27.10.17

Espetáculo e contação de histórias no Amostra Aí

Fotos de Alexandre Yure
O Amostra Aí, programa que a cada mês, ganha mais o apreço da garotada, está de volta neste sábado, 28 de outubro, com duas contações de histórias, uma delas já residente, "As histórias que meu guarda-roupa guarda", com "Nanan Falcão, e a outra, "Ribeiro", com Ângelo Fonseca, o Saci. E para fechar a noite, tem "Jardim de Alice", o mais novo espetáculo do Projeto Camapu. Tudo começa às 19h. A entrada vale quanto você puder pagar.

Ângelo Fonseca trabalha com arte, dança e criação de bonecos. Ele ficou conhecido como Saci, depois de um trabalho que desenvolveu com garotos em situação de rua na cidade de São Paulo. Aqui, ele também já é bem conhecido pelos pequenos que frequentam as programações criativas da cidade. E é o Saci que abre o Amostra Aí, com a primeira história da noite.

Abordando as encantarias do Baixo Amazonas, ele conta a história de “Ribeiro”, promesseiro que chega na cidade de Belém, desgastado e trazendo numa cesta, bonecos da mitologia amazônica, que fazem reclamações e pedem proteção a Nossa Senhora de Nazaré. O Curupira reclama das matas que estão sendo destruídas. A Iara reclama das hidrelétricas que estão destruindo os rios. Tudo com aquele humor que gera reflexão e crítica sobre as ações que estão sendo feitas contra a natureza.

Em seguida, entra em cena, Nanan Falcão, que está de volta à programação com a contação “As Histórias que meu guarda roupa guarda", criada a partir de sua pesquisa pessoal sobre figurino e atuação. Trazendo narrativa recheada de informações, Nanan questiona: "Imaginem se as roupas falassem? O que aquela blusa de duas décadas atrás contariam sobre você? E aquele vestido de sua avó, como ele contaria a história de sua família? Pensando assim, quantas histórias será que cabem em um guarda-roupa?”. Atuante do coletivo Casarão do Boneco e mantenedora do Atelier de Nanan, a também atriz, é estudante do curso técnico de figurino cênico na Escola de Teatro e Dança da UFPa.

Fechando a noite com “Jardim de Alice” 

É o mais novo espetáculo do projeto Camapu. Teatro com marionetes, "Jardim de Alice" fala de lembranças singelas e preciosas, escondidas através do tempo, dentro de nossas bagagens emocionais. Fala das brincadeiras de infância, fantasias e momentos que guardamos como um tesouro muito íntimo.

O que um louva-deus, um caramujo, uma vespa e uma joaninha tem em comum? Eles são a mais preciosa lembrança de Alice, que ela guardará como um tesouro. E Alice é a mais preciosa lembrança deles. Mas Alice está crescendo, é seu último dia naquela casa de infância e seus amiguinhos do jardim se despedem dela e a saúdam com músicas e poesias, que recordam o que ela fez por cada um deles.

Com atuação de San Rodrigues e Nina Brito, além da trilha sonora especial de Renato Torres, o Projeto de Camapu pesquisa o teatro com marionetes e é referência na cidade de Belém, com sede no bairro do Sideral.

Autogestionado e atento ao público infantil

Espaço cultural autogestionado, o Casarão do Boneco busca valorizar o teatro como linguagem que produz e atua na cidade de Belém. Abrindo espaço para grupos, produzindo oficinas e se mantendo através de projetos como o esse, sempre com acesso pela política do Pague o Quanto Puder, o espaço vem abrindo suas portas para diferentes públicos. O Amostra Aí é a programação mensal do Casarão do Boneco, que tem em foco o público infantil, e sempre acontece no último sábado de cada mês. 

É diversão certa, para todas as idades, em ótimo ambiente. Vale conferir.

Amostra Aí
19h “Ribeiro” com Angelo Fonseca
19h30 “As histórias que meu guarda-roupa guarda” com Nanan Falcão
20h “O Jardim de Alice” com San Rodrigues e Nina Brito

Serviço
Onde fica: Av. 16 de Novembro, 815, lado esquerdo, antes de chegar na Praça Amazonas, em Belém do Pará. O valor do ingresso é Pague quanto puder.

Nenhum comentário: