24.9.17

Tem turismo cultural de potencial criativo na FITA

A Feira Internacional de Turismo da Amazônia encerra neste domingo, 24, no Hangar, com um grande diferencial. Além de oferecer produtos e serviços de empresas de turismo e gastronomia, com rodadas de negócio; também destacou manifestações culturais do Estado, interagindo com o público e abriu espaço para projetos acadêmicos e da iniciativa da sociedade civil. 

Em meio aos preparativos para sua 19ª edição, que será realizada no dia 1º de outubro, o Projeto Circular Campina Cidade Velha, que tem entre suas metas, promover o Turismo por meio da Arte e Cultura presentes nos Bairros Históricos de Belém, também Participou da VII FITA - Feira Internacional de Turismo da Amazônia, onde lançou a primeira edição do Mini Guia Circular.

Apostando no turismo Cultural e criativo para o Centro Histórico de Belém, além do Circular Campina Cidade Velha, o Roteiros Geo Turísticos, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, também foi apresentado ao público da FITA, no dia 22 de setembro. Makiko Akao, coordenadora do Circular falou sobre as ações do projeto, sua rede de parceiros e do objetivo de somar com outras iniciativas que tragam viabilidade turística para os Bairros Históricos. 

“Potencial e iniciativas da sociedade civil há, mas falta restauro, sinalização e outras questões, cujas soluções dependem da ação do poder público. Acredito que tudo é uma soma para que alcancemos o nosso maior objetivo que é a revalorização desses espaços públicos, reavivando uma parte da cidade que embora traga enormes riquezas culturais, ainda fica à sombra”, diz Akao.  

Professora Goretti Tavares, coordenadora do Roteiros
A professora Goretti Tavares, que coordena o Roteiros Geo Turísticos, acredita que esses dois projetos vêm trazendo outro olhar para a cidade, não só de quem vem de fora, mas também dos próprios paraenses que acompanham um dos mais de dez roteiros realizados durante o ano. Promove pertencimento, memória, sentidos e afetos para com a história da cidade e da ancestralidade do lugar de partida da cidade para o que somos e temos hoje.  

“O Roteiros Geo Turísticos é uma experiência de Educação Patrimonial, Cultural Material e Imaterial. Faz articulações com a Geografia, o espaço e a paisagem. Percebemos a diversidade da cidade, analisando suas contradições e neste caso a Geografia é carro chefe para entender a disposição da cidade e suas mudanças”, diz ela, que é professora da Faculdade de Geografia da UFPA.

A cada nova edição desses projetos, um público maior é alcançado, reverberando suas atuações também fora do Estado. O Roteiros Geo Turísticos já foi contemplado nacionalmente com o 29o Prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade do IPHAN, em 2016.

Circular se destaca como turismo cultural na cidade

Makiko Akao, do Circular
O Circular foi destaque na Revista da GOL companhia aérea, que em março teve como foco a cultura e o turismo paraense. Recentemente, o projeto também entrou para o mapeamento cultural da FUNARTE, por meio do projeto Territórios da Arte, realizado pela fundação em parceria com a UFF - Universidade Federal Fluminense (RJ), que em breve lançará uma publicação sobre o evento realizado, no mês de agosto, em Belém. 

O projeto também vem sendo chamado constantemente para falar sobre suas articulações com patrimônio, cultura e turismo em diversos eventos, e a cada circulação chegam a participar até 5 mil pessoas, que percorrem os espaços parceiros e participam das atividades de rua, uma delas, o Roteiros Geo Turísticos, que recebe até 200 pessoas por edição.

"Já percebemos um público de fora frequentando, vindos de outros lugares do país e do exterior, já comentando que se agendaram para vir na edição do Circular ou que estavam já por aqui e ouviram falar, que fomos recomendados. Temos um calendário fechado, divulgado em nosso site, o que facilita o acesso de quem está longe. Dá para se programar. Nossos eventos são de dois em dois meses, sempre no primeiro domingo dos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Este ano fecharemos com 20 edições realizadas", diz Makiko.

Além de um site e redes sociais, o Circular Campina Cidade Velha também publica a Revista Circular Digital, em que discute patrimônio histórico, cultural e humano, além de vislumbrar também o enorme potencial turístico dos bairros históricos. Não à toa, também inspirou um projeto de extensão que está em fase de conclusão pelas Faculdades de Turismo e Geografia da Universidade Federal do Pará.

As chamadas audiovisuais das edições

17a Edição - Junho
18a Edição - Agosto
19a Edição - Outubro

Outros vídeos sobre o projeto

Edição 16
https://www.youtube.com/watch?v=B4PcPe8XlIE&t=5s

Edição 17
https://www.youtube.com/watch?v=Len2G8u9BZI&t=6s

Drops
http://www.projetocircular.com.br/2017/09/espaco-valmir-bispo-no-circular/
http://www.projetocircular.com.br/2017/09/casa-do-fauno-no-circular/
https://www.youtube.com/watch?v=qa9gx4mF2Dw
https://www.youtube.com/watch?v=8lbYup1aqqI

Poder público e novas iniciativas

Página do Mini Guia Circular
Makiko Akao e Goretti Tavares também contam que ambos os projetos, tanto o Circular, que surge da iniciativa da sociedade civil, quanto o Roteiros Geo Turísticos, que nasce da pesquisa, dentro da universidade, além de realizarem suas ações, também vêm buscando maior aproximação com o poder público.

“É importante esse diálogo, a fim de contribuir para uma Política de Turismo, Cultural e Patrimonial, ou no sentido de mobilizar outros atores sociais para que juntos também se traga melhorias, revitalização e movimentação cultural para as ruas e espaços do centro histórico”, comenta Makiko.

Políticas Públicas interessam.  E seus efeitos podem ser ampliados com os resultados que podem trazer. Exemplo disso é o crescimento do Circular Campina Cidade Velha, que desde 2015 conta com patrocínio do Banco da Amazônia, por meio de edital capitaneado via  Lei Rouanet, que também permite doações de Pessoas Físicas.

O projeto também costurou apoios institucionais ao fazer conexões com o IPHAN, IOE-Pa, Setur, UFPA, Cultura Rede de Comunicação, Sistema Integrado de Museus e Fumbel, através da participação do Cine Olympia no dia da circulação. Essas parcerias são fundamentais para o fortalecimento da rede de espaços independentes e parceiros que atuam no Circular e no Roteiros Geo Turísticos.

Mini Guia para o Centro Histórico

Parcerias que viabilizam
Lançado esta semana e divulgado na FITA, a 1ª edição do mini Guia Circular é bilíngue, traz informações sobre o projeto Circular Campina Cidade Velha, sobre o centro histórico de Belém e um mapa dos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto, traçando os roteiros dessa rede de mais de 40 espaços criativos, entre galerias, restaurantes, ateliês, coletivos, que vêm somando a outras iniciativas e fortalecendo as atividades sócio culturais aquela área histórica da cidade. 

Há novos caminhos para o turismo, que vão além ou correm paralelos aos roteiros e direcionamentos mais tradicionais e alguns deles estão neste mini guia, uma criação da equipe gestora do Projeto Circular, que teve apoio de parceiros do projeto, da Imprensa Oficial do Estado - IOE-Pa - e da Secretaria de Turismo do Estado - Setur.

A iniciativa vem contribuir para o Turismo Cultural no Centro Histórico de Belém, um dos principais objetivos do projeto Circular. Trazendo novas e amplas escolhas a quem vem de fora, interessado em interagir com quem vive e atua de diversas formas na cidade, provocando o turista a entrar em contato com a nossa ancestralidade, sentir cheiros, aromas, sabores e visitando espaços culturais em que se respire histórias de afeto, lutas e lendas do imaginário popular e que também trazem a diversidade e a produção cultural contemporânea da região.

Os exemplares dos Guias Circular são gratuitos e estão disponibilizados ao público nos espaços do Sistema Integrado de Museus, no restaurante Remanso do Bosque, Hotel Princesa Louçã, Machados Plaza, Atrium Quinta de Pedras, Centro Cultural Sesc Boulevard, Kamara Kó Galeria, Casa do Fauno, Elf Galeria, Fox Vídeo e Na Figueredo.

Próxima edição do Circular traz novidades

E por falar em visitação, a 19ª edição do Circular Campina Cidade Velha chega aí em plena primavera, abrindo outubro em clima de Círio de Nazaré, quando a cidade literalmente começa a ferver. Quem conhece os costumes sabe que uma semana antes, litros e litros de maniçoba ficam a maturar no fogo, para serem servidos no almoço após a grande procissão. 

No domingo, 1º de outubro, diversos espaços culturais estarão abertos, com programações para todas as idades. Das 08h às 20h, a programação está recheada de oficinas, exposições, feirinhas, lançamentos, comidinhas do Círio e outras homenagens à época mais festival desta cidade. Dá uma conferida.

O projeto que já reúne mais de 40 espaços, nesta edição ganhou mais três parceiros, o Centro Cultural Sesc Boulevard e a Feira do Gibi, no bairro da Campina, e o Espaço Bangalô, na Cidade Velha. Além disso, para quem sentiu falta em edições passadas, a Elf Galeria e a Casa Oiam estão de volta. Confira a programação a seguir.

Mais informações: www.projetocircular.com.br

PROGRAMAÇÃO 19ª EDIÇÃO 

BAIRRO DA CAMPINA

ASSOCIAÇÃO FOTOATIVA - PORTAS ABERTAS

8h - Yoga na Fotoativa - Tunga Vydia
8h30 - Café no Jardim

Micro Oficinas

  • Aquarela com pigmentos naturais, com Débora Flor e Mariana Aguiar. Horário: 9h às 12h (duração 3h). Vagas: 6. Público-alvo: a partir de 14 anos.
  • Aviões de Papel, com João Mazzei. Horário: 9h30 (duração 1h). Público-alvo: adultos e crianças (a partir de 4 anos de idade). 
  • Arte q cola: Fotografia e Lambe Lambe na Intervenção Urbana, com Renata Aguiar. Horário: 9:30 (duração 2h). Vagas: 10. Público-alvo: acima de 15 anos. Requisito: traga um dispositivo de captura de imagens (câmera ou celular).
  • Origamis em fio, com Luisa Mazzei. Horário: 10h (duração 1h). Público-alvo: adultos e crianças (a partir de 10 anos).
  • Em cadernos, com Clara Mazzei. Horário: 10h30 (duração 1h). Público-alvo: adultos e crianças (a partir de 8 anos).
  • Gambiarra fotográfica ou como digitalizar seu filme fotográfico de modo alternativo, com Jorge Ramos. Horário: 14h às 18h (duração 4 h). Público-alvo: Fotógrafos amadores e profissionais. Requisito: Traga seus filmes revelados e sua máquina fotográfica.
  • Cadernos artesanais e reciclagem criativa, com Débora Flor e Joseana de Souza. Horário: 16h às 18h (duração 1h30 – 2h h). Vagas: 6. Público-alvo: a partir de 14 anos. Requisito: Traga os mais variados tipos de papel para experimentar.

Lab de projetos - O grupo Lab de Projetos da Fotoativa faz uma ocupação no piso superior do Casarão para abrir (um pouco de) seus processos criativos.

18h - Música no pôr-do-sol nas Mercês - Carimbó Som de Pau Oco.

16h - Quitutes das Manas - sabor regional - tradicional maniçoba e vatapá das manas Diná e Raquel.

8h às 20h - Lojinha - Produtos Fotoativa + Livros e revistas de Arte, Educação e Patrimônio, para ler, comprar e compartilhar.

8h às 20h - Brechó Fotoativa - Objetos, roupas, livros, discos e acessórios variados.

9h às 20h - Banquinha da Tribu - Fios, tecidos, papel reciclado, látex e produtos reutilizáveis. Peças exclusivas.

9h às 20h - Bar Fotoativa - Água, Refrigerante, Tijuca Promo e Longneck puro malte durante o dia todo.

CENTRO CULTURAL SESC BOULEVARD - Boulevard Castilhos França, em frente à Estação das Docas.
  • Encerramento da Mostra Mestras da Cultura, que objetiva visibilizar o trabalho de mulheres protagonistas nas culturas tradicionais paraenses. www.sesc-pa.com.br/mestras

10h - Pássaro Junino Tucano - com a Guardiã e Mestra Iracema Oliveira (Belém)

11h - Boi Veludinho - com a Mestra Socorro Corrêa (Belém)

CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL - R. João Diogo, 254, entre Tv. São Francisco e Av. 16 de Novembro. (91) 3213-4640. Horário: 9h às 17h

  • Venda de acarajés com a Quitanda de mãe Jucilene.
  • Exposição “15 anos de gravura”, dos artistas Jean Ribeiro e Glauce Santos

10h - “Roda de Conversa” às 10h, onde os artistas  falarão da sua trajetória com a exibição de vídeos de seu processo criativo.

11h - Banda Barravento.

ESPAÇO VALMIR BISPO SANTOS - Trav. Padre Prudência, 681, entre Gama Abreu e Silva Santos. Contato: 98889-5322. Aberto das 09h às 15h.

  • Exposição "Traços e Fé pela Amazônia" - Iconografia Marajoara do artista plástico Téo Lima.
  • Exposição "IDENTIDADE AMAZÔNICA" - quadros de Jorge Luis Tobias, artista plástico paraense.
  • "Um Jardim dentro de Casa" - Design de interiores, Paisagismo de Nathália Haber.

09h30 - Apresentação artística de Jeff Estoria;

10h às 15h - "Círio - Um toró de sabores" da Toró - Gastronomia Sustentável - comida tradicional (lanches e almoço) - orgânico e sustentável - chef  Wagner Vieira;

10h30 - Lançamento do livro "Escrevitos", de Cláudia Valeria F. Vidal, professora de Estudos Literários em Língua Inglesa na UFPa. Haverá pequenas leituras de seus escritos ao longo da programação.

12h - Apresentação musical - Vitória Brasil  - Agência Sá Produções Artísticas

Feirinha:

  • Angela Gemaque - Ver-Te Verde coleção de mini-Jardins de Cactos e suculentas em pequenos vasos de cimento também produzidos pela paisagista e suportes de vasos em macramê;
  • Eliana Amor Divino e Lana Lima - Li Divino Criação & Arte com a coleção "Ciriando" pautada no Círio de Nossa Senhora de Nazaré;
  • Vânia Santos e Moisés Andrade - Mosaicos, oratórios de material reciclado e azulejos antigos do Antiquário dos Azulejos;

FEIRA DO G!B! – Espaço Palmeira – Rua Senador Manoel Barata, esquina com a 1º de março.
9h às 14h - 11ª Edição da Feira do G!B! - Compra, venda e troca de gibis, LPs, DVDs, CDs, livros.

KAMARA KÓ - Trav. Frutuoso Guimarães, 611, entre Riachuelo e General Gurjão. Contato: 3261-4809. Horário: 10h às 18h.
  • Exposição coletiva "Lugares [in] Visíveis" - obras de Alberto Bitar, Ana Mokarzel, Mariano Klautau, Octavio Cardoso e Pedro Cunha.


INSTITUTO ARRAIAL DO PAVULAGEM - Boulevard Castilhos França, 738, em frente à Praça dos Estivadores. Horário: 10h às 12h.
  • 1º dia de oficinas e ensaios - Só chegar. São os preparativos para o Arrastão do Círio, cortejo que celebra a cultura popular e reverencia a padroeira dos paraenses. Ensaios de percussão, dança e perna de pau. O cortejo será dia 7 de outubro, após a Romaria Fluvial.

RESTAURANTE DONA JOANA - Comida 100% sem glúten – Tv. Campos Sales, 482, entre Aristides Lobo e Ó de Almeida. Cidade Velha. Contato: (91) 98819-5513. Horário: 11h às 15h.

O cardápio:

  • Rosbife De Filé Mignon
  • Suflê De Frango
  • Moqueca De Peixe
  • Bife De Chorizo Na Chapa

Sobremesas:

  • Bolo De Chocolate Com Calda De Morango
  • Banana Split

Música

  • Ao vivo com Marina Faciola
  • Venda de Lps

ROTEIROS GEO TURÍSTICOS - saída do hall de entrada no Terminal Turístico da Estação das Docas - (Portão da Avenida Boulevard Castilho França, às 8.30 h, ao lado do Ver-o-Peso).

Inscrições gratuitas pelo link: https://goo.gl/forms/IxnTef1iPTt4IfuI3

Percurso: Praça do Pescador, Feira do Ver-o-Peso, Pedra do Peixe e Doca do Ver-o-Peso, Mercado de Peixe, Solar da Beira, Erveiras, Mercado de Carne, Rua XV de Novembro, Igreja e Largo das Mercês, Boulevard Castilho França, Praça dos Estivadores, Praça Pedro Teixeira, Prédio da CDP, Porto e Escadinha do Porto, Estação das Docas, Forte São Pedro Nolasco.

Observações e Recomendações

  • Ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves,
  • O roteiro é a pé pelas ruas, não entramos nos prédios e termina por volta do meio dia.
  • O roteiro será realizado mesmo com chuva, recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva.

STAND BAR - Rua Carlos Gomes, 269, esquina com a Ferreira Cantão. Campina. Horário: 10h às 18h.

11h às 18h – Brechó “Tu nem sabes”

10h às 18h – Comidinhas regionais: maniçoba, caruru e vatapá.

10h às 18h – Set musical diferentão do bar

CAMPINA - BATISTA CAMPOS

CASA OIAM - Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 616, entre Padre Eutíquio e Presidente Pernambuco. Horário: 10h às 18h

Espaço - Café

  • Reinauguração Loja ‘O Cubo’ - lançamentos de coleções das marcas Labrocheira e Taka This
  • Classiclá Café Food
  • Exposição Nina Matos (parceria entre Elf Galeria e Casa Oiam)
  • Espaço Multi

10h às 11h - Yoga e Meditação (instrutora Tunga Vidya) - R$ 10

11h30 às 13h - Bate Papo Empreendiz - marcas convidadas: Taka This, Belém Folk.
Quintal

Bar Casa Oiam

  • Discotecagem (DJ Ana Flor)
  • Lanchinhos e almoço com a Chef Dani Serrão (Patê Patuá) - VÁRIAS OPÇÕES VEGANAS
  • Música ao vivo - Após às 17h paga R$ 5

Jardim

  • Lojinha Instituto Alachaster
  • Lojinha Terrarium
  • Oficina mini mundos (instrutor Daniel da marca Terrarium) - R$ 50

Sala 2

  • Oficina de fotojornalismo com Naiara Jinknss - R$ 20

CIDADE VELHA

BAR DO RUBÃO - Rua Gurupá, 441 - entre ruas Cametá e Rodrigues dos Santos. Contato: 99122-4232. Horário: 11h às 15h.

  • Cardápio sempre delicioso.

BAR NOSSO RECANTO (SALOMÃO) – Rua Siqueira Mendes, 24, em frente à Praça do Carmo.
Petiscos, música, comidas típicas, bebidinhas.

ESPAÇO CULTURAL BANGALÔ - Dr.Malcher, 389, entre Gurupá e Capitão Albuquerque. Horário: 10h às 17h.

  • Bazar do Círio no Bangalô - venda de vinis, vestuário, livros, quadrinhos e artesanato. A ideia é o reaproveitamento.
  • Venda de petiscos e bebidas.
  • Som de vinil

FÓRUM LANDI – Rua Siqueira Mendes, N. 60 – Praça do Carmo
10h às 17h – Exposição da Maquete Belém

RETIRO DA SÉ – Endereço: Rua Dr. Malcher, 21, entre Félix Roque e Pe. Champagnat, ao lado da Catedral da Sé. Cidade Velha. Horário: das 11h30 às 15h30. Buffet a quilo gourmet para almoço.

SISTEMA INTEGRADO DE MUSEUS

Museu de Arte Sacra (09h às 13h) - R. Padre Champagnat, s/n - Cidade Velha

Visitação do Museu: Composto pela Igreja de Santo Alexandre e pelo antigo Palácio Episcopal. Reúne acervo de mais de 400 peças datadas do século XVIII e XIX que incluem pinturas, imaginárias e objetos sacros.

Galeria Fidanza - Exposições:

  • Coleção de Muiraquitã do Governo do Estado Pará: Formada por artefatos que, por estarem associados ao modo de vida dos antigos habitantes da Amazônia, possuem sua importância histórica e arqueológica e é composta por objetos polidos e lascados de diversas matérias primas, sendo eles: ponta de projétil, batedores, machado de pedra e Muiraquitãs.
  • Exposição “Gráfica Colorida”: O artista Heraldo Cândido (Belém do Pará, 1982) nos apresenta a exposição “Gráfica colorida” onde desenvolve a gravura com base em diferentes técnicas, tais como xilogravuras, linóleo, serigrafia, lambe-lambe e tipos móveis.

Forte do Presépio (9 às 13h) - R. Padre Champagnat, s/n - Cidade Velha
  • Visitação do Museu: Fundado em 1616, narra a história da fundação de Belém e da colonização portuguesa na Amazônia, no século XVII a partir De circuitos expositivos.

Museu do Círio (9h às 13h) - R. Padre Champagnat, s/n - Cidade Velha
  • Visitação do Museu: Reúne no acervo peças de coleções que retratam o Círio de Nazaré.

Casa das Onze Janelas (9h às 13h) - R. Padre Champagnat, s/n - Cidade Velha
  • Exposição: Sala Ruy Meira - Traços e Transições - Arte Contemporânea brasileira.

MEP - Capela do Museu do Estado do Pará (9h às 13h) -  Praça D. Pedro II, s/n.
  • Exposição: Como ser moderno e restaurar o antigo: entendendo o Palácio de Landi hoje.

CIDADE VELHA - BATISTA CAMPOS

CASARÃO DO BONECO - Avenida 16 de Novembro, 815, entre Veiga Cabral e Praça Amazonas - Batista Campos. Tel.: 55 (91) 3241-8981. Horário: 10h30 às 12h
Oficinas - 10h30 às 12h

  • Técnicas circenses (acrobacia) - Com Virginia Abasto (Vida de Circo)
  • Confecção e manipulação de bonecos - Paulo Ricardo (In Bust Teatro com Bonecos) e Nanan Falcão.

Investimento: R$ 30,00 (1 adulto e 1 criança). Idade mínima: 6 anos. Chegar com 15 min de antecedência e roupas confortáveis para atividade física.

REDUTO - NAZARÉ

ELF GALERIA - Passagem Bolonha, 60 – Nazaré. Das 10h às 17h.

  • Exposição Natureza e Imanência, individual do Armando Sobral.

REDUTO

CASA DO FAUNO - Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin Constant e Rui Barbosa. Funcionamento: 09h às 20h.

  • Livraria - Promoções e descontos de livros novos e suados do sebo-livraria do Fauno
  • Labirinto de Sabores - Café (comidinhas e bebidas) e Comida de Bistrô
  • Loja - Acessórios do Círio e coleção de peças customizadas.

10h30 até 12h - Contação de Histórias para crianças - Com Patrick Marques

  • O gato da janela”
  • “Já fui anjo: histórias do Círio”

16h30 - Labirinto Sonoro Apresenta: show acústico com a cantora Aymeê.

Nenhum comentário: