5.5.18

3 meses depois algo de bom no reino da guitarrada

Barcarena é festa para o lançamento do projeto “Filhos do Mestre”, neste sábado, 5, no Espaço Amazon Fest. Em memória a Mestre Vieira, falecido dia 2 de fevereiro, o show produzido pelos filhos conta com Mestre Curica, Ginno da Guitarra, Mestre Solano, Os Dinâmicos - Raízes da Guitarrada e do músico Bruno Rabelo.

A iniciativa que busca manter viva a memória de um artista cuja importância extrapola as fronteiras do país, é a ponta de um fenômeno de afeto e respeito conquistados por Mestre Vieira ao longo de sua jornada aqui na terra. Desde que ele partiu para as estrelas, que vários músicos da cidade têm olhado de forma mais apaixonada pela guitarrada. Não é só uma impressão. 

Talvez seja uma forma de lembrar Joaquim de Lima Vieira, uma maneira de não deixar que se apague sua memória e dessa cultura musical ser repassada às novas gerações. Além disso, surgem conversas de se abrir uma escola de música de guitarrada, esforços em ajeitar a casa memorial que abriga o quarto de Mestre Vieira, com suas medalhas, guitarras, blusas de shows históricos, para receber o público. 

São todas ideias que valem à pena e são de uma coerência atroz quando se fala em preservar a memória de um mestre de nossa cultura, o criador da guitarrada em sua própria cidade. São iniciativas para se cultuar e reconhecer um patrimônio cultural imaterial. Barcarena, sendo o berço de Vieira, deveria dar esse exemplo, onde mais seria melhor para existir um Museu da Guitarrada, se não na cidade em que viveu o mestre, onde está sua casa, que também precisa ser preservada?

Mestre Vieira (1934 - 2018) deixou um legado musical de reconhecida importância para a cultura brasileira. Iniciou muito jovem, gravou vários LPs, viu a lambada se internacionalizar, nos anos 1990, e voltou a tona, uma década depois, mostrando novamente ao mundo seu talento e inventividade. Em 2008 ele já havia recebido a Medalha de Honra ao Mérito da Cultura Brasileira, representando o grupo Mestres da Guitarrada, ali já um reconhecimento a ele como o criador do ritmo. 

Mais recentemente, estivemos em Niterói, no Rio de Janeiro, para receber mais uma premiação nacional, uma placa da FUNARTE e UFF, reconhecendo a ele a criação do ritmo e sua importância para a cultura brasileira. Levamos uma apresentação simbólica do grupo "Os Folhos do Mestre", com apenas Waldecir e Wilson, que se apresentaram acompanhando um áudio do próprio Mestre Vieira tocando músicas como Loirinha, Guitarrada Magnética, Guitarreiro do Mundo e Lambada das Quebradas, já anunciando os 40 anos do primeiro disco gravado por Vieira e Seu Conjunto e lançado em 1978.

Filhos do Mestre reúnem amigos e admiradores da guitarrada

A ideia de criar Os Filhos do Mestre surgiu quando o Vieira ainda estava vivo, em 2017. Trazendo a obra do guitarrista à tona, tem como objetivo manter as sonoridades originais mescladas a releituras. Trazendo a obra do guitarrista à tona, mantendo sonoridades originais mescladas a releituras.  Além de Wilson (teclado) e  Waldecir Vieira (baterista),  o grupo conta mais um irmão na percussão, Waldir Vieira, além dos guitarristas de Barcarena, Dhiosy Marques, que aprendeu guitarrada ouvindo Vieira e Seu Conjunto, e Rodrigo Magno, de apenas 16 anos, seguidor do Mestre, com quem ainda teve oportunidade de tocar e aprender muito. O baixo foi assumido por mais um músico de Barcarena, Leidyson Silva.

O projeto teve pré-lançamento em Belém na II Feira Livre de Arte e Cultura do Fundação Cultural do Pará - CENTUR, em março, e agora se afirma na terra de Mestre Vieira, onde o lançamento começou a ser divulgado pelas redes sociais, mas também com carro som na rua, faixas pela cidade e está sendo divulgando pessoalmente pelos filhos músicos. "Levamos convite em mãos para algumas pessoas, os que gostavam do papai. Então está sendo tudo bem aceito e encaminhado, em cima de nossas expectativas", me conta Wilson Vieira.

O show traz participação de Mestres Solano e Curica, dois grandes amigos e parceiros de Mestre Vieira. Também estarão presentes Os Dinâmicos, que reúne Lauro Honório, Dejacir Magno e Luis Poça, músicos que tocaram com Mestre Vieira e gravaram LPs nas décadas 19080, além de Cassiano Neto (baixo), Jairo Rocha (bateria), Waldo Possa (voz) e Bob (percussão). O grupo cresceu e agora, além de Dinâmicos, também leva no nome Raízes da Guitarrada.

Tocam de Vieira, e mandam pesado na cúmbia, merengue e lambada, que nada mais são ritmos que entremeiam a própria guitarrada. Outra participação especial é de Ginno da Guitarra, projeto de Idalgino Cabral, músico que gravou alguns LPs, com Mesre Vieira, e também chegou a integrar o projeto Mestre Vieira e Os Dinâmicos, entre 2011 e 2012. Ele acaba de gravar o primeiro CD, se lançando guitarrista, e homenageando Vieira. É obra de discípulo para mestre.

Bruno Rabelo também leva sua guitarra para esta homenagem. Ele, além de pesquisar guitarrada, também tocou na banda Cravo Carbono com Pio Lobato que estava descobrindo o ritmo e se unindo a Mestre Vieira para uma jornada com Os Mestre da guitarrada. Bruno Rabelo convidado a participar do projeto Mestre Vieira e Seu Conjunto Musical, em 2015, viajou conosco a Recife e fez turnê de lançamento de Guitarreiro do Mundo, último CD lançado por Vieira. 

O show traz produção e direção musical de Waldecir Vieira e Wilson Vieira. "Nos organizamos para fazer um lindo lançamento do projeto Os Filhos do Mestre. Para realizar a festa contamos com algumas parcerias. A secretaria de cultura tá ajudando na decoração do espaço. Pedimos a prefeitura palco, iluminação e som e outros amigos fizeram propaganda. Alguns amigos nos deram pequenos apoios financeiros para cobrir custos de produção", diz o tecladista.

O repertório do show faz um grande passeio por músicas que foram tiradas dos primeiros ao últimos LPs e CDs. "Desde que papai se foi que decidimos que vamos cuidar de seu legado, tanto da parte musical, mas também material. 

Achamos importante e fundamental dar continuidade ao seu legado. Por isso eu e Waldecir tomamos a frente desse projeto, mas tudo com apoio dos meus irmãos Kim, Tuta e Waldir, que também tá tocando com a gente. Já deu certo, temos outras datas já marcadas de shows", continua.

Além do projeto Filhos do Mestre já há outra iniciativa de memória em andamento, a escolinha de futebol para crianças, que leva o nome do músico, fundada pelo filho Wilson Vieira, tecladista, e um dos mais apaixonados pelo esporte, puxando ao pai, que fundou pelo menos uns três times de futebol em Barcarena, entre eles, o Clube Atlético Barcarenense.

O time, aliás, que continua na ativa, cede espaço à escolinha, mas essa história é outra, e parte dela já contada no mini doc  “Passe de Mestre - Histórias de Música e Futebol”, feitop ara o projeto Sonora Pará - TV Cultura. Por enquanto melhor que contar, é viver, estou indo ver de perto esta festa, que também comemora o nascimento de Joaquim Ferreira Vieira, outro filho percussionista do guitarrista.

Nenhum comentário: