19.11.17

“Sobre Voos” de Sinval Santos Na Casa do Artista

A exposição individual de Sinval Santos vai se despedindo do público no sábado, 25 de novembro, a partir das 19h, com um sarau trazendo participação do Grupo Cobra Venenosa e dos poetas Apolo da Caratateua, Jorge André, Norma Teixeira, Reginaldo Cesar e Vitor Gabriel + Lançamento do Livro “Poema Pássaro e outros versos migratórios”, de Clei Souza. Na Casa da Artista, em Icoaraci.

As obras em estilo surrealista de tendencia minimalista, como explica o artista, trazem figuras de aves se metamorfoseando em humanos, um estilo que ele começou desenvolver nos anos 1990, quando passou a abordar temas regionais e depois começou a mesclar a figura de aves com pessoas.

O vernissage de Sobre Voos abriu, no dia 4 de novembro, a programação trimestral do espaço cultural Na Casa do Artista, inaugurando o “Quarto do Convidado”, um cantinho especial  para receber obras de artistas visitantes. É a primeira exposição individual de Sinval Santos, que já participa de mostras coletivas desde os anos 1980.

Produzindo temas ligados à política, enquanto arte engajada e de protesto, em que denuncia situações produzidas pela corrupção, nesta nova fase, Sinval direciona a atenção sobre uma performance, segundo ele, mais intimista e preocupada com a estética, mas não descolada de uma de suas militâncias na atualidade, o veganismo. As aves que compõem seus desenhos e pinturas, se transformando em humanos trazem como mensagem a necessidade de libertação.

"Precisamos nos libertar dos padrões de humanidade, para que possamos nos alimentar do verdadeiro néctar da vida e voarmos livres de tantas coisas desnecessárias e perniciosas que nos aprisionam, entre elas o carnivorismo e o onivoríssimo”, afirma Sinval.

O convite para expor Na Casa do Artista foi feito em setembro, pelos anfitriões, a produtora cultural Auda Piani e o artista plástico Werne Souza, que também assina a curadoria. e que escolheu inicialmente 20 trabalhos, até que um telefonema da molduraria aflorasse o lado místico de Sinval. 

“O funcionário ligou para dizer que havia mais uma obra escondida na embalagem e eu imediatamente autorizei que também fosse emoldurada. E não deixei de pensar na numerologia, pois passaram a ser 21 quadros, seriam três vezes sete, número sagrado, e a somatória de dois mais um, voltariam aos três, formando uma pirâmide poderosa e com uma lua cheia em seu interior que na noite de 4 de novembro iluminou Na Casa do Artista, com tanta gente que aprendi a admirar, numa noite de sarau e muita alegria”, relembra.

Formado em Artes Visuais pela UFPA no antigo Curso de Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas, ele atualmente vem trabalhando como professor, em três turnos, deixando o tempo curto para se dedicar à carreira artística, mas sem desistir também.

“Venho desenhando, principalmente em técnica mista (lápis de cor, grafite, canetas esferográficas e hidrográficas e às vezes colagens) e prioritariamente, em papel tamanho A4, resultando em um número bem significativo de desenhos que precisam ser expostos”, comenta o artista.

Mergulhando no universo das artes, Sinval já integrou também alguns coletivos. O Atelier Livre, em 1988, que reunia na Escola de Arte Oficina, artistas iniciantes e já consagrados como o Alixa, Graça Santana, Klinger de Carvalho, André Nascimento, Cristina Albuquerque e Miro, com a intenção de discutir, produzir e divulgar trabalhos autorais, e em 1990, a ASAA - Associação de Amor à Arte -, coordenado por sua irmã, a artista plástica Edineia Sindona, que conseguiu promover mais de 40 exposições.

Além de artista visual e professor,  Sinval Santos também é poeta e músico autodidata. Toca violão e possui várias composições instrumentais. Também é letrista, faz melodias e, ainda por cima, como ele mesmo diz, se atreve a interpretar. Escreve poesias e contos e possui duas publicações caseiras: “Despertada Amazônia” e “Pólen Mizando a Educação”.

Música francesa e outras atrações até 2018

A programação do espaço vai até janeiro de 2018. No próximo dia 23, antes mesmo do Sarau da exposição Sobre Vôos, haverá show com a cantora e violonista francesa Elsa Scapicchi, acompanhada pelo percussionista Carlos Canhão e participação da cantora Nazaré Pereira.  São apenas 28 lugares por apresentação, com ingresso a R$ 15,00.

Anote:  O Espaço Na Casa do Artista fica na Rua Júlio Maria, n. 67, próximo à orla. Confira os detalhes até 2018, a seguir. Outras informações, pelo fone 91 98891.3224.  

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, 23/11, às 19h 
Show com a cantora Francesa Elsa Scapicchi  (Ingressos 15,00 – 28 lugares)

Sábado, 25/11, às 19h
Sarau Sobre Voos com participação do Cobra Venenosa, Apolo da Caratateua, Jorge André, Norma Teixeira, Reginaldo Cesar e Vitor Gabriel + Lançamento do Livro “Poema Pássaro e outros versos migratórios” de Clei Souza.

Sexta, 01/12, às 19h
Roda de Conversa: Saberes, identidade, tecnologias na produção 
de Cerâmica em Iocaraci

Sábado, 02/12, às 19h
Lançamento do Livro “Amazônia, Cultura e Cena Política no Brasil”
Abertura da exposição “Operárias” de Werne Souza - Coquetel: Sabores e Saberes.

Sábado, 09/12, às 21h
Show “Sem Chumbo nos Pés” do músico paraibano Naldinho Freire (Ingresso 20,00 - 28 lugares) + Exposição “Operárias”.

Sábado, 13/01/2018, às 19h
Abertura da exposição “Retratos” de Feli Moraes no Quarto de Convidados
Peça Teatral: Amor é um Sentimento - Dir. Maurício Franco. Elenco: Maridete Daibes e Jorge Cunha (ingresso 10,00 – 28 lugares).

De sexta a domingo - 19, 20, 21/01/18
Oficina e encontro de Contação de Histórias com Ymaraz Almeida Maiores (RJ). informações no período do evento.




Nenhum comentário: