1.6.17

Pássaro Junino Colibri inicia 1ª circulação regional

Melhor notícia junina. Um dos grupos mais tradicionais de pássaro junino paraense vai percorrer praças e arraiais, cidades e praias desse Pará. O 1° Circuito Regional do Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro inicia neste sábado, sábado (3), em Outeiro, e domingo (4) em Belém, chegando a  São Caetano de Odivelas e Vigia.

O Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro, antigo Beija Flor de Icoaraci, criado pela professora Teonila Ataíde, agora está sob a responsabilidade de sua filha, a pedagoga Laurene Ataíde. Ela é a fundadora da Associação Folclórica e Cultural Colibri de Outeiro. Desde 1998 luta para que a ópera cabocla permaneça viva. Ano passado, conseguiu aprovar o projeto, a partir de edital cultural, para realizar o I Festival de Pássaros e Outros Bichos.

Anote logo aí. Neste sábado, 17 horas, o grupo estará no Arraial da escola pública Franklin de Menezes, em Outeiro. E na manhã de domingo, dia 4, é a vez de Belém prestigiar o Cordão de Pássaro Colibri, que se apresenta a partir das 10 horas, em frente Banco da Amazônia da Avenida Presidente Vargas, bem pertinho da Praça da República. Inclusive, o patrocínio para esta importante ação cultural é do próprio Banco da Amazônia. #vemcircularbelem.

Toda a programação do primeiro circuito será gratuita e bastante diversificada, chegando inclusive em praças públicas dos municípios de São Caetano de Odivelas e Vigia, respectivamente nos dias 30 de junho e 1º de julho. 

Os ensaios estão sendo constantes para que os brincantes do Colibri – formado por crianças e jovens da comunidade de Outeiro – façam apresentações diversificadas e com novidades. As obras feitas por Teonila, “Os Poderes de Uma Feiticeira” e “Loucura de Uma Paixão”, estarão no roteiro do grupo.

Quem nunca viu, terá a oportunidade de conhecer a famosa Revoada dos Pássaros, que é um belo cortejo cultural formado por diversos grupos de pássaros e bichos juninos paraenses no sábado, 10 de junho, às 17 horas, em torno da Praça Santuário (em frente à Basílica) e com encerramento na Casa das Artes (antigo IAP). Já no domingo, 11, o Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro se apresenta no Teatro Valdemar Henrique, às 11 horas.

Às 16 horas, o arraial da Fundação Escola Bosque de Outeiro (FUNBOSQUE) também terá como uma das suas atrações apresentação do grupo no dia 16. Dia 20 será  a vez do Teatro Margarida Schivasappa (CENTUR) receber o Pássaro Colibri, às 20 horas. Para saber a programação completa acesse a página do grupo no Facebook, Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro.

A história da Ópera cabocla – O teatro do pássaro ou caboclo tem sua origem no Teatro da Paz, quando ainda no rico período da borracha, vinham as grandes óperas europeias para se apresentarem na capital paraense. É chamado de ópera cabocla porque, além dos personagens da corte real, também há os do universo amazônico, como os índios e várias figuras das lendas amazônicas (Iara, Curupira, Boto, etc).

PROGRAMAÇÃO

1° Circuito Regional do Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro. Apresentação do Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro no Arraial da Escola Franklin de Menezes

Sábado, 03.06 
17h - Local: Escola Pública Franklin de Menezes (Rua Franklin de Menezes, n° 923 – Outeiro)

Domingo, 04.06 
Apresentação em frente ao Banco da Amazônia
10h - Local: Banco da Amazônia (Av. Presidente Vargas, n° 800 – Belém/PA)
Revoada dos Pássaros – Cortejo com todos os Pássaros e Bichos Juninos

Sábado, 10.06
17h - Local: Apresentação em torno da Praça Santuário e encerramento na Casa das Artes (antigo IAP).     

Domingo, 11.06
11h - Local: Teatro Valdemar Henrique (Praça da República – Belém /PA)

Sexta-feira, 16.06
16h - Local: FUNBOSQUE (Av. Nossa Sra. da Conceição – Outeiro)

Terça-feira, 20.06
19h - Local: Teatro Margarida Schivasappa (Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos – Belém /PA)

Sábado, 24.06
16h - Arraial do Pássaro Colibri + Pássaros: Tangará, Bigodinho, Pipira, Colibri, Uirapuru, Rouxinol, Boi Ametista, Misterioso, entre outras atrações
Local: Ponto de Cultura Ninho do Colibri (Rua Tito Franco, 183 – Outeiro)

Domingo, 25.06
Apresentação no Arraial da Regional de Outeiro
19h - Local: Praça da Água Boa de Outeiro

Quarta-feira, 28
16h - Local: Lar dos Idosos (Av. Almirante Barroso)

Sexta-feira, 30.06
19h - Local: Praça dos Poderes (São Caetano de Odivelas – Pará)

Sábado, 01.07
19h - Local: Praça Matriz (Vigia – Pará)

Nenhum comentário: