1.10.17

O 19o Circular em ritmo de Círio e com novidades

Entre as novidades do projeto, estão o lançamento de um mini guia turístico do centro histórico e da nova edição da Revista Circular, e a entrada de três novos parceiros na circulação, a Feira do G!B!, o Espaço Bangalô e o Centro Cultural Sesc Boulevard. A 19a edição do Circular Campina Cidade Velha é neste domingo, 1º de outubro, com programação das 8h às 20h, em vários espaços culturais situados nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto.

A Revista Circular n. 2 completa três edições, contando a partir da revista piloto, n. 0. Desta vez, a publicação digital traz assuntos pertinentes às políticas públicas para o Centro Histórico e destaca ações da sociedade civil para melhorias nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto. 

A nova edição traz colaboração do professor e arquiteto Flávio Nassar, do crítico de cinema Marco Antonio Moreira e da designer de produtos, Elisa Arruda. Os 150 anos e a biblioteca do Grêmio Literário Português foram abordados na entrevista com Jorge Pina, da diretoria do clube. O prédio e suas instalações, de 1906, foram alvo do ensaio fotográfico de Janduari Simões. A revista traz ainda uma entrevista com o engenheiro agrônomo Daniel Oliveira, sobre o projeto Verde Cidadão, reportagem sobre o PAC das Cidades Históricas e os recursos destinados a vários prédios púbicos e praças situadas no Centro Histórico de Belém, além de um papo com a presidente da Fumbel, Eva Franco.

Lançada, em abril de 2016, como um projeto piloto, a edição número zero abordou o turismo sustentável no Centro Histórico. Na edição seguinte, destacamos o patrimônio humano – o cotidiano dos moradores e trabalhadores que estão no entorno do Porto do Sal, as ocupações artísticas na área, as atividades de luta da associação de moradores da Campina para transformar a realidade do bairro, a construção coletiva de um projeto de coleta seletiva para combater o problema do lixo, além de artigos de colaboradores, ensaio fotográfico e galeria de fotos.

Iniciativa do projeto Circular Campina Cidade Velha, que desde 2014, vem investindo em um circuito artístico, humano e patrimonial que estimule o movimento turístico, cultural e econômico independente no Centro Histórico de Belém. A coordenação da Revista é de Makiko Akao, com revisão de Yorranna Oliveira, projeto gráfico de Márcio Alvarenga e edição de Luciana Medeiros, que integram a equipe gestora do Circular. A Revista Circular também traz em seu conselho editorial, a arquiteta Dorotea Lima, o fotógrafo Alberto Bitar e a jornalista e professora da Faculdade de Comunicação da UFPA, Regina Alves.

Guia para circular no centro histórico

Em edição bilíngue, o mini Guia Circular do Centro Histórico de Belém também é outra conquista do Circular, em direção ao incentivo ao turismo criativo nos bairros mais antigos de Belém. 

A publicação foi lançada na FITA - Feira Internacional de Turismo da Amazônia, onde o Circular também foi apresentado, e já está circulando por aí com exemplares gratuitos, nos espaços do Sistema Integrado de Museus, Remanso do Bosque, Hotel Princesa Louçã, Machados Plaza, Atrium Quinta de Pedras, Sesc Boulevard, Kamara Kó Oficial, Casa do Fauno, Elf Galeria, Fox Vídeo e Na Figueredo.

A publicação traz informações sobre o projeto, o centro histórico, e o mapa dos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto traçando os roteiros dos espaços parceiros do Circular. Realização com apoio de parceiros, da Imprensa Oficial do Estado - IOE-Pa - e da Secretaria de Turismo do Estado - Setur.

Dê um rolê pelos bairros antigos de Belém

A 19a edição será envolvida por este clima já intenso do Círio de Nazaré e já vai dar pra sentir cheiros e sabores da época. Aliás, tem Roteiro Geo Turistico pelo Veropa. 

E além dos espaços que já conhecemos, mais três entraram nesta edição, o Espaço Cultural Bangalô, com aquelas comidinhas gostosas, vinis e bate papo; o Sesc Boulevard, que traz programação de encerramento do Mestras da Cultura, com Pássaro Tucano e Boi Veludinho e a Feira do Vinil, reunindo a galera pop, em pleno Buraco da Palmeira. 

As galerias trazem belas exposições, o Sistema Integrado de Museus abre gratuitamente - Casa das Onze Janelas, Museu do Estado, Museu do Círio, Museu de Arte Sacra e Galeria Fidanza. Ahhhh, tem um concerto de piano em homenagem à Helena Mais, na igreja de Santo Alexandre. 

O Bar do Salomão abre na praça do Carmo, junto com o Fórum Landi que tem aquela maquete incrível com o centro histórico em miniatura. Rubão e suas iguarias indefectíveis, o Casarão do Boneco, com oficinas de circo e bonecos, o Espaço Valmir Bispo, com mil coisas, a Kamara Ko Galeria, Elf Galeria, Casa do Fauno, Casa Oiam.

Tem a Casa Velha 226 lançando uma rede colaborativa de moradores da Cidade Velha, restaurantes Dona Joana, Retiro da Sé, Mercado do Sal, Igreja do Rosário, com missa em Latin, Pavulagem ensaiando para o arrastão da santinha, Fotoativa com uma jornada gigante de oficinas, encerrando com carimbó na Praça das Mercês, e enfim, bastante coisa pra gente caminhar sorrindo pelas ruas da nossa história. 

Na UFF - Interculturalidades

Depois de ter sido apresentado no Territórios da Arte, no mês de agosto, em Belém, como um dos projetos a representar a região norte no mapeamento cultural da Funarte, o Circular Campina Cidade Velha estará presente na mesa “Direito à Cultura: a cidade por direito”, dentro da programação do projeto Interculturalidades, que será realizado de 2 a 8 de outubro, em Niterói - RJ. 

Em sua sétima edição, o projeto dialoga com o Territórios da Arte, fruto de uma parceria do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense e a Funarte. 

O Circular é uma realização coletiva, mediada pela Kamara Kó Fotografia e Ministério da Cultura, com apoio da Lei Rouanet, patrocínio do Banco da Amazônia e Governo Federal e ainda de Milton Kanashiro, Tatiana Sá e Elna Trindade, por meio de Doação de Pessoa Física da Lei Rouanet. Co-patrocínio da Cultura - Rede de Comunicação, e apoio institucional do Iphan, Imprensa Oficial do Estado – IOE-PA e UFPA, por meio das Faculdades de Turismo e Geografia e NAEA.

Acesse:
Programação –  19a edição: http://www.projetocircular.com.br/?page_id=1913
Facebook: ocircular/
Instagram: @circularcampinacidadevelha
Twitter: @circularbelem
Aplicativo Circular no Googleplay

Nenhum comentário: