7.9.17

Brasil de Tuhu leva ensino musical à periferia

O programa Brasil de Tuhu realiza ações em Belém nos dias 11, 12 e 13, em escolas de Outeiro, Parque Guajará, Mosqueiro e Terra Firme. Realizado desde 2009, já beneficiou mais de 15 mil alunos e professores de 140 escolas públicas em 36 municípios de 17 estados do País, ampliando a educação musical no país.

A música transforma. Traz suavidade para o dia-a-dia, estimula a criatividade e as percepções, proporciona conhecimento, resgata emoções, incentiva trocas, cria laços, acessa áreas remotas do cérebro, remete a outros tempos e culturas.

Dando continuidade às ações que desenvolve, o programa Brasil de Tuhu lançou em agosto a circulação nacional 2017, com 52 concertos em 28 escolas, passando por Ipojuca (PE), Rio Grande (RS), Salvador (BA) e Santos, Santo André e Guarujá (SP). Agora em setembro as atividades acontecem em Belém (PA) e em outubro nas cidades do Rio de Janeiro e Niteroi (RJ).

Na programação, concertos didáticos conduzidos pelo Quarteto Radamés Gnattali e pela atriz Verônica Bonfim para alunos de escolas públicas previamente indicadas pelas secretarias de educação – além de vivências musicais gratuitas para educadores. Com direção cênica do compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala (responsável, entre outras, pelas trilhas sonoras das minisséries Hoje é Dia de Maria, Capitu e Sítio do Picapau Amarelo), os concertos possuem roteiro dinâmico e interativo. 

Ações que conquistam jovens e crianças

Além de assistir aos concertos, estudantes também têm a oportunidade de participar das apresentações, conhecendo instrumentos como o violino, a viola e o violoncelo e interagindo com os músicos e a atriz em brincadeiras musicais que trabalham noções de ritmo, harmonia e melodia. 

“Nosso objetivo, com o programa de educação musical Brasil de Tuhu, é incentivar o ensino da música para crianças e jovens e, para isso, desenvolvemos uma série de ações que envolvem também os educadores”, explica Carla Rincón, musicista do Quarteto Radamés Gnattali e coordenadora pedagógica do Brasil de Tuhu. “Estas atividades se complementam com as ferramentas pedagógicas e lúdicas que desenvolvemos especialmente para estimular o ensino da música no País”, completa. 

Após os Concertos Didáticos os alunos participantes receberão o gibi O Brasil de Tuhu, com história e jogos de musicalização. Além disso, todas as escolas participantes receberão um kit com materiais especialmente pensados para auxiliar os professores em atividades de educação musical em sala de aula.

Concertos Didáticos em Belém

  • 11/09 as 10h e 14h -  EMEIF Professor Helder Fialho (Rua das Orquideas, s/ nº - Brasília – Outeiro)
  • 12/09 as 10h e 16h -  EMEIF Ciro Pimenta (Rua Paulo Freire - Parque Guajará)
  • 13/09 as 10h e 14h -  EMEIF Maroja Neto (Rua São Francisco - São Francisco – Mosqueiro)
  • 14/09 as 10h e 13h30 -  EMEIF Parque Amazônia (Rua Vinte e Sete de Setembro, s/nº - Parque Amazônia - Terra Firma)

Atividades voltadas para educadores

Já as vivências musicais serão abertas à participação de educadores de cada município. Nelas, objetos do dia a dia, como baldes, panelas, cumbucas e colheres de pau, se unem a instrumentos musicais para estimular a expressão e o conhecimento da música como prática coletiva.

As atividades combinam jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em todo tipo de aula com crianças, além de ser um espaço para trocas de experiências. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do programa (www.brasildetuhu.com.br). As turmas terão 50 vagas, com participação continuada – ou seja, os inscritos devem confirmar presença em todos os dias de atividades previstas em cada município. Mais de 250 educadores já participaram das vivências – que este ano estarão mais diversificadas, utilizando e integrando as ferramentas e conteúdos criados ao longo dos nove anos do programa Brasil de Tuhu. 

De um CD com cantigas tradicionais, interpretadas por nomes como Zeca Pagodinho e Elba Ramalho, a um aplicativo, com jogos educativos para crianças a partir de quatro anos, passando por um guia didático, com exercícios para a prática de musicalização em sala de aula. 

O programa Brasil de Tuhu disponibiliza gratuitamente diferentes ferramentas que podem ser acessadas pelo site www.brasildetuhu.com.br

Realizado pela Baluarte Cultura em parceria com o Quarteto Radamés Gnattali, o Brasil de Tuhu tem como mantenedora a Wilson Sons e o Governo Federal e copatrocínio da Finep, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Serviço
Programa Brasil de Tuhu leva leva atividades musicais gratuitas a alunos e educadores de escolas da periferia de Belém. De 11 a 14 de Setembro em quatro escolas da região metropolitana de Belém. 

(Com informações da assessoria de imprensa)


Um comentário:

Fabricio Rocha disse...

Maravilha de programa! Valeu, Lu!