20.6.17

LP traz "Canções urbanas praianas existenciais"

Abrindo as energias de novo projeto, o Casulo Cultural convida LP e suas canções urbanas, praianas, existenciais para uma noite de música na sexta (23), a partir das 18h30, com performance de Cleber Cajun. “É o registro de um percurso artístico, musical, existencial e afetivo culminando neste ano”, afirma o cantor e compositor LP.

O show é uma prévia do cd que está em processo de gravação, com o nome canções urbanas praianas existenciais. “LP é uma alusão às iniciais do meu nome, assim como uma fundamental homenagem e dedicatória aos discos de vinis os chamados LP’s Long Plays”, explica Luizan. Ele será acompanhado no show por uma harmonia musical que integra  violão, flauta, gaita, caixa, tambor, sax, e até um pedaço de cano, com os músicos Luizan Pinheiro (violão e voz), Melk Moraes (percussão e voz), Luany Ferreira (flauta), Gabriel Pinheiro (banjo), Cliverson Luiz (violão e voz).

O artista vai apresentar canções autorais que trazem consigo influências de Caetano Veloso, Lô Borges, Beto Guedes, Paulo Leminski, Travis, Radiohead, e citações que surgiram no tempo dos acontecimentos compositivos: Drummond, Bukowski, Max Martins. 

Outros lugares como Tamaruteua, Vigia, Belém, Rio de Janeiro, as praias de Algodoal, Mosqueiro, Ajuruteua também inspiraram esse novo repertório.  Parcerias musicais como de Renato Torres, Di Poeta, Ricardo Smith, a companhia de Gleidson Carrera, Clyverson Luis, Gabriel Pinheiro, Luany Ferreira e Melk Moraes fazem também parte desse universo musical e poético do LP. 

“Acontecidos num tempo de instabilidade fluidez perplexidade desse olhar pro mundo, cidades, praias e coisas que nos tocam de algum modo. Estética da existência e vida artista a se afirmarem nas intensidades dos dias em canções: poesia e música, sonoridades e timbres, influências tantas da música brasileira e coisas que a-pareceram necessárias e aleatórias”, poetiza LP.

Casulo Cultural - O Casulo convida é um dos projetos do Casulo Cultural, um espaço que surgiu da necessidade de um ‘lugar’ que proporcione encontros, vivências e relações entre as pessoas e as ideias, para a difusão e construção de saberes, onde o trabalho coletivo e a difusão de conhecimentos artísticos e culturais possam alçar outros voos, com a proposta de criar diálogos entre diferentes linguagens artísticas e discussões político-culturais.

A ideia é abrir espaço para novas canções, músicos e compositores para uma troca com o público, em um espaço colaborativo e independente de arte. O Casulo está localizado nos altos de um antigo casarão de esquina, no bairro da Campina, parte do centro histórico de Belém, que sofreu um processo de descaracterização e degradação, onde se desenvolveu o centro comercial da cidade, no cruzamento da travessa Frutuoso Guimarães com a rua Riachuelo, conhecida historicamente como a zona de meretrício da cidade. 

Hoje o bairro abriga diversas casas de artistas, que tem contribuído com uma tentativa de revalorização dessa área a partir de ações culturais voltadas para a comunidade. O espaço prioriza ações em várias linguagens, de circulação entre diferentes tipos de artistas, comunidades e ativistas políticos-culturais: um público extremamente diversificado em termos de número, gênero e idade.

Serviço
Casulo convida LP nesta sexta, dia 23, às 18h30, no Casulo Cultural - trav. Frutuoso Guimarães nº 562, esquina com trav. Riachuelo, altos. Mais informações na fanpage facebook/casulocultural. Entrada gratuita.

Nenhum comentário: