19.12.17

Lia Sophia canta o novo álbum no Teatro do SESI

É o quinto da carreira. “Não Me Provoca” ganha show especial de lançamento em Belém nesta quarta-feira, 20, no Teatro do Sesi (20h). Além das novas composições o repertório traz sucessos como “Ai Menina” e “Ao Por do Sol”. O show conta com a participação do carioca Pedro Luís, produtor musical do álbum e dueto da cantora na faixa “Quero Ver Se Segurar”. Ingressos R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia).

Cantora, compositora e instrumentista, Lia nasceu em Caiena, na Guiana Francesa, em 1978, e veio para o Macapá ainda criança, cresceu e seguiu a carreira artística. Conhecida pelo som que mistura influências da música regional nortista, como a percussão do carimbó, com ritmos internacionais, ela já tem cinco álbuns na carreira: “Livre”, 2005, “Castelo de Luz”, 2009, “Amor, Amor”, 2010, “Lia Sophia”, 2013, e “Não me Provoca”, 2017.

O novo disco traz uma pororoca de ritmos, que vão do Carimbó ao Pop. “Não Me Provoca” faz dançar e, ao mesmo tempo, refletir sobre temas como liberdade e prazer feminino. Dentre as onze músicas do disco, dez foram compostas por mulheres – Lia Sophia assina oito delas. Os versos de “Eu me Chamo Amazônia”, cujo teaser foi lançado esse ano pelas redes sociais da cantora, sugerem a força feminina do álbum: “Não me provoca / Eu sou filha da floresta / E se o vento me sopra / Eu faço pororoca”.

“Eu havia composto várias canções, que, para mim, tinham caminhos bem diferentes, algumas dançantes, outras românticas; quando eu as apresentei para o Pedro Luís, ele disse que elas tinham uma voz e presença femininas muito fortes. Então seguimos esse caminho para definir o repertório final. Eu não compus pensando nisso, mas acho que esse era um desejo latente que naturalmente apareceu nas canções”, conta Lia Sophia.

Entre as onze faixas do novo álbum de Lia Sophia, destacam-se “Ela“, que traz como tema o empoderamento feminino e contou com a participação de Ney Matogrosso na gravação, “Fogo de Palha“ e “Outro Dia”, cujos versos abordam com leveza temas como o amor e as diversidades sexual, racial e de gênero, além de “Quero Ver Se Segurar”, gravada em dueto com Pedro Luís e “Me Beija”, com participação de Paulinho Moska.

A estética de Não Me Provoca segue o caminho de valorização das identidades sonoras brasileiras, misturando Carimbó, Banguê, Marabaixo, Zouk e Guitarrada com outras levadas da música Pop, como Funk, Reggaeton e Samba.

No palco, a banda que acompanha Lia Sophia é formada por Igor Capela na direção musical e guitarra, Charles no contrabaixo, Márcio Jardim na percussão, Marcelino Santos no banjo, Daniel Delatuche no trompete, Jó Ribeiro no trombone e Edvaldo Cavalcante na bateria, além da participação especial do cantor, compositor e músico carioca Pedro Luís.

Sobre o Álbum “Não me Provoca”

Lia com Pedro Luis e Ney Matogrosso.
Foto Selfie: Pedro Luiz (Facebook)
Com o título de Não Me Provoca, o quinto álbum de Lia Sophia é que mais aborda a temática feminina da discografia da artista. A produção musical é do compositor, músico e produtor carioca Pedro Luís, que divide a direção artística com Lia Sophia e Taísa Fernandes.  Gravado em Belém e no Rio de Janeiro, “Não Me Provoca traz ainda dois convidados em duetos especialíssimos: Ney Matogrosso e Paulinho Moska.

Nascida na Guiana Francesa Lia Sophia,  que começou sua trajetória musical no Pará, foi ao Rio para gravar com Ney Matogrosso a inédita “Ela”. “Adoro cantar músicas que falam da força da mulher. Gostei muito do trecho da música de Lia que diz que ela, a mulher, sangra todo mês”, elogiou o cantor, que apesar de ser um artista consagrado, é conhecido por gravar novos artistas com os quais se identifica. 

Os versos dizem: “Mulher, mulher, dona do próprio corpo, ela faz o que quer, ela sabe o que quer". Além da participação de Ney, “Ela” conta com a guitarra de Félix Robatto. “Parece um sonho, mas é realidade. Lágrimas nos olhos, coração na boca, arrepio na cabeça. Era assim que eu estava assistindo esse grande artista gravar uma música minha no meu disco novo”, conta Lia Sophia.

Já convidar Paulinho Moska, com quem gravou um dueto em “Me beija”, era um sonho antigo: "Para minha surpresa e de Pedro Luis, o Moska não só cantou como tocou um ronroco, instrumento de origem andina que ele mesmo levou para o estúdio. O Paulinho já chegou com arranjo pronto na cabeça, já sabia exatamente o que ia tocar. Pedro Luis até brincou  dizendo que miramos em um lugar e acertamos em dois", conta.

O álbum traz ainda uma versão de Lia Sophia para a música “Tuyo”, de Rodrigo Amarantes, abertura da série Narcos. Antes do novo álbum, Lia Sophia fez uma participação especial na “A Força do Querer”, como convidada do núcleo do Pará da novela que bateu recordes de audiência na faixa nobre da TV Globo.

Músicas:
  • Ela – (participação de Ney Matogrosso) – composição de Lia Sophia
  • Incendeia – composição de Lia Sophia
  • Hashtag – composição de Carla Maués e Cris Sousa
  • Quero Ver Se Segurar – (participação de Pedro Luís/texto: Pra Remediar) – composição de Lia Sophia
  • Eu Me Chamo Amazônia – composição de Lia Sophia
  • Não Quero Mais – composição de Lia Sophia
  • Fogo de Palha – composição de Nanna Reis
  • Me Chama – composição de Marquinhos Maraial, Tivas Miguel e Beto Caju
  • Teu – (versão da música Tuyo de Rodrigo Amarantes) – versionista Lia Sophia
  • Me Beija – (participação de Paulinho Moska) – composição de Lia Sophia
  • Hoje É Outro Dia – composição de Lia Sophia e Taisa Fernandes 

Mais sobre a artista

Serviço
Show de lançamento do CD “Não me Provoca”, de Lia Sophia, com participação de Pedro Luís. Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, às 20h, no Teatro do Sesi. Abertura da casa às 19h30. Ingressos: R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira). Venda online no  www.sesipa.org.br ou na unidade do SESI/PA da Av. Almirante Barroso, 2540 - Marco. Classificação indicativa: Livre. Informações: (91) 3366-0971 e 3366-0972.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da cantora)

Nenhum comentário: