15.12.17

Amostra Aí inicia com bazar no Casarão do Boneco

A última edição em 2017 começa mais cedo, em todos os sentidos. Abre neste sábado, 16, a partir das 14h, com o Bazar do Casarão e, em seguida, a partir das 18h, o AMOSTRA AÍ, que se antecipa ao final do mês e traz contações de histórias e espetáculo. Tudo no Casarão do Boneco. Pague Quanto Puder.

As atividades do Amostra Aí iniciaram em abril, sempre ocupando o Casarão do Boneco, espaço auto gestado por fazedores de cultura de Belém, que integram 7 grupos ocupantes da casa além de artistas independentes. Em dezembro, além de se antecipar ao final do mês, será antecedido pelo Bazar do Casarão, que reunirá os expositores Sanntta Encadernação, Espumas de Inaê, Franco Atelier, Bazar das Grrrl, Ateliê de Nanan e Morenaflo.

No Amostra Aí, a Cia Lama (Michel Amorim) traz ao público “Ananse e a História das Histórias”, lenda africana que fala de um tempo em que na Terra não havia histórias para se contar, pois todas pertenciam a Nyame, o Deus do Céu, mas Kwaku Ananse, o Homem Aranha, queria conta-las ao povo de sua aldeia. Um dia, ele teceu uma imensa teia de prata que ia do céu até o chão e por ela subiu. Ananse queria comprar as histórias de Nyame, que para conceder isso pediu um árdua tarefa a ele.

O Grupo Balariuê, de Alana Lima e Bárbara Monteiro, conta “Histórias de Sapo”. São três histórias de três obras diferentes sobre os sapos que rondam os contos de todos os tempos. Além das histórias, o grupo apresenta cantigas de roda e brinquedos cantados.

A programação vai encerrar com “Magavilha”, espetáculo premiado pela Funarte e Secretaria de Cultura de Sergipe, protagonizado pela palhaça Carmela (Iris Fiorelli), que participou como palhaça convidada do 3º Seminário de Palhaços e o 1º Encontro de Palhaças de Belém. 

O espetáculo será apresentado pela segunda vez no Casarão do Boneco, sendo mais uma oportunidade de prestigiar e dar muitas risadas. Em cena, uma palhaça tímida, atrapalhada, que não sabe muito bem onde se colocar. Ela espera a chegada de um mágico, curiosa, mexe numa mala misteriosa, passa por uma transformação e mostra que de tímida, não tem nada. 

Todas as ações realizadas no Casarão do Boneco proporcionam formação de plateia e movimento de capital financeiro e cultural, possibilitando a continuidade de existência do Casarão do Boneco, aberto para a cidade de Belém.

Serviço
Casarão do Boneco - Sábado, 16 de dezembro. A partir das 14h: Bazar do Casarão. A partir das 18h: Amostra Aí, com Cia Lama- Michel Amorim e Grupo Balariuê + Espetáculo Magavilha (Palhaça Carmela). Ingresso: Pague o Quanto Puder. Livre para todas as idades. Av. 16 de Novembro, 815, próximo à Praça Amazonas - São José Liberto.

Nenhum comentário: