5.8.17

Tem Roteiros Geo Turístico pelo bairro da Campina

Fotos de Marcelo Lélis - Publicadas Revista Circular
O 18o Circular Campina Cidade Velha é neste domingo, 6. Dentro da programação, o Roteiro Geo Turístico, projeto de extensão da UFPA, que vai passar pelas entranhas da Campina, mais uma vez. Vai sair às 8h30, no Museu do bonde, na Av. Portugal com a João Alfredo.

Em 2016, o mesmo percurso feito com a professora Goretti Tavares, uma das coordenadoras do projeto,  resultando em um ensaio fotográfico de Marcelo Lélis, publicado na edição de estreia da Revista Circular.

Belém é cheia de invisibilidades. Passamos batidos, muitas vezes, por verdadeiras relíquias do nosso passado, algumas abandonadas, outras submergidas em poluição visual, tão frequente em todo o Centro Histórico de Belém. No bairro do Campina desvendamos uma cidade invisível, escondida no cotidiano de um centro comercial de plano caótico. Só que ainda tem muita coisa lá. Arquitetura europeia, diversas influências, portuguesa, italiana, moura. Diversas culturas. É um mergulho na história arquitetônica.

Para participar acorde cedo. A aula inicia já no ponto de partida, em frente ao Museu do Bonde, bem no início da Avenida Portugal, com João Alfredo, espécie de divisa entre o bairro da Campina/Comércio, com a Cidade Velha.  E é ali mesmo na concentração, que inicia a aula. Os bondes de Belém e suas rotas pela Campina, informações sobre a Rua João Alfredo, uma das mais badaladas na Bélle Époque.

O percurso do Roteiro Geo Turístico segue pelas entranhas da Campina. Não pense que vai andar ali pelo o Ver-o-Peso, este, tem um percurso próprio, tamanha a importância econômica e diversidade cultural que dele emergem. Neste caso, saímos da Avenida Portugal e seguimos pela Rua João Alfredo, Travessa Frutuoso Guimarães, Rua Campos Sales, Arquivo Público do Pará, Igreja Nossa Senhora dos Homens Preto, Fábrica Palmeira, Igreja de Santana, Rua Santo Antônio e Igreja de Santo Antônio.

Em meio a isso, vemos um centro comercial com grande variedade de serviços, uma localização estratégica, e todo um patrimônio histórico, tudo a espera de reconhecimento. No dia a dia, é lugar de grande movimento de pessoas, à pé ou de carros em ruas estreitas. Aliás, a Campina é também passagem da procissão religiosa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Grande circulação e importância histórica do bairro 

A importância histórica do bairro também foi abordada na segunda edição da Revista Circular, em uma entrevista com Joana Darc Ferreira de Lima, vice presidente da Associação de Moradores e Comerciantes da Campina, e Samy dos Santos Gentil, da assessoria jurídica da entidade.

Neste domingo (6), vale experimentar. Os roteiros Geo Turisticos são todos gratuitos, os participantes são, em sua maioria, moradores da cidade ou paraenses a passeio pela capital.

Aos poucos também começa interessar a turistas. É um sucesso e a fórmula é a seriedade e o compromisso com que é conduzido. Não à toa foi um dos vencedores da 29º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN, na categoria projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.

Todas as vezes que se divulga uma saída, nas redes sociais, dezenas, chegando ás vezes a centenas de pessoas se inscrevem e comparecem. Há inscrição prévia, on line, e segurança pública solicitada com antecedência.

Há recomendações aos que encararem a caminhada, mesmo que faça chuva. Ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves. O roteiro é a pé e não há entrada em prédios históricos. Se puder, leve um guada-chuva ou capa de chuva, sabe como é, estamos em Belém do Pará

Serviço
Passeio Geo Turisticos - Campina. Neste domingo, 6 de agosto, com saída às 8h30, do Museu do Bonde, na Avenida Portugal, com João Alfredo.  Para saber mais, acesse o evento: https://www.facebook.com/events/2015527628676653/ . Acesse também a programação completa do 18o Circular Campina Cidade Velha - www.projetocircular.com.br

Nenhum comentário: