1.11.17

Lúcia Gomes faz cortejo performático em Icoaraci

A performance UNI-VOS, da artista Lúcia Gomes abre neste sábado, 4 de novembro, às 15h, a temporada de atividades do trimestre no Espaço Na Casa do Artista, em Icoaraci. A programação inicia com um cortejo performático que interligará três espaços de artes visuais, saindo do bairro do Paracuri, para chegar ao espaço Na Casa do Artista, próximo à orla. Entrada franca.

O movimento cultural de Icoaraci é pulsante. Da argila e mãos que moldam a Cerâmica do Paracuri, ao tambor que enaltece a cultura do carimbó, passando ainda pelas tradições do alimento e artes visuais. 

Neste final de semana, quem acompanhar o cortejo performance também vai apreciar, por entre linhas e cores, os cheiros e sabores amazônicos na vivência “Celebremos o Fogo e não as Cinzas”, um despertar dos sentidos nas comidinhas do bistrô da casa de Werner Souza e Auda Piani, além da poesias e sons que vão acalentar os amantes da arte, alimentando corpo e alma.

A concentração para o cortejo será às 15h, no Espaço Sacolagem, no bairro do Paracuri, onde estará sendo realizado o vernissage da exposição de Eco Esculturas de Faeli Moares. Em seguida Lúcia Gomes sairá carregando um beijú enrolado, subscrito com a palavra UNI-VOS, que funcionará como um bastão de corrida, até chegar Na Casa do Artista.

O Beijú/Bastão percorrerá a Avenida Soledade, onde ficam as olarias e exposições dos artesãos que trabalham com a cerâmica do Paracuri, seguindo pela Rua 15 de agosto (4ª Rua), dobrando ao lado da Igreja Matriz, onde faz a primeira parada, onde a artista reinaugura a Galeria do Foto SiMa. 

Em seguida, vamos para o Espaço Na Casa do Artista, onde ocorrerá a abertura da temporada de atividades, e um terceiro vernissagem, com obras do artista convidado, Sinval Santos. A Casa também estará expondo o acervo de obras do artista plástico Werne Souza, gestor do espaço, ao lado da produtora cultural e contadora de histórias, Auda Piani.

Lúcia Gomes, no trabalho de Faeli Moraes
Não à toa a artista Lúcia Gomes é convidada especial para esta programação. Ela traz na alma a noção de liberdade (e seus paradoxos), o respeito à vida e à justiça, elementos que norteiam sua produção exposta e suas práticas. Em duas décadas de uma produção complexa e ininterrupta, Lucia Gomes sempre tocou assuntos que passam pela violação de direitos humanos. 

Nascida em Belém do Pará em 1966, a artista corrobora a ideia de que por meio da arte se modifica a maneira de pensar, agir, ver e sentir o entorno e o mundo. Além de exposições individuais e participação em coletivas em várias cidades e países, a artista possui uma vasta prática de ações artísticas em espaços públicos, e mesmo no espaço virtual. 

“Com essa maratona artística pretendemos inaugurar um circuito de artes visuais em Icoaraci e abrir a programação do espaço, que reforça seu objetivo na interação entre áreas da linguagem e desdobramentos alinhavados nas poéticas, harmonizando encontros que vão além da contemplação da obra de arte”, explica Auda Piani.

Rompendo a lógica tradicional dos espaços de arte

Na Casa do Artista
O Coletivo “Na Casa do Artista” foi criado em 2011, com objetivo de reunir a produção e recepção de obras de arte, provocar vivências na relação da arte com o cotidiano que manifesta-se em intervenção urbana na comunidade local. 

Desde então vem realizando ações socioeducativas em parceria com escolas, exposição permanente do “acervo da casa” e as exposições temporárias que incluem convidados. 

O Espaço Galeria Sacolagem vem desenvolvendo ações artísticas e ambientais desde 2015 e abriga, desde 2011, a Eco Exposição "Vultos do Pará", Prêmio Instituto de Artes do Pará, 2011. É composta por eco esculturas de personagens da História do Pará, em que cada ecobusto é confeccionando com 600 sacolas plásticas, totalizando 9 mil sacolas, nas 15 peças. Mais do que arte, o trabalho de Faeli é um serviço a favor do meio ambiente.

Eco Esculturas

Francisco Caldera Castelo Branco
Eduardo Angelim
Lauro Sodré 
Antônio Lemos
Magalhães Barata 
Mestre Verequete
Ismael Nery
Dalcídio Jurandir
Líbero Luxardo
Júlio Cesar
Carlos Gomes 
Waldemar Henrique
Benedito Nunes
Guilherme Paraense
Nossa Sra. Nazaré

Simone e Jordan Machado
Já o Foto SiMa surgiu em 1968 fundado por Mateus Machado e Rosalina Melo, pais da fotógrafa Simone Machado. Atualmente, o Foto está sob a administração dos irmãos da fotógrafa, Elvis  e Jordan Machado, realizando fotografia social para eventos, ensaios fotográficos em estúdio e externo, filmagens, fotografia na hora para documento, "restauração" de fotos antigas, fotopintura e restauro de fotopinturas antigas.

Em 2016, além dos serviços oferecidos, o Foto abriu sua galeria. Foi inaugurado com uma exposição do acervo da família, que registrou o cotidiano da Vila durante quase 50 anos. O espaço abrirá neste sábado, 4, com a exposição e performance de Lucia Gomes, mas a intenção é oferecer também  oficinas de fotografia e sala de bate-papo com artistas.

Programação 

15h - Abertura - Espaço Sacolagem -  - Avenida Soledade, nº
- Abertura da individual de Faeli Moraes
- Projeto Sacolagem 
- Pintura dos Beijús - Performance de Lúcia Gomes

16h30 - Saída/Corrida 
- Repasse do Beijú UNI-VOS até o Foto SiMa

17h - Foto SiMa
- Abertura da exposição de fotografias de Lúcia Gomes

18h - Saída do Foto SiMa 
- Repasse do Beijú até o Espaço Na Casa do Artista

18h30 - Na Casa do Artista
- Vernissagem da exposição do artista convidado - Sinval Santos
- Mostra do acervo Na Casa do Artista - obras de Werne Souza 

19h: Vivência 
- “Celebremos o Fogo e não as cinzas”, abertura do bistrô

21h: Música e poesia.

Serviço
Abertura da Programação Trimestral do Espaço Na Casa do Artista. Endereços: O Espaço Sacolagem fica na Rua Soledade, entre a Dois de Dezembro (7ª rua) e a Oito de Maio, bem na esquina da Alameda São Pedro, no Bairro do Paracuri 1. E a galeria Foto Sima fica na Rua Padre Júlio Maria (3ª rua) nº753. O Espaço Na Casa do Artista, fica também na Rua Júlio Maria, n. 67.

Nenhum comentário: