25.9.17

Mestras da Cultura tomam conta do Sesc Boulevard

Uma energia feminina poderosa estará presente nos próximos dias em Belém do Pará, sendo oportunidade única de conhecer as histórias e contribuições de mulheres mestras em saberes e fazeres, que se relacionam com as culturas tradicionais no Pará. A primeira edição do projeto “Mestras da Cultura” realizará, de 26 a 1º de outubro, oficinas e apresentações com a participação e mediação de mulheres de Abaetetuba, Belém, Cachoeira do Arari, Castanhal, Cametá, Soure, Marapanim e São Sebastião da Boa Vista. O Sesc Boulevard fica na Av. Boulevard Castilho França, em frente à Estação das Docas - Campina. Entrada franca.

A abertura do “Mestras da Cultura” será nesta terça-feira, 26, às 19h, com o Sarau "Terra Mulher", de Heliana Barriga e Vilma Monteiro. Haverá leituras que trazem temas como a semeadura, a fertilidade, o abuso e a violência. Formada em agronomia, Heliana, que foi uma das fundadoras da Embrapa, traz à tona uma produção poética ainda pouca conhecida do grande público. Neste sarau ela reapresenta esta outra faceta, carregada de denúncia, força e empoderamento enquanto artista-mulher.

A semana segue na quarta-feira, 27, às 18h, com o relato de pesquisa sobre “O protagonismo de mulheres nas culturas populares”, de Jorgete Lago, professora e etnomusicóloga. Em sua pesquisa de doutorado ela traz como tema as ações de protagonismo junto a doze mulheres lideranças de Cordões de Pássaros e Bichos, Pássaros Juninos, Boi Bumbá, Boi de Máscaras e Pastorinhas, na cidade de Belém e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.

Logo em seguida, às 19h, será lançado o filme “Arpilleras: bordando a resistência”, filme do Movimento dos Atingidos por Barragens, seguido de bate papo. O longa-metragem percorre as cinco regiões do país e em cada local capta a singularidade, mas também a história coletiva de força e resistência das mulheres e a costura que, muitas vezes vista como tarefa “do lar”, transforma-se em ferramenta de empoderamento.

Na quinta-feira, 28, às 19h, entra em cena o Coletivo Omó Babá Orun, com Mametu Katia Hadad, sacerdotiza do Candomblé Angola, que milita pelas religiões de matrizes africanas no Pará. 

Em 2014, ela fundou o Coletivo Cultural Omó Babá Orun junto a um grupo de afrorreligiosas (os) do Candomblé Ketu, Angola, Tambor de Mina e Umbanda, com objetivo é levar os toques, as músicas e as danças aprendidas no terreiro para outros espaços e assim promover as culturas de paz e o combate a intolerância. 

No Sesc, o Coletivo fará a apresentação "Laroiê" (saudação a Exú, o comunicador entre as divindades do panteão africano), uma evocação para trazer a energia feminina e celebrá-las, representadas nas religiões de matrizes africanas por Yemanjá e as outras Yabás, Oxum, Iansã, Nanã e Obá.

Contadoras de histórias rendem homenagens

Na sexta-feira, 29, às 11h, tem Histórias infantis em homenagem às Mestras Nina Abreu e a Pajé Zeneida Lima, com as contadoras de histórias Ana Selma e Ester Sá (Belém). 

Em “Nina, Brincadeira de Menina”, Ester Sá trata sobre a vida de Nina Abreu, mulher artista, filha da cidade de Abaetetuba e uma das representantes das culturas tradicionais, tendo se dedicado a muitas áreas da cultura popular, incluindo a arte dos brinquedos de miriti.

Já Ana Selma dará vida às histórias infantis "Dona Chica", "Perigo na floresta" e "Escola AEIOU", de autoria da Pajé Zeneida Lima. Nascida em Soure, desde criança Zeneida iniciou seu aprendizado sobre o mundo místico dos Caruanas e aceitou sua missão de vida de buscar a preservação da natureza e o bem estar das comunidades do Marajó.

À noite, haverá apresentação do Grupo de Samba de Cacete, com a Mestra Iolanda do Pilão, de Cametá. O samba de cacete é uma manifestação comum à região do Baixo Tocantins, associada pelas pessoas mais velhas às celebrações e desafios trocados entre os mocambos do Mola e Tomazia - quilombos amazônicos localizados na cabeceira do Rio Itapocu, Cametá. 

Marcado pelo ritmado toque dos tambores de madeira com dois tocos e pelos cantos e dança repletos de melancolia e resistência, a manifestação se espalhou da região rural para o centro de Cametá, e aos 05 anos Iolanda do Pilão aprendeu a dançar o samba, ao acompanhar a mãe nas rodas. Com seu perfil de liderança, atualmente o seu grupo é o único existente na área urbana de Cametá, o qual ela mantém com muita dedição e resistência junto de outras senhoras cametaenses.

Um sábado encantado e cheio de batuques

No sábado, 30, às 10h, haverá Roda de Conversa e Vivência - Pajelança cabocla: saberes e (en)cantos, com a Pajé Zeneida Lima, do Marajó (Soure). A vida da Pajé Zeneida, que  será contada em breve nos cinemas com a estreia em novembro, do longa metragem “Encantados”, dirigido por Tizuka Yamazaki, mostra o dom do desconhecido e mágico que ela recebeu, iniciada pelo Pajé Mundico nos mistérios dos Caruanas.

O sábado segue com a apresentação, às 19h, do Conjunto de Carimbó Águia Negra, com Nazaré do Ó (Icoaraci), fundadora do grupo e compositora de boa parte das músicas. Ela, embora transite por várias linguagens artísticas, participando dos bastidores de diversas manifestações culturais e da articulação política para a área em Icoaraci, entre as décadas de 70 e 80 definiu para si a responsabilidade de abraçar alguma manifestação que pudesse chamar de sua. 

Ainda no sábado, 30, às 20h, mais uma oportunidade para ver o trabalho do Grupo Sereias do Mar, com as Mestras Bigica, Cristina e agricultoras de Vila Silva, do município de Marapanim. Elas vão homenagear Mestra Francisca Alves Miranda e todas as senhoras e jovens mulheres carimbozeiras do Pará.

O grupo, criado em 1994, traz como fundadoras Maria Cristina e Raimunda Vieira (Bigica), que reuniram comadres, amigas, irmãs, vizinhas, que queriam promover festas nos eventos comunitários, mas dependiam dos homens para tocar e cantar. Assim, além de plantar, roçar e trabalhar nas casas de farinha da comunidade,passaram também a cantar, tocar e criar suas próprias músicas e instrumentos.

Encerramento se une à programação do Circular

A programação do Mestras da Cultura encerra no domingo dia 1º de outubro, com a apresentação do Pássaro Junino Tucano, com a Guardião e Mestra Iracema Oliveira, às 10h, e do Boi Veludinho, às 11h, com a Mestra Socorro Corrêa. A ação ocorre dentro da programação da 19ª Edição do Circular Campina Cidade Velha. 

A instituição acaba de fechar parceria com o projeto que é desenvolvido há três anos no centro histórico de Belé, fortalecendo ainda mais o movimento de ocupação cultural e turística sustentável nos bairros históricos de Belém.



PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes do início da atividade. Classificação livre. 

26.09 | ter | 19h
Abertura da Mostra
Performance-Sarau Terra Mulher com a Poeta e Mestra Heliana Barriga (Castanhal). 

27.09 | qua | 19h
Arpilleras bordando a resistência - Lançamento do filme de Mulheres Atingidas por Barragem, seguido de bate-papo. 

28.09 | qui | 19h
Coletivo Omó Babá Orun com Mametu Kátia Hadad (Belém)

29.09 | sex | 09h às 11h
Histórias infantis em homenagem às Mestras Nina Abreu e Pajé Zeneida Lima
com as contadoras de histórias Ana Selma e Ester Sá (Belém).

29.09 | sex | 19h
Grupo de Samba de Cacete com a Mestra Iolanda do Pilão (Cametá)

30.09 | sab | 19h
Conjunto de Carimbó Águia Negra com a Mestra Nazaré do Ó (Icoaraci)

30.09 | sab | 20h
Grupo de Carimbó Sereia do Mar com as Mestras Bigica, Cristina e agricultoras de Vila Silva (Marapanim)

01.10 | dom | 
10h - Pássaro Junino Tucano com a Guardiã e Mestra Iracema Oliveira (Belém)
11h - Boi Veludinho com a Mestra Socorro Corrêa (Belém)

AÇÕES EDUCATIVAS
(Inscrições já encerradas no dia 15)

Quarta, 27, 18h

  • Relato de pesquisa – O protagonismo de mulheres nas culturas populares* por Jorgete Lago, com mediação de Suelen Silva – Público: Livre

Quinta, 28, e sexta, 29

  • 10h às 13h28 - Oficina – Trançados do jupati, por Dona Socorro Ferreira, Rosa Ferreira e Ninon Jardim (São Sebastião da Boa Vista) – Público: A partir de 16 anos.
  • 15h às 19h - Oficina – Brinquedos de miriti com Dona Greicy Barreiros (Abaetetuba) – Público: A partir de 16 anos.

Sábado, 30

  • 10h às 12h - Vivência – Pajelança cabocla: saberes e (en)cantos com a Pajé Mestra Zeneida Lima (Soure) – Público: Livre.
  • 10h às 13h - Oficina – Curimbó para mulheres com Mestra Nazaré do Ó e Marcilene do Ó (Icoaraci) – Público: Mulheres a partir de 16 anos.
  • 15h às 19h, no Iacitatá - Oficina – Culinária marajoara com Mestra Zezé Gama (Cachoeira do Arari) – Faixa etária: A partir de 16 anos – Local: Iacitatá (Praça Frei Caetano Brandão, esquina em frente ao Palafita/Clube do Remo).

Nenhum comentário: