22.9.16

Turismo cultural e sustentável no Centro Histórico

Uma nova e fundamentada proposta de intervenção turística e cultural nos bairros do Centro Histórico (Campina, Cidade Velha e adjacências). É o que pretende elaborar o projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, intitulado “Viabilidade Turística no Centro Histórico de Belém: intervenções turísticas-culturais integradas ao Projeto Circular no Centro Histórico de Belém /PA”. A palestra de apresentação será realizada, na segunda-feira, 26 de setembro, das 19h às 21h, no auditório do SINDLOJAS.

O projeto será coordenado por Diana Alberto, pela Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará - UFPA, em parceria com os professores Goretti Tavares, da Faculdade de Geografia, e Silvio Figueiredo, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, e Makiko Akao, do Projeto Circular. As atividades já iniciarão em outubro, com objetivo de dinamizar o aproveitamento de diferentes setores presentes nesta área da cidade, para a efetivação de um turismo cultural e sustentável.

A parceria da FACTUR, FGC e NAEA com o Circular vem sendo fortalecida desde o início do ano quando, a partir de um Roteiro Geo-Turístico realizado exclusivamente para produção de conteúdo da edição piloto da Revista Circular, foi levantado o tema do turismo sustentável. A equipe da revista percorreu com a professora Goretti Tavares, por exemplo, o trajeto das entranhas da Campina, para a reportagem sobre uma cidade invisível escondida na Campina, bairro repleto de belezas arquitetônicas e marcos históricos, e para o ensaio fotográfico de estreia da revista, com o fotógrafo Marcelo Lélis.

Oficinas e atividades diversas

Foto: Irene Almeida
O projeto de extensão da universidade vai oferecer dinâmicas culturais, sociais, econômicas e turísticas, que serão aplicadas para fomentar o desenvolvimento de atividades ou temáticas sobre Turismo, Patrimônio e Cultura no Centro Histórico de Belém, num exercício de aproximação e empoderamento das pessoas que vivem e/ou trabalham nestas áreas de patrimônio e diversidade cultural, ou mesmo das que estão de passagem, como turistas, ou ainda simples transeuntes desavisados, interessados no assunto.

“Os moradores, por exemplo, terão a oportunidade de aprender um pouco sobre os temas e entender que o turismo pode ser mais um instrumento para agregar valor e identidade ao espaço cultural e patrimonial ao local em que eles vivem, e quem sabe eles mesmos possam vir a criar roteiros turísticos nos bairros. Teremos oficinas de projetos também, pensando dessa forma, em repassar aos inscritos, ferramentas teóricas e práticas, para atuarem nessa possível consolidação do turismo cultural”, explica Diana Alberto, da Faculdade de Turismo da UFPA e coordenadora do projeto de extensão.

Diana Alberto acredita que o projeto traz uma nova proposta dentro da área do turismo e da cultura para o Centro Histórico de Belém e irá colocar em evidência este potencial, diagnosticando, levantando informações para disponibilizá-las a fim de estimular mais pesquisas e propostas que possam surgir nas instituições de ensino superior, e também de espaços culturais, estabelecimentos públicos e privados.

Foto: Irene Almeida
“O que já tivemos de pesquisa na universidade até o momento foram Trabalhos de Conclusão de Curso TCC sobre o tema do turismo no Centro Histórico, apontando em sua maioria, a possibilidade sim desse espaço da cidade se tornar um espaço turístico, mais consolidado”, revela Diana.

A professora ressalta que para ser consolidado, o turismo no Centro Histórico é preciso de mais investimento em segurança, coleta de lixo, ordenamento de trânsito nas vias, além de programações culturais e sociais, isso tanto por parte do poder público (municipal e estadual), quanto do setor privado.  

"A efetivação de um turismo sustentável e focado na economia cultural e criativa depende disso e de outras coisas, como a valorização dos produtores culturais, seja a (o) pequena (o) artesã (ão) e dos espaços culturais, para garantir os direitos dessas pessoas produzirem e da população poder consumir essa cultura. Acreditamos que o Circular já vem proporcionando essa integração entre esses espaços privados culturais que existem na região, com a população moradora e comerciante. E o turismo pode ajudar muito, desde que haja também a implementação de políticas de cultura que valorizem as iniciativas", diz.

Centro Histórico Comercial, Cultural e Turístico

Foto: Marcelo Lélis
O Centro Histórico de Belém é enfatizado, hoje, como ‘centro histórico comercial’, mas na opinião de Diana e pelos objetivos do projeto, esta área da cidade "precisa se tornar e ser reconhecida como um "centro histórico cultural-turístico e comercial", enfatiza. 

"Os comerciantes do bairro também são convidados a participar do projeto", convida Diana. A ideia é que além de ser lugar da economia da cidade, o Centro Histórico possa se tornar referência cultural e turística no país e lugar de desejo aos que vem de mais longe ainda. "Nesta área temos espaços com música, gastronomia, arte, fotografia, artesanato, e também lojas, camelôs. Tudo isso pode potencializar o Centro Histórico de Belém enquanto espaço criativo de cultura e economia”, diz a professora.

A palestra da próxima segunda, 26, é aberta ao público. “Esperamos ter participação massiva dos moradores e comerciantes dos bairros envolvidos, estudantes seja da UFPa e de outras, que estão ligados ao turismo, cultura, arquitetura, além de instituições publicas a nível municipal e estadual, voltadas ao turismo e à cultura, empresários que tenham interesse na temática, além dos participantes do Circular", diz.

“A palestra será uma ação ainda tímida, digamos assim, mas que esperamos ampliar e trazer as pessoas para mais perto de nós, do projeto, do Circular, e que essa seja uma iniciativa que possa trazer mais parceiros e mais ações não somente para o Centro Histórico e para outros bairros da região metropolitana que tenham essas características”, finaliza Diana Alberto.

Serviço
Palestra de apresentação do Projeto (FACTUR/ FGC/ NAEA/ Projeto CIRCULAR). Na segunda-feira, 26, das 19h às 21h, no Auditório do Sindicato dos Lojistas SINDLOJAS - Rua Gaspar Viana, 858 (entre Tv. Piedade e Rua Gen. Henrique Gurjão) – Bairro do Reduto. Mais informações: 91 98127.2218 e 998831.1480.

3 comentários:

Thiago Cagna disse...

Parabéns aos envolvidos. O turismo planejado e feito de forma consciente pode trazer benefícios ao meio ambiente e a comunidade local. E o envolvimento do poder público, além de ser essencial em alguns casos, com certeza traz mais incentivos aos empreendimentos e pessoas que praticam o turismo sustentável.

Caso queiram mais informações sobre Turismo Sustentável, convido-os a conhecer o Portal EcoHospedagem (www.ecohospedagem.com) que há mais de 5 anos visa incentivar práticas de sustentabilidade no turismo.

Um abraço,

Thiago Cagna

Holofote Virtual disse...

Olá Thiago, grata pelo comentário, sem dúvida iremos acessar o site, vou repassar aos coordenadores do projeto.

Holofote Virtual disse...

Thiago, conheça também o projeto Circular, acesse o site: www.projetocircular.com.br