12.11.17

Casarão do Boneco abre inscrições para 3 oficinas

Produção cultural, teatro, dança e vídeo se misturam nos híbridos contextos que trazem cada uma das oficinas que iniciam nesta segunda-feira, 13 de novembro, no Casarão do Boneco. Ministradas por artistas que integram o coletivo, as ações serão oportunidade de compartilhar as reflexões e ações com profissionais das artes que vêm realizando projetos culturais atuantes em Belém.

Ana Carolina Marceliano é atriz, educadora e produtora integrante/fundadora do grupo Dirigível Coletivo de Teatro. Trazendo o projeto Brinquedos de Saúde, além de suas experiências no teatro desde a cena, direção, dramaturgia e gestão de projetos, ela convida o público a “colocar as ideias no papel para depois transformá-las em ação de fato”, algo que requer sensibilidade na escrita e uma escuta interna atenta ao que se deseja realizar e a quem vem servir o seu intento cultural.

A oficina Elaboração de Projetos Culturais terá 8 encontros para exercitar a elaboração de um projeto do início ao fim. Espaço de troca de experiências entre os participantes, também será um momento para ganhar uma boa consultoria para projetos em fase de elaboração.

“Toda empreitada cultural precisa antes ser sonhada para existir, por isso do dia 13 de novembro a 06 de dezembro, todas as segundas e quartas das 18h as 20h vamos sonhar juntos no Casarão do Boneco”, diz marina Cruz que também vai ministrar ofcina, ao aldo de Brenda Paixão.

Marina é facilitadora de encontros e comunicação interna no espaço Casarão do Boneco. Com vivências em dança contemporânea e técnicas circenses, ela também é Licenciada em Dança, pela Ufpa, e é integrante do coletivo de ocupantes Casarão do Boneco e grupo Projeto Vertigem. Brenda Paixão atriz e dançarina formada pela Escola de Teatro e Dança da UFPA, desenvolve pesquisa sobre Ecodança.

Essa é a primeira proposta de oficinas das duas artistas juntas, um encontro para gerar outros encontros, a oficina de Contato Improvisação para composição coreográfica é antes de tudo um espaço para o movimento livre.

Ao todo serão 6 encontros, de 13 a 25 de novembro, tendo como foco exercícios de conscientização corporal a partir do contato improvisação, buscando o fortalecimento do corpo em exercícios de enraizamento, uma metáfora que também direciona o corpo a buscar suas potencialidades.
Essa oficina traz como mote o elemento terra para criar uma composição coreográfica, ressaltando que é a abertura de um ciclo, podendo ter iniciantes nessa prática, mas que sejam curiosos do corpo.

A terceira oficina será com Lucas Alberto, formado em Multimídia, integrante do coletivo que ocupa o Casarão do Boneco, diretor do grupo Sorteio de Contos, ator, educador, capoeira/tocador e experimentador de audiovisual. Realiza mensalmente os vídeos de divulgação da casa junto a parceiros. 

Ele vai partilhar da sua pesquisa entre o video e o teatro, WEBNarrações políticas para um mundo melhor. Serão cinco encontros de três horas cada, com discussões e práticas de narração para vídeo. O objetivo é que cada inscrito conclua a oficina com um mínimo material para posterior edição e postagem no canal do Youtube do Casarão do Boneco. Para a experimentação, o público deve levar textos que tenham conteúdo crítico, serão realizadas práticas de narração, gravação, estudo breve de luz, câmera e som. 

OFICINAS

Elaboração de Projetos Culturais
com Ana Carolina Marceliano
De 13 de novembro a 06 de dezembro (segunda e quarta)
19h às 21h
10 vagas

Contato Improvisação para composição coreográfica
com Marina Trindade & Brenda Paixão
De 13 a 25 de Novembro (seg, qua e sáb)
10h às 12h
10 vagas

WEBNarrações políticas para um mundo melhor
com Lucas Alberta da Cunha
De 4 a 8 de Dezembro (segunda a sexta)
15h às 18h
Mínimo de 5 e máximo 10 vagas

Serviço
Valor: R$ 60,00 cada oficina
Inscrições: (91) 989498021 / salvecasarao@inbust.com.br
Casarão do Boneco (Av. 16 de Novembro - 815)

Nenhum comentário: