11.11.17

Espetáculo traz o debate político nacional à cena

Ubu é um personagem horrendo escrito em 1888, pelo dramaturgo Francês Alfred Jarry, mas que faz conotações contemporâneas da política do Brasil. Ele não tem escrúpulos, é corrupto e monstruoso. É com esta abordagem que o Coletivo Imundas estreia na cena paraense. O espetáculo "I(mundo) Ubu" fica em cartaz de 17 de novembro a 10 de dezembro, sempre de sexta a domingo, às 19h, no Fórum Landi (Praça do Carmo). 

Ubu exerce um poder de líder social, mas de forma brutal e sanguinária. É através de sucessivos episódios em que se mostra um verdadeiro tirano, que sua política se revela catastrófica. Utilizando de sua imoralidade, esse chefe autoritário e sua Mãe Ubu realizam um golpe: um enorme saque nos cofres públicos.

A montagem pretende levar o espectador ao debate político, pois colocam em foco todos esses aspectos vivenciados pelos brasileiros nos últimos anos, como a crise econômica, a corrupção e os escândalos envolvendo os estadistas. É baseado neste cenário, que os atores criaram, das maneiras mais absurdas, as cenas deste contexto.

"O espetáculo surge da necessidade de fazer um teatro político, abordar questões que tocam na vida de cada um, seja individual ou no coletivo. Temas regionais e nacionais são relacionados com a obra de maneira a construir a narrativa desse grupo que se reuniu pra demonstrar sua indignação com a situação bizarra que vivemos na política, o retrocesso que grupos de extrema direita trazem para pautas no congresso", explica o diretor do espetáculo, Marcelo Andrade. 

Fotos: Kauê Brap
O processo de preparação do elenco foi intenso e contabilizou um ano entre pesquisa e ensaios. Os atores tiveram que se relacionar intimamente com a dramaturgia. 

"A ideia é que o elenco esteja inserido em todas as funções do processo teatral como figurino, cenografia, iluminação e adaptação do texto. É uma forma de instrumentalizar os integrantes", conta o diretor. 

Focando na preparação corporal como fundamental meio para alcançar a presença cênica que se espera na montagem, os atores receberam treinamento psicofísico voltado a técnicas orientais de preparação e um rigoroso trabalho de resistência física para conseguirem dar superar quase duas horas em cena.

"A ideia é que o elenco esteja inserido em todas as funções do processo teatral como figurino, cenografia, iluminação e adaptação do texto. É uma forma de instrumentalizar os integrantes", conta o diretor. 

O "Coletivo Imundas" nasceu da união de atores, técnicos e produtores do espetáculo "Animalismo – A Nova Ordem Mundial", que ficou em cartaz pela última vez em setembro de 2016, e foi resultado do projeto de extensão "Jovens Encenadores", através do Grupo de Teatro Universitário, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Ao final de cinco temporadas, os integrantes resolveram dar continuidade ao processo de construção de espetáculos que trazem na essência o debate político, sempre atrelado à experimentação cênica de vertentes teatrais contemporâneas produzidas regional e nacionalmente. O objetivo é proporcionar o debate sobre o cenário político e social do Brasil. 

Ficha Técnica 
Elenco: Arthur Santos, Bernard Freire, Loba Rodrigues, Enoque Paulino, Evelyn Loiola, Filipe Marques, Kayo Konká, Ruber Sarmento, Sandra Wellem e Thamires Costa. 
Iluminação: Enoque Paulino
Operação de Iluminação: Bruno Rangel
Sonoplastia e trilha do espetáculo: Aj Takashi e Jimmy Góes
Figurinos, cenografia e adereços: Coletivo Imundas 
Adaptação da obra: Coletivo Imundas
Arte gráfica e teaser: Paulo Evander
Assessoria de imprensa: Brunno Gustavo
Assistente de direção: Bruno Rangel
Direção geral e encenação: Marcelo Andrade

Serviço
Espetáculo I(MUNDOS) UBU. De 17 de novembro a 10 de dezembro (sextas-feiras, sábados e domingos), sempre às 19h. No Fórum Landi (Rua Siqueira Mendes, em frente à Praça do Carmo – Cidade Velha). Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia-entrada). Classificação: 14 anos. Informações: (91) 98264-0364 / 98396-9591 - facebook.com/ImundasdeTeatro.

Nenhum comentário: