2.7.17

Retratos Imaginários de Petchó Silveira em Belém

Antes mesmo de ser inaugurada oficialmente, a Vila Container recebe, na próxima quinta, 6, a exposição Retratos Imaginários,  de Petchó Silveira, inaugurando a galeria Azimute, que integra um novo empreendimento cultural na capital paraense. A visitação poderá ser feita até o dia 17 de agosto, gratuitamente.

Na série de obras, o artista usa pinceladas carregadas e cores fortes para expressar a fragilidade e a efemeridade humana. As referências dos trabalhos vêm de fotografias garimpadas em livros, revistas e na internet. “Uso essas imagens como ponto de partida para minhas pinturas, me apropriando de suas imagens e imaginando suas histórias”, diz o artista, que expõe individualmente pela primeira vez graças à galeria Azimute.

As experiências artísticas de Petchó Silveira começaram no início da década de noventa, quando encontrou na pichação uma maneira de se expressar. Pouco depois, naturalmente buscou contato com outras linguagens artísticas. Na fundação Curro Velho, se aprofundou nos estudos com a orientação de artistas plásticos como Jair Junior, Elliene Tenório, mestre Nato, Jocatos e Acácio Sobral.

Em 1999, participou do 8º Salão Primeiros Passos do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), no qual veio a ser o primeiro colocado na edição de 2002. Em 2000, participou de oficinas de gravura e xilogravura, além de workshops de escultura no extinto Instituto de Artes do Pará (IAP).
Tem obras no acervo do próprio CCBEU, no de colecionadores particulares de Belém e de outros estados. Atualmente trabalha com pinturas figurativas.

Vila Container - O espaço tem inauguração oficial prevista para o mês de agosto e outras informações mais detalhadas devem ser divulgadas em breve.

Destinado a empreendimentos e eventos culturais em geral, tem como objetivo de movimentar e fomentar a produção cultural da cidade, tornando-se uma extensão do espaço público, apostando na consolidada tendência internacional de utilizar containers para juntar empreendedorismo e moradia.

“Nosso objetivo é fomentar arte e cultura em um ambiente privado com cara de público. É um espaço que será acessível a todos que queiram expor sua arte e ainda colaborar em outras instâncias. Queremos atrair pessoas dispostas a construir uma nova história de incentivo aos interesses do setor criativo da cidade”, comenta Almir Trindade, um dos idealizadores do Vila Container.

Serviço
Galeria de Arte Contemporânea Azimute - Vila Container - Avenida Magalhães Barata, número 62. Entre 14 de Março e Alcindo Cacela. Das  9h às 19h. Mais informações: (91) 99100-5634 / (91) 98017-9935. 

Nenhum comentário: