25.7.17

TV Cultura do Pará transmite "Festribal" no sábado

O Festival das Tribos de Juruti, que realiza diversas apresentações das tribos indígenas Muirapinima e Munduruku, será transmitido pela TV Cultura do Pará. A emissora acompanha o evento pelo quarto ano consecutivo. Veja neste sábado (29), a partir das 21h, pela televisão ou on line, pelo Portal Cultura.

O Festribal começou em 1986, com a apresentação de boi bumbás, cordões de pássaros, quadrilhas e carimbó, mas ganhou proporções maiores e tornou-se um espetáculo cheio de cor, dança, música, artes cênicas, alegorias e fotografias. No Tribódromo, as tribos Muirapinima e Mundurku usam de toda sua arte e criatividade para conquistar o título. Cada tribo tem três horas para se apresentar e ganhar as torcidas.

"A TV Cultura do Pará cumpre seu papel de difundir a cultura do estado porque nós levamos o Festribal para os 115 municípios que recebem o sinal da emissora. O Festribal hoje tem uma importância muito grande, pois também consegue atrair pessoas de  fora do Estado que se identificam com a nossa cultura. É um espetáculo grandioso, único, e que revela talentos da nossa terra também", destaca Paloma Andrade, coordenadora de produção da TV Cultura do Pará.

Este ano, mais de 30 profissionais da emissora estão envolvidos na transmissão do espetáculo, que deve durar mais de seis horas. A narração é do radialista Walmir Rodrigues e as reportagens são da jornalista Lenne Santos. Para dar mais ênfase nas curiosidades da festa, dois especialistas do Festribal também foram convidados para comentar as apresentações das tribos Muirapinima e Munduruku. 

"Todos os anos a transmissão é muito festejada pelos paraenses, principalmente do oeste do Estado. Muita gente fica ligada e manda mensagens para as redes sociais da Cultura parabenizando pelo trabalho. Então, esse é o papel da emissora, divulgar e engrandecer as coisas da nossa terra. Quem não puder assistir pela TV, vamos ter a transmissão por meio da tv online do Portal Cultura (www.portalcultura.com.br)", finaliza Paloma. 

Mais de 10 mil pessoas estão sendo esperadas para a festa, considerada uma das maiores manifestações culturais da região oeste paraense e patrimônio cultural do Estado desde 2008. O duelo entre as tribos exalta ainda os costumes e ícones indígenas da região, além de apresentar dança, interpretação, músicas e belas fantasias. 

Os jurados avaliam quesitos técnicos e artísticos que contemplam os seguintes itens: Apresentador, Porta Estandarte, Guardiã Tribal, Tuxaua, Índia Guerreira, Pajé, Canto Indígena, Regional, Evolução, Ritual Indígena, Alegoria, Tribo Originalidade, Tribo Coreografada, Originalidade em Conjunto, Harmonia e Galera.

Nenhum comentário: