24.1.18

Projeto Ver-o-Magic estreia no Casarão do Boneco

É isso mesmo, a magia que já envolve o Casarão do Boneco, vai ser intensificada, neste domingo, 28, com a estreia do projeto Ver-o-Magic. Antecipando as homenagens do Dia Internacional do Mágico, comemorado dia 31 de janeiro, a apresentação, que reúne quatro mágicos de Belém, começa às 10h, com a entrada na base do ‘Pague quanto Puder’. Anote o endereço: Av. 16 de Novembro, 815, entre Veiga Cabral e Praça Amazonas.

Quatro mágicos que amam e querem difundir sua arte prometem momentos de total atenção, encantamento e suspense, com números de magia que vão dos mais clássicos aos mais contemporâneos. Em aproximadamente uma hora de apresentação eles também prometem muita interação com o público. Em cada intervalo entre uma performance e outra, um apresentador conta um pouco sobre a história da magia no mundo.

“Faremos performances individuais e isso é muito bacana porque cada um de nós tem uma forma diferente de se apresentar. Tem os mais clássicos, que se apresentam de fraque, que fazem mágica com pombos, e tem outros que já fazem mais um formato de stand up, outros são mais cômicos e ainda tem os que trazem números mais infantis. São vários estilos de se fazer mágica. É um espetáculo para todas as idades”, explica o Mágico Nathan Corrêa.

Ele, Fabio Martins, Dalton e Oliver são mágicos profissionais, que vivem exclusivamente desse ofício e que costumam se apresentar em eventos particulares, mas buscam ampliar este mercado considerando que magia é arte e não apenas entretenimento.

“A gente viaja e faz cursos de aperfeiçoamento em magia, mas também aprimora canto, performance, faz aula de teatro e dança. Queremos que a magia seja vista como uma cultura e um grande espetáculo”, comenta Nathan.

A magia do circo em cena na capital paraense

A história do circo e seus personagens é presente em Belém, sob a lona de um circo ou não. Quem lembra aí do Palhaço Alecrim? Além dos famosos clowns, os números de mágica sempre chamaram atenção nos espetáculos. É vivo também, em nossa memória, por exemplo, o célebre Chamom, mágico sempre presente nos aniversários infantis nos idos anos 1970 e 1980.

Para além do imaginário infantil, muitos profissionais atuantes hoje tiveram contato com diversos mágicos, alguns internacionais, que chegavam com os circos, e ficavam por aqui formando artistas independentes enquanto se apresentavam em eventos e outras comemorações.

Cantarelli, famoso Ilusionista brasileiro nascido em Curitiba (PR), que percorreu com seu grande espetáculo os cinco continentes em 1934, também chegou a se apresentar na capital paraense. No ano 2000, o italiano Rafael Voltan passou por Belém e formou o Grupo Circulo Mágico. Deste saíram muitos dos mágicos atuantes hoje na cidade. 

A atividade circense enquanto companhia itinerante que traz junto vários artistas com números incríveis, picadeiro e lona, pode estar mais rara, principalmente nas grandes cidades, mas a cultura do circo não! Ela vem sendo resgatada, renovada e reinventada a partir do interesse de diversos artistas. 

Há grupos que misturam linguagens do circo a dança e a do teatro, e outros que se dedicam à cultura do clown. Entre estes artistas, a argentina Virgínia Abasto, radicada em Belém, vem desenvolvendo um trabalho de difusão e incentivo à arte circense há alguns anos. 

Foi assim que ela conheceu o grupo de mágicos do Ver-o-Magic, realizando o espetáculo “Varieté", do Vida de Circo, um dos coletivos que atuam no Casarão do Boneco. As apresentações do Varieté reuniam diversos grupos de circo e faziam sucesso, eram mensais, e traziam diversos números da linguagem circense. Em uma de suas versões foi criado um espetáculo só com números de mágica.

“O meu contato com os artistas circenses tem como foco manter as coisas do circo vivas e ativas. Já trabalhei com o Nathan algumas vezes e até desenvolvemos um número de mágica. Quando falamos neste projeto, o Ver-o-Magic, propus ao Casarão do Boneco, e fechamos esta apresentação de domingo. Esperamos que o público goste”, diz a atriz que também integra o espetáculo como a apresentadora que auxiliará os mágicos na interação com o público.

Serviço
Ver-o-Magic. Neste domingo, 28, às 10h, no Casarão do Boneco. Ingresso: Pague quanto Puder. O que for arrecadado será revertido à manutenção do espaço. Na Av. 16 de Novembro, 815, entre Veiga Cabral e Praça Amazonas. Mais informações: 91 9 82848739.

Nenhum comentário: