26.7.17

"Sons da Beira" de Rondônia para o Sesc Boulevard

Concebido a partir de pesquisas sonoras em ambientes beradeiros, com laboratórios e audições in loco, relatos de ribeirinhos e indígenas e obras de compositores da região, "Sons de Beira" é um conjunto de timbres e ritmos que refletem sensações peculiares do universo amazônico. Em cartaz, dia 2 de agosto, às 19h, no Sesc Boulevard, com os percussionistas Bira Lourenço e Catatau.

Bira Lourenço e Catatau, exploram as diversas possibilidades sonoras do universo amazônico através da manipulação de instrumentos percussivos convencionais, alternativos e de objetos, dos quais buscam timbres que resgatam memórias auditivas de beiras de rios com seus mitos, lendas, causos, afazeres, ofícios e brincadeiras.

Os músicos seguem nesta jornada amazônica tendo na equipe a parceria de Chicão Santos na Iluminação e Jussara Assmann na direção geral. Artistas amazônidas, eles trazem sonoridades beiradeiras para dialogar com as manifestações culturais em terras Paraenses. 

Sons da Beira é um laboratório do universo sonoro amazônico. A apresentação integra a circulação pelas capitais da  Amazônia legal pelo Projeto Amazônia das Artes, uma iniciativa do SESC – Serviço Social do Comércio.

Rondônia será dignamente representada pelo projeto, sendo um trabalho construído nas referências que a natureza dos rios, das matas e das pessoas de nossa Amazônia nos oferecem cotidianamente.
Viva essa experiência.

Movidos aos sons da percussão de timbres amazônicos

Licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bira Lourenço é professor de percussão em projetos com alunos de escolas públicas, portadores de necessidade educacionais especiais, formação professores e ressocialização de apenados e egressos do sistema penal. 

Participa de discos de compositores locais, já desenvolveu vários trabalhos associados ao Teatro, em pesquisa sobre a dramaturgia sonora, e dedica-se a pesquisar possibilidades sonoras com a água, instrumentos de barro e objetos. Para saber mais sobre ele, acesse: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com.br/2016/03/bira-lourenco-serie-nomes-na-historia.html

Catatau é baterista, e tem a música como profissão, traz de suas origens nordestinas um arcabouço rítmico que explora profissionalmente há mais de vinte anos através da percussão e bateria. Participou de gravações de CDs em estúdio e ao vivo, com grupos de gêneros diversos, além de integrar bandas em Projetos como Mostras e Festivais de Música e de shows de compositores da região. 

Participou da pesquisa sonora do Projeto “Conceito”, uma iniciativa que resultou em um show homônimo realizado em 2012. A pesquisa de sonoridades em objetos e instrumentos alternativos em ambientes à beira de rios conduziu à participação no Projeto Sons de Beira.

Serviço
Sesc Boulevard - Av. Boulevard Castilho França, em frente à Estação das Docas. "Sons de Beira", dia 2 de agosto, às 19h, com entada franca.

Nenhum comentário: