14.10.17

Um show inédito reúne ícones da música paraense

Sebastião Tapajós, Mestre Solano e Mestre Vieira. Um exímio e reconhecido violonista e dois dos guitarreiros, cujas trajetórias remetem à história da guitarrada paraense. Os três somam juntos mais de 150 anos de trajetória musical, que na próxima quinta-feira, 19, estará no palco do Teatro do SESI, a partir das 20h, no show “Acordes do Círio", um momento histórico para a música paraense. A abertura conta com participação de Mestre Laurentino. 

Os ingressos já estão à venda no teatro (Alm. Barroso, 2540) e on line: https://www.bilheteriadigital.com/show-acordes-do-cirio-19-de-outubro. Custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

Eles já se conhecem há décadas. E nestes mais de 60 anos que cada um contabiliza de carreira, nunca estiveram juntos num só espetáculo. Sebastião Tapajós fez um disco homenageando intitulado “Aos da Guitarrada”. 

A admiração é mútua. É amigo pessoal de Solano, mas também já tocou com Mestre Vieira, no DVD dos 50 anos de guitarrada, gravado, ao vivo, no Theatro da Paz, em 2012.  Com Mestre Solano já fez apresentações em algumas cidades do Estado, como Marabá, Santarém e Belém, bem como, em outras cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. 

Sebastião Tapajós Pena Macião, Sebastião Tapajós, 74, é um dos instrumentistas brasileiros de maior prestígio no exterior e de grande popularidade na Alemanha, onde já esteve 90 vezes e lançou mais de 30 discos.  

Há quase duas décadas, porém, esse violonista virtuoso, de formação erudita, optou por uma vida simples e bucólica, numa casa de frente para a praia de Pajuçara, próxima a Santarém, no Pará.

Iniciou na música aos 10 anos. Formado no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, estudou guitarra e composição com Emílio Pujol, na Espanha, e foi durante muito tempo professor de violão clássico no Conservatório Carlos Gomes, em Belém. 

Ao longo da carreira, de mais de 60 anos, tocou com nomes consagrados da música brasileira e internacional, da importância de Hermeto Pascoal, Sivuca, Paulo Moura, Waldir Azevedo, Astor Piazzolla, Gerry Mulligan, Oscar Peterson e Paquito D’ Rivera. Da discografia do violonista no Brasil constam 45 títulos.

Aos da guitarrada e com eles

Mestre Solano é José Felix Solano Melo, 76 anos, um dos precursores no ritmo da guitarrada, que começou a tocar aos 9 anos. 

Contando a partir daí,  são 63 anos de carreira, com 18 discos gravados, inúmeros shows e passagens por diversas gravadoras do Norte e Nordeste. Mestre Solano continua apostando na renovação, temperando as suas apresentações com novos arranjos e parcerias. 

Em abril de 2014 lançou seu 17º álbum, “Som da Amazônia”, patrocinado pelo Projeto Natura Musical, que é uma verdadeira viagem pela sua carreira, passando por diversos gêneros musicais da região, contando com a produção da cantora Aíla e participações especiais, como Manoel Cordeiro e Sebastião Tapajós. 

Hoje, Mestre Solano percorre o País difundindo a música paraense, quebrando barreiras geográficas e culturais, com passagem por países da América Latina como Argentina, Guiana Francesa, Venezuela, Suriname e Cuba. Sua última turnê fora do Estado, ocorreu em julho do corrente ano, a qual passou pelas cidades de São Paulo, Brasília e a Vila de São Jorge na Chapada dos Veadeiros-Go.

Mestre Vieira de volta em grande estilo

Mestre Vieira é Joaquim de Lima Vieira, próximo de completar 83 anos, no dia 29 de outubro, é também um ícone da cultura paraense, músico autodidata, que tocou o primeiro instrumento, o banjo, aos cinco anos de idade. 

Depois aprendeu também a tocar cavaquinho, bandolim e violão, até se apaixonar pela guitarra, ao ver, nos anos 1960, o instrumento, numa sessão de cinema, em Belém do Pará. 

Reconhecido como o criador da guitarrada, ele que está voltando aos palcos com sua guitarra “milagrosa”, após 12 meses em que se afastou dos palcos para fazer um tratamento de saúde. 

O músico possui 20 discos lançados entre LPs inéditos, coletâneas e CDs inéditos, o último foi “Guitarreiro do Mundo”, lançado em 2015, com shows em Recife (Porto Musical), Belém (Tábuas de Maré), Rio de Janeiro (Caixa Cultural) e Brasília (Ocupação Funarte). O músico é a inspiração da série de animação “Os Dinâmicos”, projeto vencedor de edital financiado pela linha PRODAV da Ancine, com exibição prevista nas TVs públicas, Comunitárias e Universitárias.

Abertura com roqueiro mais velho do país

O espetáculo terá abertura de mestre Laurentino, 91 anos, o roqueiro mais velho do Brasil, vai apresentar três musicas e nos brindar com seu carisma e toque de gaita inconfundível. Paraense, nascido em 1926, em Ponta de Pedras, João Laurentino da Silva, ou simplesmente mestre Laurentino, tem vasta história para contar.

Acordes do Círio

Sebastião Tapajós (violão)
Mestre Solano (guitarra solo)
Mestre Vieira (guitarra solo)
Mestre Laurentino (gaita) - Participação especial - abertura

Banda base
MG Calibre (baixo) 
Igor Capela (Violão)
Batista (Guitarra Base)
Márcio Jardim (Percuteria)
Carlos Brito Canhão (bateria e percussão)
Dinho (teclados)
Daniel Delatuche (trompete)

Ficha Técnica
Direção de Produção: Luciana Medeiros
Direção Musical: Mg Calibre
Produção: Kátia Melo e Carlos Canhão Brito
Iluminação: Cláudio Castro
Fotografia: Débora Flor
Art Design : Márcio Alvarenga
Registro Audiovisual: Macieira Filmes
Realização: Central de Produção

Apoios
SESI-PA e Teatro do SESI
UEPA - Universidade do Estado do Pará
Cultura Rede de Comunicação - TV, Rádio e Portal Cultura
Macieira Filmes e Holofote Virtual - Arte, Comunicação e Mídia
Doceria Amorosa, Nossa Água, ViaMix

Serviço
"Acordes do Círio" - Um encontro com Sebastião Tapajós, Mestre Solano e Mestre Vieira. Nesta quinta-feira, 19 de outubro, às 20h, no Teatro do Sesi - Na Almirante Barroso, 2540 - Marco, Belém - PA. Mais informações: 91 3088.5858 e 98134.7719 ou pelo e-mail: lume.com@gmail.com

Nenhum comentário: