu o Mabe e também o Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas. Integrou de 2011 a 2014 o Conselho Nacional de Incentivo à Cultura do Minc, na titularidade da cadeira de Artes Visuais.

SERES ELEMENTARES - BIA CABRAL

Bia Cabral traz à exposição trabalhos da série DEVAS, com diferentes tipos de seres não-humanos intimamente ligadas e integradas à natureza. Bia Cabral propõe uma perspectiva humana sobre as Devas, seres invisíveis a olho nu. 

Elas fazem parte do imaginário da artista, onde neste lugar em seu subconsciente, existe um jardim/floresta secreta de uma exuberante beleza em todos os sentidos, fauna e flora, onde é habitado por estas entidades elementais que trabalham com a energia de símbolos e arquétipos.

“Devas são seres encantados de luz, sabedoria, magia e conhecimento oculto, com poderes de cura, transmutação, transformação, mudança e renascimento, sendo as guardiãs e mantenedoras deste lugar”, explica a artista.

Paraense, natural de Belém, Bia vem atuando nas áreas de artes plásticas e hand made de objetos de arte. Trabalha principalmente com as técnicas de pintura em aquarela e acrílica, mas também passeia pelo óleo e técnica mista.

UNIVERSO FEMININO - ELIENI TENÓRIO

Eleini Tenório dá continuidade ao universo feminino sempre presente em sua produção. "Vou apresentar três obras em objetos de parede, da fase Fragmentos do Corpo. Elas consistem em Corselet estilizados em suporte de papelão e papel de parede importado”, diz a artista.

Elieni Tenório vem desenvolvendo atualmente, pesquisas na utilização de diversas técnicas e suportes visando ampliar sua visão plástica na representação do seu universo feminino. 

A obra da artista Elieni Tenório encontra-se publicada no Projeto Rios de Terras e Águas: Navegar É Preciso - livro educativo sobre arte e patrimônio cultural, Realização: Unama/Patrocinador Petrobras (2010).

Nascida em 1954, no Mazagão – AP, ela já realizou diversas individuais no Brasil e no exterior. Desse período, destacam-se as seguintes exposições: “Obsessão" - Galeria Belllevue-Saal, Wiesbaden, Alemanha 2008; Bienal Internacional de Arte Siart (La Paz – Bolívia 2009); 15° Bienal Internacional de Gravura de Sarcelles, França 2011, entre outras.

DESENHOS - LÍGIA ÁRIAS

Lígia Árias nos presenteia com desenhos em técnica mista, que colhem visões do mundo e das coisas, apresentando aqui, tipos humanos da Série Retratos. Lígia Árias é da Costa Rica, mas reside no Brasil desde o ano de 1978. 

Desenhista, Pintora, Aquarelista, Escultora, Restauradora e Curadora. Na Série Retratos, através de uma linguagem silenciosa e movimento contínuo, encontramos um lugar em que não existe excesso nem falta e sim técnica e poética perfeitamente integrada à espera de nossa contemplação. Com formação em Artes Plásticas , integra o Setor de Museografia do MABE desde a sua fundação.  

Já realizou individuais na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra; “Amazônia”, em 2004 e, na Galeria Municipal de Arte, “ Recortes da Amazônia”, em 2002 . Integrou três edições do Salão Arte Pará, e várias coletivas locais e Nacionais em cidades como Santo André, São Bernardo e Brasília.

TECIDOS E GRAVURAS - CARLA BELTRÃO

Carla Cabral vai apresentar na coletiva, trabalhos em tecido, gravura/tecido calcinado sobre tecido, onde variados processos são inseridos na pesquisa e na feitura das obras. 

Do Rio de Janeiro, ela já mora há muitos anos em Belém. Atuou como arte educadora na Fundação Papa João XXIII e foi instrutora de arte e oficio no Núcleo de Produção da Fundação Curro Velho, onde também foi instrutora de Arte e Oficio no Projeto de Extensão em Comunidades Urbanas, Rurais, Quilombolas e Indígenas.  

Carla Beltrão atua como gravadora, pintora e educadora, com mostra e premiações artísticas em salões, museus locais, nacionais e internacionais.  A artista desenvolve experiências pedagógicas em arte, Pesquisas de sustentabilidade no meio ambiente, atua como arte educadora em projetos sociais e comunitários. 

Serviço
Abertura da exposição “Recortes de Territórios Poéticos” (19h) e show “Batuque de Vênus” (22h). Nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher”, na Casa do Fauno - Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa. Informações e reserva de mesa: 91 98705.0609. A exposição ficará aberta até dia 8 de abril, com visitação de terça (10h às 19h) a sábado (10h à meia noite) e aos domingos, das 10h às 16h.

Nenhum comentário: