10.7.17

Festival Latinidade esquenta o verão do paraense

Lambada, merengue, cúmbia, mambo, carimbó, guitarrada, salsa e música latina, com Félix Robatto, Pinduca, Bruno Benitez e Mundo Mambo. De terça, 11, a quinta, 13, a programação começa às 18h, com a discotecagem do DJ Azul, o cara o MusicaParaense.Org. As atrações iniciam às 19h30. Tudo com entrada franca, na Estação das Docas, ao ar livre, na beira do rio.

Félix Robatto abre a programação nesta terça-feira, 11, trazendo seu trabalho autoral, com músicas de seus dois discos “Equatorial Quente Úmido” e “Belemgue Banguer”, composições do grupo La Pupuña e ainda a participação de Renata Beckman, guitarrista que também atua na Orquestra Pau e Cordista de Carimbó, e da multi instrumentista Beá Santos, que compõem o projeto Guitarrada das Manas. 

O guitarrista e percussionista, que fundou a banda La Pupuña e produziu discos de Gaby Amarantos e Lia Sophia, e assina a direção musical do DVD Mestre Vieira - 50 Anos de Guitarrada, já vem animando as quintas-feiras de Belém com a Lambateria, no Fiteiro, e promete novas emoções para o Festival Latinidade, no qual se apresentará pela segunda vez, pois foi um dos convidados do show de lançamento do festival, ainda em março. 

O carimbó do rei e a veia latina do festival

A quarta-feira, 12, é dia de rei. Pinduca, que dispensa maiores apresentações, vai fazer um show bem “misturado”, como ele mesmo disse a pouco no telefone ao Holofote Virtual. 

“Vou pegar músicas mais antigas e mostrar um repertório mais latino, combinando com o festival”, afirmou. 

Será um show de grandes sucessos de sua carreira nos mais variados estilos musicais paraenses e também latinos como os merengues, comacheras, rumbas e outros. Neste show, ele terá como convidado o guitarrista e multi instrumentista, Bruno Benitez, 

O cantor e músico tem 38 discos gravados, em 44 anos de carreira, de 1973 a 2017, onde se inclui vinis e CDs, além do primeiro DVD, intitulado “40 Anos de sucesso do Rei do Carimbó”, gravado em junho de 2006 e o segundo, intitulado “Gente do Norte”, gravado em junho de 2013 no Portal da Amazônia. Pinduca já fez shows por quase todo o Brasil e apresentações na América Latina, África e Europa. 

O Mundo Mambo encerra o festival, na quinta-feira, 13, trazendo como convidado o violonista Nego Nelson. No repertório tem salsa tradicional, fusões de ritmos paraenses e releitura da obra dos compositores amazônicos.  O grupo é formada pelo músico Bruno Benitez: Percussão, guitarra e voz; Josibias Ribeiro: Trombone; Harley Bichara: Sax e flauta; Daniel Delatuche: trompete; Bruno Mendes: percussão; Daví Benitez: piano e Beto Taynara: Contrabaixo.

Itinerância iniciou em março

O festival é uma idealização da MM Produções, com incentivo da Lei Tó Teixeira, Prefeitura de Belém e patrocínio da Unama, instituição do Grupo Ser Educacional. 

Criado com objetivo de trazer ao público uma fatia generosa da produção musical paraense, com influência dos ritmos latinos em nossa região, o  Festival Latinidade foi lançado em março deste ano, no Teatro Margarida Schivasappa do Centur, com Bruno Benitez e participações de Ronaldo Silva, do Arraial do Pavulagem, e Félix Robatto. 

De caráter itinerante, voltou à cena no mês de junho, com quatro shows realizado no espaço Fiteiro. No dia 9 de junho, Bruno Benitez, o anfitrião do festival, recebeu a banda Warilou, e no dia 16, o Arraial do Pavulagem. Em seguida, no dia 23, o evento conotu com o show O Brega é Rock, com Joelma Kláudia e Mahrco Monteiro, e fechando o mês, na sexta-feira, dia 30, teve a participação do show da banda Fruta Quente.

Serviço
Festival Latinidade. Dias 11, 12 e 13 de julho, das 18h às 22h. No anfiteatro São Pedro Nolasco, Estação das Docas. Entrada franca.

Nenhum comentário: